Resenha: Um dia de cada vez por Courtney C. Stevens

Título: Um dia de cada vez
Autor(a): Courtney C. Stevens
Editora: Suma de Letras
Páginas: 224
ISBN: 978-85-8105-236-6
Ano: 2014

Em Um dia de cada vez, vamos conhecer dois personagens que juntos conseguem encontrar apoio para superar e viver após passarem por situações traumáticas.
Parece clichê, não? Mas não é. Courtney C. Stevens consegue contar pra gente uma história profunda sobre perda, decepção, amor, amizade e companheirismo sem os clichês que vemos por aí... Ok, talvez com um pouquinho de clichê, mas um clichê especial.

Alexi era uma garota como qualquer outra: feliz, amiga, de bem com a vida, isso até o fim das férias de verão, quando tudo mudou. Agora ela é apenas a sombra da garota que foi um dia. Seus sorrisos antes tão verdadeiros, agora são apenas sombras do que já foram um dia. Sua salvação são as letras de música que um desconhecido escreve em sua carteira. Envergonha pelo que aconteceu a ela, o único meio que ela encontra em fugir dessa dor é se cortando e contado compulsivamente.

Bodee era conhecido com o garoto Ki-Suco, pois a cada dia o cabelo dele estava numa tonalidade diferente, agora ele é conhecido como garoto cujo pai assassinou a mãe.



Logo, ele vai morar com a família de Alexi, pois a mãe de ambos eram boas amigas e como o menino não tem a quem recorrer, ele acaba sendo hospedado pelos Littrell.

E é justamente quando os dois começam a passar mais tempo juntos que Alexi acaba notando que o quieto e desajustado Bodee é muito mais do que aparenta ser.

Bodee com seu jeito tímido e quieto passa a ajudar Alexi a tentar superar seu trauma, assim como ela dá forças para ele continuar a viver um dia de cada vez.

Enquanto eles mentem para o resto do mundo dizendo que tudo está bem, para eles, eles dizem a verdade e com isso, formam uma amizade que nenhum dos dois poderia imaginar.

Esse livro foi tão diferente do que já li e ao mesmo tempo tão parecido com alguns que já li.

Bodee conquistou meu coração com seu jeito ingênuo, tímido e companheiro de ser. Leio tantos livros com esses dramas mais pesados, e em cada um encontro um personagem diferente, que lida com a dor de um jeito diferente. Antes, para mim, Holder de Um caso perdido, era o que mais havia me impressionado, mas ouso dizer que ele perdeu esse posto para Bodee.

Para um rapaz que cresceu vendo as barbaridades que o pai fazia com a mãe, que dormia em uma cabana no quintal para não ser agredido pelo pai, Bodee tornou-se um adolescente fechado, quieto e desajustado por fora, mas por dentro, ele tem um coração tão bondoso, tão grande e isso me chamou muito atenção nele.

Geralmente, vejo personagens assim serem violentos, rebeldes, de mal com a vida. Mas Bodee não. Bodee é único e falar dele é ao mesmo tempo fácil e difícil.

Alexi também é outra personagem que me chamou muito atenção, talvez porque eu tenho algumas coisas parecida com ela.

Depois daquela noite de verão que mudou completamente a sua vida, ela começou  a se arranhar, numa tentativa de aliviar a dor que ela sente dentro de si. O que mais partiu meu coração, foi ver que de certo modo, Alexi se culpa pelo que aconteceu, que seu problema é pequeno comparado a outras coisas. É de partir o coração o quanto essa personagem aguenta, o quanto ela se permite magoar e destruir apenas para não destruir a vida de seus familiares, apenas pra não fazê-los sofrer contando o que aconteceu com ela.

Por mais que ela esteja sofrendo, que esse segredo esteja consumindo cada pedacinho de vida nela, ela pensa primeiro nos outros. E, nossa, isso partiu em pequeninos pedaços o meu coração.

Esse livro não é um livro fácil de ser lido. Não é aquele tipo de livro que você vai ler rápido, apenas pra passar o tempo e tão pouco vai encontrar cenas românticas ou até mesmo eróticas. Não. Esse livro é muito mais do que isso.

É aquele tipo de livro que faz você sentir a dor e o desespero do personagem, que faz você lutar junto com ele para ele superar e seguir em frente. Que faz você odiar quem causou dor a eles, que faz você pensar e, no fim, levar uma preciosa lição pra casa, seja ela qual for que o livro tenha te passado.

Pra mim, o livro passou a mensagem de que Bodees existem. Meninos e meninas como ele existem nesse mundo sim. Pessoas bondosas, gentis, que ajudam não por querer algo em troca, mas porque elas querem ajudar, porque elas gostam, se importam.

