A Culpa é das Estrelas por John Green

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283
ISBN: 978-858057-226-1



Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante -  o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.




O.k, O.k.

Preciso apenas de alguns minutos para que essas teimosas e insistentes lágrimas parem de cair.
Ao contrário do que senti ao finalizar Como eu era antes de você - outra trama emocionante e incrível -, A Culpa é das Estrelas me levou a pensamentos inimagináveis ou talvez não tão inimagináveis assim, talvez tenham sido apenas alguns pensamentos medrosos que eu sempre arquivei no fundo da minha cabeça.

Depois de ouvir muito sobre o livro azul com uma nuvem na capa; a qual nunca entendi o porquê já que no título traz a palavra "estrelas" e não "nuvens", eu finalmente adquiri meu exemplar, o peguei e o li.

Emocionante não chega nem perto do que esse livro é, encantador também não alcança a grandeza da história. Apenas aqueles que leram entenderão o porque, nesse caso sugiro você; que ainda não leu, a parar agora mesmo de ler esta resenha e ler o livro.

Quando iniciei o livro surpreendi-me ao encontrar uma narradora - neste caso, a Hazel Grace Lancaster - bem humorada e cheia de tiradas sarcásticas, ri da forma como ela se refere aos pulmões como "fazendo um péssimo trabalho como pulmões". Logo de início meu livro ficou abarrotado de tags marcando várias partes interessantes e quotes divertidos.

Hazel é uma paciente terminal. Diagnosticada com câncer na tireoide, originalmente, mas com uma respeitável colônia de satélite há muito empo instalada nos pulmões, palavras dela (da Hazel, quero dizer) e não minha.

Quando sua mãe decide mandá-la para o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, Hazel não imaginava que lá, ela conheceria Augustus Waters, um jovem bonito, engraçado, sexy que estranhamente anda com um cigarro, sempre apagado, na boca.

O mais estranho foi que ele a ficou encarando todo o tempo durante o Grupo de Apoio e logo depois eles não tiraram mais os olhos um do outro.

O que mais me marcou nesse livro, não foi apenas aquela velha história de pessoas passando por uma fase difícil e então encontram outra na qual começarão a escrever e a preencher aquela folha em branco na sua vida, mas sim foi ver jovens, crianças, encarando uma doença tão grave e terrível como o câncer com muito humor.

John Green entrou para a minha lista de autores favoritos só com A Culpa é das Estrelas, a forma humorística, filosófica e romântica com a qual ele escreve este maravilhoso livro nos faz, a cada momento, pensar mais e mais nas nossas vidas, assim como nas vidas de Gus e Hazel.

O livro é simplesmente fenomenal e o que me impressionou foi o fato de não vermos insegurança da parte dos personagens, eles são o que são, encaram a doença bravamente de uma forma que muitos adultos não encaram. E principalmente não enrolam no quesito romance. Simplesmente acontece e ponto final.

A Culpa é das Estrelas vem da famosa frase de Cássio: "A culpa, meu caro Bruto não é de nossas estrelas / Mas de nós mesmos."

John Green retirou o adverbio de negação e colocou, sim, a culpa nas estrelas. Afinal Hazel não pediu para ter Câncer, e as estrelas foram culpadas. Mas sinceramente, não vejo que a culpa seja delas pelo câncer em si, mas pelo que ela une no decorrer dessa história.

A Capa desse livro sempre me intrigou. Eu simplesmente não conseguia entender porque no título vinha a palavra estrelas e o desenho de uma nuvem atrás com letras que parecem ter sido escritas com giz de cera. Mas, então entendi. As nuvens tem sim um significado. Além delas representarem as observações de Gus e Hazel quanto as nuvens elas mostram, também, a liberdade tão desejada pelos personagens. A liberdade de poder fazer o que quiser, de poder ir aonde quiser e sem pressa.

De fato tudo neste livro tem um significado e nos faz pensar.

