Estilos Literários #2 New Adult

E aí, pípol?! Tudo na paz?
Espero que sim.

Depois de um final de semana épico seguido de uma overdose de chocolate, cá retorno eu na coluna Estilos Literários para desvendar a vocês mais um gênero. O de hoje: New Adult!

Minha primeira atitude coerente diante do termo foi traduzi-lo mentalmente para “novo adulto” e depois, é claro, foi inventar respostas plausíveis utilizando o próprio título como ponto de partida; o que eu provavelmente faria caso a questão caísse em uma prova de Literaturas e eu não fizesse ideia da resposta correta. (Sim, sou desses que adora discursar sobre coisas que não sabe.)

Minhas conclusões prematuras foram... bem, digamos que um tanto longe da realidade. E para vocês que não querem se sentir tão perdidos quanto eu, aqui vai a explicação:

O New Adult é um gênero voltado para aquelas pessoas que acabaram de sair da adolescência e que estão entrando na fase mais madura da vida. O modelo foi criado para acompanhar o próprio amadurecimento dos fãs de literatura que começaram ainda jovens e que agora estão em busca de estilos que reflitam seus medos e inseguranças no trabalho, faculdade e vida social.

Os protagonistas desse gênero tendem a ter a idade entre 18 e 20 anos, e são obrigados a lidar com escolhas de carreiras, incerteza do futuro, problemas familiares, primeiro emprego, primeira demissão e todas essas realidades que nos envolve e faz a nossa vida caminhar no mundo real. Geralmente há um contexto sexual no enredo, mas nada tão próximo a “Cinquenta Tons” e tampouco obrigatório.

Para quem se interessou pelo tema, o livro “Belo Desastre” de Jamie McGuire é uma ótima opção de leitura.

No romance publicado em 2011, a protagonista Abby Abernathy (uma garota de boa índole, educada e sem vícios) acaba colocando em risco sua tentativa de se afastar do seu passado sombrio quando conhece o bad boy Travis Maddox. O que é mais interessante nesse conto de fadas moderno, talvez, é que a mesma história pode ser conferida também em uma versão contada pelo ponto de vista de Travis, em “Desastre Iminente”.  E, se ainda assim, você não se sentir cansado pelo casal, a editora Verus lançou há pouco tempo o livro “Belo Casamento”, contando um pouco mais sobre essa louca e viciante história de amor entre Travis e Abby.


Em “Entre o Agora e o Nunca”, Camryn Bennet, uma jovem de 20 anos que desistiu do amor desde a morte do namorado, vai para a rodoviária e pega o primeiro ônibus sem se importar com o destino. A caminho de Idaho, ela conhece o jovem sedutor e misterioso Andrew Parrish, por quem, mesmo lutando contra o sentimento, acaba sentindo uma forte conexão. O livro conta com a continuação “Entre Agora e o Sempre”, que segue narrando essa fantástica história de amor e sexo onde dois personagens exploram seus limites e desejos em busca da felicidade.
Esses dois livros já tiveram resenha aqui no blog. Você pode verificar a de "Belo Desastre" clicando aqui e de "Entre o Agora e o Nunca", aqui.

E é isso!
Caso tenham mais sugestões de livros sobre o gênero, não se esqueçam de colocar nos comentários abaixo.
Aguardo vocês na próxima!



12 comentários

  1. oii carlos!
    Meu primeiro NA foi Easy, e confesso que os "exageros" me irritaram um pouco...
    Muitas dúvidas, muitos "mimimis"... Pareciam que queriam complicar mais ainda o que já era dificil!
    Não sei se foi só esse ou se todos são assim...

    Vixi, vamos gostar mas não vamos ser doentes!
    Hahahaha
    Me colocando no lugar dela, eu ia aproveitar deemaisssssssssss o lugar!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de Belo Desastre, mas até hoje não li Entre O Agora E O Nunca.
    Eu gosto muito dos Young Adults da escritora Simone Elkeles, ela consegue fazer livros divertidíssimos e desenvolve histórias bem interessantes para seus personagens.
    Embora eu goste muito desse gênero, eu acho que ele é um tanto cansativo para se ler direto.
    É sempre legal variar os gêneros literários.
    Adoro a forma como os YA apresentam os personagens com problemas loucos. É muito fácil de se identificar com eles e compartilhar dos seu sentimentos.
    Bjokas
    http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos...Mais uma super postagem, este gênero anda fazendo o maior sucesso e apesar de ainda não ter lido nenhum dos livros citados, creio que seria um gênero que me agradaria bastante!!Pois tenho esta idade, e as vezes tenho muitas duvidas também!!
    Abraço e ótima postagem.

    ResponderExcluir
  4. BOOOOM, eu sou meio chata com New Adults. Não é de todos os livros do genero que eu gosto. Na verdade é beeem dificil me fazer curtir HUAHUAHUA. Mas Entre o Agora e o Nunca, por exemplo, foi uma leitura maravilhosa. Ella e Micha tb. Mas Belo Desastre... AFF, vontade de tacar pela janela =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu gosto de livros do gênero, li poucos, mas até que curti, eu já li Belo Desastre e gostei, mas prefiro Desastre iminente, e Entre o agora e o nunca, eu quero muito ler esse livro ele parece ser ótimo, adorei o post.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de livros hot, então os New adults vieram a calhar para mim. Sou fã deles e quase acabo não resistindo quando vejo um.
    Tenho ambos os livros citados na minha estante, mas ainda não li nenhum. Tenho uma amiga que é louca por ambas as estórias e sempre coloca a maior pilha para que eu leia, mas ainda não criei coragem de pegar estes para ler.

    ResponderExcluir
  7. Haha sou que nem você, adoro ficar divagando sobre o significado de termos novos. AAAMO esse gênero, mas confesso que não posso ler dois seguidos, enjoo muito rápido. Não me pergunte porque, em eu sei...

    Beijos
    https://escolhasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estou completamente in Love com esse gênero, já li Belo Desastre e Amei, outro que li e recomendo muito é Easy da autora Tammara Webber!! Estou começando a ler Entre o Agora e o Nunca e ainda quero a continuação e No limite da Atração!

    Adorei o post, super explicadinho para quem não conhece! Beijos!

    http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Desses eu só li Belo Desastre, mas se todos forem tão bons quanto, eu irei amar!

    Henrique :D

    ResponderExcluir
  10. Olá Carlos,
    não posso dizer que sou fã desse gÊnero pq só li um livro (No Limite da Atração) e AMEEEEEI. Acho até q poderia ter colocado como exemplo já q n li nenhum desses dois kkk
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente nao gosto desse genero, na maiorparte das vezes....Justamente por serem romances/dramas, a mocinha vai envelhecendo e blergh :/

    ResponderExcluir
  12. Já li e tenhos os 2 e posso afirmar
    São perfeitos
    O 2 livros me fizeram ,amar,rir,odiar,chorar amar de novo rsrsr simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!