Cidade das Cinzas por Cassandra Clare


Titulo: Cidade das Cinzas
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 404
ISBN: 9788501087157




No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mas será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mas impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar a atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?

E então eu li Cidade das Cinzas. Para quem acompanhou a resenha de Cidade dos Ossos, viu que eu não fiquei satisfeita com alguns mistérios revelados no fim do livro, o mistério - para quem ainda não sacou qual é - que me fez desanimar com a série foi a descoberta de que Jace e Clary são irmãos. Em minha humilde opinião essa "revelação" não ficou legal, deu um ar de novela Mexicana para o enredo que, até então, estava bem legal. E não falo isso apenas porque eu gostei do casal Jace e Clary, mas também porque já estava achando forçado, Clary ser filha do vilão...Imagine quando descobri que além dela ser filha do vilão, la também é irmã de seu par romântico, foi só eu ou mais alguém aí ouviu aquela trilha de Novela Mexicana de fundo?

Depois de um mês e meio resolvi pegar no segundo volume e bom. Esse livro foi pior que o primeiro. Explicarei o porque.

Começamos o livro já com uma trama do vilão (o que eu gostei!), logo depois temos Clary e Simon em seu típico dia de amigos assistindo filmes e então um beijo acontece e pum, eles são namorados. Para mim ficou muito óbvio que a Clary não sentia pelo Simon o mesmo que o coitado sente por ela, mas até aí tudo bem, afinal estamos falando de um YA (Young Adult) então é claro que teremos essas tramas durante a história. O que eu não esperava era ver, ao longo do livro, um triangulo amoroso com Clary, Simon e o irmão dela, Jace. De certa forma é um pouco estranho (prefiro não dar ouvidos a ideia que fica batendo na minha cabeça dizendo que, na verdade, Clary e Jace não são irmãos).

O que realmente me chocou nesse livro foi o personagem que eu mais gostava, o Jace, ter caído tanto. Neste segundo livro fui apresentada a um menino mimado que nada mais é do que a sombra daquele personagem arrogante, seguro de si, gentil a sua maneira. Jace simplesmente ficou insuportável no início desse livro, tendo até mesmo em algumas cenas ficado de "castigo", por assim dizer. Cadê aquele personagem fantástico ao qual fui apresentada no primeiro volume??

Entretanto, Cassandra Clare, novamente prende o leitor com sua narrativa nada cansativa, as cenas de ação estão melhores nesse livro do que em Cidade dos Ossos e algumas revelações e reviravoltas também estão mais legais.

O personagem de Simon ganhou mais destaque nesse novo volume, o que me fez começar a gostar dele, embora ele ainda seja um bobo com relação a Clary, Simon se destaca pela sua bravura, amizade e amadurecimento, o completo oposto da Clary, que na minha opinião está mais chata que nunca nesse livro.

Luke também está mais presente e mais ativo nesse livro senti que a autora deu a devida importância que ele merecia nesse segundo volume, assim como Alec e Isabelle. Alec, inclusive, me surpreendeu por estar mais seguro de si e mais esperto que no livro anterior.

Outros mistérios são revelados, acontecimentos surpreendentes fazem você - a princípio - achar aquilo o máximo, mas Cassandra pecou de novo ao ter medo de dar certos destinos para certos personagens.

Se tem uma coisa que eu não consigo engolir é quando um personagem deveria ter morrido, mas então do nada, com uma explicação um tanto quanto mal feita ele "volta a vida", esse tipo de coisa me deixa bastante frustrada, já que você se prepara para aquela emoção, para aquela reviravolta e então nada era verdade. Sinto-me trapaceada com esse tipo de coisa.

Já me contaram que a partir do terceiro livro a história começa a melhorar, bom eu realmente espero que sim, pois Cidade das Cinzas me desanimou por completo quanto a essa série, e essa era uma série que eu estava com muita vontade e com muitas expectativas depositada.