Recomendo esse livro pra todo mundo. Vale muito a pena a leitura. Principalmente a leitura da nota que a autora escreve para os leitores ao fim do livro, essa sim, acabou comigo de várias formas.

17 comentários

  1. Pelo que tu comentou, o titulo do livro super retrata o que os personagens devem viver. E pelo que observei o livro trás uma história que quando a gente termina, refletimos e mais que um favorito, o livro nos dá uma lição de vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ro! Olha, se não fosse pela sua resenha, talvez eu nunca tivesse prestado atenção nesse livro. Mas você me despertou quando falou sobre Bodee (que nome diferente, né?). Tô aqui sentindo como se ele fosse uma pessoa e eu precisasse conhecê-lo. rs
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! ^^
    Gostei muito da sua resenha, apesar de não ser o meu gênero preferido de livro o jeito como você descreveu a história me fez ficar com vontade de ler. Não sei se estou emocionalmente preparada para um livro assim agora, mas vou deixar ele na minha lista de leituras.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sua resenah está ótima, eu leria o livro sim, ouvi falar poucas vezes na leitura mas parece ser bem legal.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Robertaa!!
    Menina fiquei inquieta com este livro, pq gosto de livros q t tiram da zona de conforto sabe, q t faz sentir tudo q o protagonista está sentindo!!
    Fiquei curiosa com a tramaa!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  6. Sem ao menos ler o livro e só pela sua resenha, já encontrei uma trilha sonora para o livro. Hehe. "E depois do rancor, respirar, vigiar ao redor e respirar" um trechinho da música olho calmo, da cantora que enho orgulho em ser fã: PITTY. Hehe!
    O livro parece ser ótimo. Gostei da resenha.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Com certeza livros com o teor dramatico são importantes para testar nossa sensibilidade e para nos fazer refletir sobre as mazelas humanas. É claro que assim como os seres ruins existem os bons que nos inspiram e nos dão esperança de que o amanhã pode ser melhor.

    Ainda não tinha lido nenhum resenha sobre o livro UM DIA DE CADA VEZ e saber sua opinião foi importante, assim posso ter uma ideia do que esperar do livro.
    Parabéns pela leitura e pela resenha =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa desse livro, e achei a história bem no estilo drama que eu adoro, vou ler em breve bjkas

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já conhecia o livro por alto, mas não sabia do que se tratava. Parece ter um enredo muito interessante e profundo, intenso.
    Gostei muito da sua resenha e fiquei com uma verdadeira vontade de ler o livro.
    A capa tá sensacional também.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ouvi falar muito vagamente sobre esse livro outro dia e acabei não dando tanta importância, lendo sua resenha pude conhecer um pouco mais da história e até fiquei interessada.

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de livros neste estilo, gosto quando as emoções do personagem nos envolvem, eu tenho ele aqui e ainda não li, mas está na meta de 2015.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Beta, tudo bom?
    Eu gosto bastante de ler esse tipo de drama em que a dor do personagem é perceptível durante a leitura. Me interessei pelos adjetivos que você designou ao Bodee e esse tipo de personagem sempre me cativa. Já tinha visto o livro, mas não sabia nada da narrativa. Fiquei interessada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oi Beta, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro, parece ser bem reflexivo mesmo. Gosto quando os autores abordam dramas familiares e culpa, e por tudo que você falou do Bodee, vejo que é um personagem que me conquistaria.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Beta!!
    Realmente o livro não parece ser uma leitura fácil. Gosto de livros assim de vez em quando, porque nos fazem refletir, aprender, através das dificuldades dos personagens. Pelo que você falou dos personagens acho que também prestaria bastante atenção neles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gostei da proposta do enredo, por ser um enredo bem diferente e que você recomendou, acho que vou apostar nesta leitura, faz tempo que não leio nada da fora da minha zona de conforto e acho que este livro será uma ótima opção.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Rô...
    Menina como assim eu não sabia da existência desse livro?? Devo te confessar ando muit sensível... passei por uma transição meio maluca ai de ilusão que sai intacta após ouvir uns rocks pesados e agora eu estou de pé... pelo menos eu achava que estava... sem saber o que aconteceu com a personagem, lágrimas rolaram enquanto lia a sua resenha, mas como? Não sei, só sei que quero ler esse livro... preciso conhecer essa história e me envolver com os personagens... espero que eu consiga... eu vou procurá-lo nem que seja em e-book que é o que posso comprar no momento, mas preciso ler...xero!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Rô, tudo bem?

    O livro parece ser interessante, mas não me chamou a atenção ao ponto de querer ler urgentemente, sabe? Gosto de livros mais densos, que gerem uma reflexão, mas talvez eu precise esperar o momento certo para ler esse.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!