A Culpa é das Estrelas é um livro que você precisa, necessita ler antes de morrer. E sim, esse foi um péssimo trocadilho. Como diria Gus.

Foram tantas as partes boas desse livro que foi difícil escolher uma para a favorita. Mas no fim me decidi por essas duas:

"Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem."

O.k O.k, é realmente uma coisa escrever este quote e chorar ao mesmo tempo, mas farei o meu melhor.

"Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros (...) Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter."

Essa é para todos aqueles que, assim como eu, admiram e se emocionam ao ler a história de heróis, heróis que não precisam de super poderes, de uma varinha mágica ou ser filho de algum deus, mas aqueles heróis que conseguem mudar o mundo apenas com palavras.

Essa resenha é para Hazel e Gus.

15 comentários

  1. Ganhei o livro do meu marido e ainda não li. Estou a terminar Romeu Imortal, mas será o próximo!
    Sei que também vou chorar horrores e vou acabar me identificando!
    É meio difícil ter um prazo de validade sabe?! Mas enfim... Adorei a resenha. Parabéns!

    Beijos
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaah meu Deus eu preciso ler esse livro, foda-se o dinheiro, eu sabia que ele era perfeito e eu confio no seu tato. O último quote que você postou encheram meus olhos de lágrima, me emocionei. Você sabe que está para lançar o filme, será que eles vão manter tamanha perfeição?
    Super Abraço, Mano Victor
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lindo livro,na qual faz o leitor chorar horrores,mas se colocar no lugar de pessoas que tem câncer e perceber o quão isso é difícil e complicado.Não é um livro comum,com uma história clichê, mas sim um livro que marca sua vida se vc o lê de coração aberto.
    John Green#vício#um bom autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu já estava com vontade de ler esse livro. Agora mais ainda! Suas palavras me motivaram ainda mais!

    Parabéns pela resenha!! Está muito boa!!

    Beijos.
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amooooooooooooooo esse livro... Sério chorei muito... Ele é simplesmente perfeito, e você viu que vai ter filme? (só entrar no meu blog que tem um post sobre isso)
    O.K.

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeei a resenha!!
    E cada vez mais fico curiosa para ler este livro!
    A questão é quando vou ler...
    Amei, amei, amei... As citações dos livros do John Green que vejo por aí são fantásticas.
    Mais uma leitora ainda mais curiosa aqui. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Rô,

    esse livro é maravilhoso. Foi, sem sombra de dúvidas, o melhor livro que eu li no ano. A Culpa é das Estrelas foi tão especial pra mim que é até dificil comentar sobre ele. Mas este é daqueles livros que vc PRECISA que os outros leem, assim como a moça da Intrínseca nos disse lá na turnê. E eu fiz isso com meu namorado, com a Monique e agora emprestei meu livro pra outra amiga. O livro é simplesmente sensacional!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler =s
    Um dia quem sabe ne?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Esse é o melhor livro que eu li no ano. Sinceramente perfeito ♥

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu amo tanto esse livro que nem pra dizer !!
    É um livro sensacional com aquilo de doce e amargo na dose perfeita!
    E caramba como eu chorei com esse livro T-T
    O Gus e a Haziel ficaram gravados pra sempre comigo sz
    Ficou linda a sua resenha viiw !
    Bjoos sz
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acredita que ainda não li Roberta?! Todos falam tão bem desse livro, só não li ainda ele por causa de ser um livro triste e não gosto de livros tristes, mas sério eu ainda vou ler. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tmb li, mas infelizmente faço parte daquele pequeno grupo que não viu o "tanto de mais" que o livro tem. É uma história bonitinha, uma protagonista divertida e sarcástica mas não me marcou assim tanto.~www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Estou louca apra ler esse livro.
    Todo mundo fala muito bem dele.
    abraços.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei amei amei, ri e chorei com Gus e Hazel, impossível esquecê-los.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Ai, o livro é perfeito ne? Eu chorei horrores. Quis me matar por nao ter lido antes!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!