Infelizmente nesse segundo volume nem mesmo as cenas de batalha (que não podemos tirar o mérito de Cassandra Clare, ela SABE escrever uma boa cena de luta) conseguiram deixar o livro com quatro estrelas.

Agora é torcer para Cidade de Vidro conseguir me conquistar.



28 comentários

  1. Jura que você não curtiu? Nossa, eu amo essa serie! Uma pena... Se tiver tempo e um minimo de curiosidade, tenta ler a outra saga da autora, As Peças Infernais! É melhor do que essa. Eu mesma prefiro. Tive amigos que não gostaram dessa aí em cima mas amaram PI!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!!
      É eu não sou de desistir fácil, vamos ver se o terceiro volume me conquista né hahah
      Pretendo ler As Peças Infernais sim =)
      Beijos!!

      Excluir
    2. O terceiro é o melhor! Beijokas, aguardo a resenha pra saber se mudou de opiniao!

      Excluir
  2. Oie amiga, tudo bem ?
    Olha, eu sei que deveria comentar o seu post sobre a resenha, mas como eu não li nenhum dos anteriores eu tô extremamente por fora ! hahahaha
    Entao vou comentar uma coisa...Sabe o post anterior que vc foi para turne Literaria ?
    Então, eu vi as fotos e achei o MÁXIMO você ter tirado foto com as autoras.
    Nossa, como eu queria conhecer a Eleonor, Samantha, Adriana Brazil e tals.
    Deve ser muito bom, até porque a gente leva o livro e elas autografam pra gente hahaahah
    E também fazer uma propaganda básica do blog para outros autores né ?
    Quem sabe assim ajuda a gente também a ter um pouco mais de reconhecimento.
    Amei as suas fotos e vc é linda amiga. Achei vc tão fofa =]

    Parabens pelas fotos.
    E olha, me desculpa se andei ausente, mas tive viajando, estava doente, enfim...
    Juntou tanta coisa que nem deu para passar nos blogs direito.
    Mas agora a noite estou passando para explicar para os blogs que realmente estou em falta, porque o restante eu vou comentar amanha.
    Espero que esteja tudo bem BETA.
    Beijinhos e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!!!
      Poxa brigada!1 Fiquei com vergonha pelos elogios ahahahaha
      E não se preocupe pela demora a vir aqui viu?? Eu sei que você estava ocupada, fica tranquila amiga!!
      Beijoos

      Excluir
  3. Esse é um livro que devido a tanta fama, fiquei com receio de ler. Mas agora que vai lançar o filme, não tenho para onde correr, vou dar uma chance aos instrumentos mortais e ver se me conquistam ^-^

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro que eu estava louca pra ler e até agora me decepcionei, mas vamos ver como termina né?
      haahaha
      Beijo

      Excluir
  4. ahhhhhhhhh, eu não li o primeiro livro ainda, e sabia que não devia ler essa resenha, mas não resisti, e agora sei demais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu não aprendo!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Bru!! Não acredito que você leu!!!
      A culpa foi minha também, esqueci de colocar para não ler caso você ainda não tivesse lido o primeiro, me perdoa!!
      Agora trate de esquecer tudo ok?
      hahahaha
      Beijos!

      Excluir
  5. AHHHh! Roberta,eu estava doida pra ler essa série,mas desanimei e não tinha lido o primeiro ainda tbm rsrs..Pelo q vc disse,o livro não é tão legal como achei e falaram que fosse.;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii Yasmim, perdoe-me!!!
      Coloquei o aviso para não ler caso não tenha lido o primeiro!!
      Olha eu não estou curtindo o livro, mas me disseram que o terceiro é melhor, comecei a ler hoje, vamos ver!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bom? Espero que sim.
    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Um abração,
    Igor Gouveia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor!!
      Muito obrigada pelos elogios =) Espero que volte mais!!
      Adoraria conhecer seu blog, mas você não deixou o link!!
      Me passa o link para eu fazer uma visitinha =)
      Beijoos

