Estilos Literários #4 Romance

E aí, pípol? Tudo certo com vocês?
Mês de maio chegando ao fim e a época mais romântica para nós, brasileiros, está praticamente batendo na porta. Sim, meus caros, dia dos namorados vem aí e é exatamente nesse clima de “flores, amores e blablablá” que a nossa coluna encontra-se hoje. Vamos falar de Romance?

Esse é de longe o gênero literário mais conhecido de todas as opções da cartela, e também o que mais agrada ao público. O estilo nasceu em 1600 com Dom Quixote de La Mancha de Miguel Cervantes que, apesar de ser considerada uma tentativa de paródia da novela de Cavalaria, é denominada por muitos como a precursora desse tipo de narrativa.

O Romance se firmou logo após a industrialização do século XVIII, substituindo as poesias e poemas que estavam em decadência na época e nascendo como, segundo Friedrich Hegel, a epopeia burguesa moderna. Em 1880, Jules Renard declarou, na França, que o Romance havia morrido. Tendo sua decadência desencadeada diretamente pela concorrência com o jornalismo, cinema, rádio e televisão, o estilo narrativo desgastou-se tanto que houve quem considerasse um sintoma de intelectualidade não ler um.

O Romance pode ser abordado como Urbano (envolvendo intrigas amorosas retratadas em grandes cidades), Regionalista (abordando questões sociais características de cada região), Indianista (desenvolvendo sua trama entre a vida e costumes indígenas) e Histórico (destacando a vida e costumes de uma época passada, utilizando-se até mesmo de fatos fictícios); e dividido em Romântico (destacando o cavalheirismo, heroísmo, idealização da mulher e a luta constante entre o bem e o mal), Realista (carregado de críticas sociais e defeitos humanos como materialismo e desvio de caráter), Naturalista (trazendo personagens com aspectos patológicos) e Modernista (abordando visões do mundo com um caráter revolucionário).

Dentre os livros considerados como Romance Romântico, irei, hoje, indicar dois já lidos por mim e que ocupam um lugar cativo na minha estante.


O primeiro é do brasileiro Carlos Heitor Cony, Uma História de Amor, que relata um proibido romance entre dois jovens de diferentes classes sociais dispostos a enfrentar os contratempos mundanos e sociais para ficarem juntos. As personagens são simples, porém ricos e verdadeiros, carregados de uma naturalidade que pouquíssimos escritores conseguem imprimir em suas obras. Um destaque especial para o protagonista Henrique que, apesar de todos os preconceitos e humilhações sofridos, muito comuns na época em que o romance é ambientado, mantém sua cabeça erguida diante de cada obstáculo e consegue vencer na vida.


E a minha segunda sugestão, como não poderia ser diferente, é o livro À Primeira Vista, do aclamado Nicholas Sparks. De todas as histórias dele, essa é de longe a minha preferida. O enredo é cheio de altos e baixos e pensamentos conflitantes dos dois protagonistas, colocando o leitor sempre em dúvida quanto às situações apresentadas e incerto de que em qual versão deveria acreditar. Salpicado por muita paixão entre Jeremy e Lexie e todas as suas incertezas quanto à decisão precipitada de se casarem mesmo com poucas semanas de relacionamento, a cereja do bolo é o final do livro que é inesperado, surpreendente e emocionante. Devo confessar que, depois dessa história, agora sim acredito em amores à primeira vista.


Sim, meus caros, sou um romancista nato e acho isso simplesmente maravilhoso. E, ao contrário do que Jules Renard declarou tanto tempo atrás, não acho que esse gênero está em queda, acho que está apenas se adaptando a nossa nova sociedade, a nossa nova rotina, a nossa nova forma de perceber o mundo. Mas se você, assim como ele, acredita que o romance está morto (tomando a liberdade de usar uma expressão de Gabriel Garcia-Márquez e encarando, feliz, a possibilidade de terminar esse post de maneira piegas): “não é o romance, é você que está morto”.

Então é isso.
Não se esqueçam de deixar a indicação de vocês nos nossos comentários.
Vejo vocês na próxima!


14 comentários

  1. Oi!
    Gostei do post, não sabia que Dom Quixote era considerado o primeiro romance... É quase impossível pensar que o romance esteja morto, com tantos bons escritores do gênero que podem ser encontrados.
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Romance é meu gênero preferido,amo ler romances,todos os livros que estão na minha wishlist são de romance ou tem ao menos uma parte de romance .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. É meu genero favorito!!!
    Amo demais!
    Tio Nicholas que me trouxe pra esse vicio e hoje sou apaixonada!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Amo romances
    Largo tudo por um bom romance
    O do Nicholas então, fico internada lendo rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Que post mais fofo Carlos, realmente você é um romancista nato, tô adorando suas colunas.. Ainda não li os livros que você indicou e não sou muito ligada aos livros de Nicholas Sparks como a maioria das mulheres. Minhas prateleiras são repletas de livros do gênero mas no momento meus queridinhos são os escritos pela J.A. Redmerski - Entre o agora e o nunca e Entre o agora e o sempre, então se tivesse que te indicar algum, seriam esses.

    Beijos, Glaucia.
    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li esses livros que vc citou. Mas...amooooo romance. Amo chorar com um drama. Sinceramente?? São os meus generos preferidos. Não curto muito Nicolas Sparks mas talvez eu de uma chance para este livro.
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Quem não curte um bom romance que atire a primeira pedra, acho que todo leitor já leu/lê romances, eu adoro o gênero mas devo confessar que não curto Nicholas Sparks. Beijos
    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  8. Eu amo romances, é com certeza o meu gênero favorito!
    Adorei sua frase final, concordo plenamente com ela. “não é o romance, é você que está morto”. haha O romance nunca morre! E tenho certeza que muitos pensam como nos. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu AMO romance, sabe? Mas ultimamente tenho lido tantos fracos que estou esperando encontrar um que mereça 5 estrelinhas, entende? A maioria me decepciona em algo =( Muito da mesma coisa... mas continuo amando demais e sendo um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Ola,
    Adoro passar pelos blogs pq sempre descubro coisas novas. Nunca descobriria que o romace veio com Dom Quixote... Caraá Nichinho Sparks <3
    Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Não são todos romances que me agradam, mas gosto bastante do Sparks e de alguns outros avulsos, de outros autores. Bela postagem :D

    Henrique.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post sobre o estilo, mas na realidade hoje vemos muitos livros que tem outros temas também e que são classificados como romance.
    Adorei as dicas de livros. Eu li Uma história de amor quando eu estava terminando o 1º grau, pra tentar uma vaga no colégio técnico, tenho ele até hoje aqui em casa. A primeira vista do Nicholas Sparks, eu ainda não li.

    Bjok

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu adorei o post, eu amo romances, eles são ótimos, muitas pessoas não gostam, por mais que as vezes as pessoas acham os romances clichês, eu gosto, eu já li Á primeira vista e adorei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Amo ler romances. Acho que com tantas coisas ruins acontecendo, ler um pouco de romance para aquecer os nossos corações é bem valido.
    Gostei, mas nãos sei que indicações eu poderia dá.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!