      Excluir
  7. Parece ser um livro bom, a resenha está ótima mas não tenho curiosidade para ler este livro :\
    Bjs,
    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érick
      Olha, se fosse alguns dias atrás eu diria que não está perdendo nada, mas hoje te digo que vale a pena passar pelo tormento do segundo (não digo o primeiro, pois o primeiro é legal, até certo ponto), para ler o terceiro que é bem legal '-'
      Beijoo

      Excluir
  8. Primeira pessoa que eu vejo que não surta com a série.
    Tenho uma ressalva com a Cassandra pelo começo da carreira dela mas tanta gente fala tão bem que resolvi dar uma chance!
    Gostei da resenha, se gostar do terceiro comenta aqui pra gente, ok?

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!!
      Entãããão, o terceiro livro me surpreendeu '-'
      É legal.
      Pode deixar que coloco aqui minha opinião sobre o terceiro e te aviso =)
      Beijooo

      Excluir
  9. Preciso ler esse livro, tipo para ontem. O mal é que tem tantas leituras na frente. =/
    Mas que pena, que você se decepcionou nesse =/ Mas, não desista da série não!


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!!
      Não desisti não, sou brasileira e não desisto nunca!! hahaha
      Beijos

      Excluir
  10. Ainda não li este livro, e preciso muito ler.
    Gostei da resenha. Não conhecia o seu blog, passei a conhecer através do amigo secreto de blogueiros. Seu blog é lindo :) Amei!
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!!
      Então esse livro não é daqueles que digo que você precisa ler e tal, é um bom livro para uma tarde sem mais o que fazer hahahaha
      O terceiro, entretanto, está me surpreendendo!!
      Obrigada Kelly!!
      Seu mimo de casamento vai semana que vem hein!!!
      Beijoos

      Excluir
  11. Não li a resenha porque ainda não li o primeiro. Quero muito essa série, só está me faltando o dinheiro rs. Mas dei uma olhada por cima na resenha e vi que não gostou muito do livro.. vou ter que ler para saber, porque já vi pessoas falando super bem.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Andressa =)
      Realmente não gostei dos dois primeiros livros, mas estou gostando do terceiro. Mas, é aquilo, gosto é gosto né hahahah
      Beijos

      Excluir
  12. Cidade de Vidro é o melhor de todos até agora !
    E apesar da Clare escrever muito bem ela peca em varios momentos em todos os livros =//
    Mas eu gosto bastante da serie *-*
    E no inicio eu não curtia mto nem o Simon nem a Clary, mas o Simon acabou me conquistando e a Clary eu tolero ela agora xDD
    AUAHUAHUA
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lih!
      É tenho que admitirq eu Cidade de Vidro é bom =)
      Mas, a Clary ainda não me convence e de vez em quando o Jace dá umas deslizadas... Mas, tudo bem ahahaha
      Beijos

      Excluir
  13. Que pena que você não gostou do segundo livro :( Para mim, este é o mais fraco da série, mas não se preocupe, Cidade de Vidro vem aí com muito mais ação, e espero que consiga te conquistar!
    Finalmente encontrei alguém que não goste da Clary! Eita menininha chata! haha
    Não sei por quê, mas não consigo gostar do Simon. Ele é muito idiota(se assim posso dizer) e só acho ele meio legal no primeiro livro XP
    Amo a série, mas não gostei muito do segundo livro. Em compensação, o terceiro é lindo e maravilhoso!
    E apesar de amar o Jace *-*, gosto mais da série As peças Infernais, e acho que você iria gostar ;)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!!
      Eu to amando o terceiro livro!!
      Está me surpreendendo, embora tenha uma cena que foi A CARA de Harry Potter, eu to adorando muito =)
      Beijooos!

      Excluir
  14. Oi Roberta.
    Pelo que notei essa é uma série que diverge opiniões.
    Eu tenho aqui na minha estante, mas não estou tão empolgada pra ler, eu pretendia ler o primeiro pelo menos, antes do lançamento
    do filme, mas acho que não vou conseguir.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!