Resenha: Reiniciados por Teri Terry

Título: Reiniciados
Série: Reiniciados #1
Autor(a): Teri Terry
Editora: Farol Literário
Páginas: 430
ISBN: 978-85-62525-72-8
Ano: 2013
Classificação: 4 estrelas.

As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa eestá ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá de obedecer às regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente.
Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?



Primeiro volume da série distópica Reiniciados, traz Kyla, uma adolescente de 16 anos que foi Reiniciada, ou seja, ela teve toda a sua memória apagada. Jovens menores de 16 anos ao cometerem um crime, são reiniciados e assim, dados uma segunda chance para contribuir com a sociedade.

Agora Kyla, foi adotada por uma família na qual ela terá que se esforçar para se encaixar e para aprender novamente sobre o mundo, pois quando você é Reiniciado, você começa desde o início, isso inclui aprender a andar, falar entre outras coisas.

Entretanto, Kyla é diferente. Diferente dos Reiniciados comuns que sempre estão sorrindo e dando o seu melhor para com a sociedade, Kyla é curiosa. Ela não se conforma com uma simples explicação ou uma ordem, ela questiona.

Quando ela começa na escola, ela acha que toda essa sua curiosidade irá se saciar, mas ao contrário, ela aumenta. Atormentada por pesadelos que mais parecem lembranças, Kyla começará a perceber que não se pode confiar em ninguém, nem nela mesma.

Sempre desconfiada do sistema e do governo que ela está reaprendendo, ela começa numa jornada para tentar descobrir o que esses pesadelos - ou lembranças - querem dizer e por que ela tem a sensação de já conhecer Ben.

Cansada de romance, peguei uma distopia que está na minha estante há algum tempo. Eis que me deparo com mais uma história misteriosa, na qual a protagonista tem uma personalidade forte e não aceita uma simples resposta como resposta.

Diferente de O Teste e Estilhaça-me, duas distopias que me prenderam desde o primeiro capítulo, Reiniciados começou bastante arrastado e embora tivesse atiçado a minha curiosidade para saber mais sobre o passado de Kyla, me peguei em alguns momentos fechando o livro de tanto tédio que senti.

Talvez a falta de ação em um livro deste gênero tenha feito eu sentir esse tédio durante a leitura, mas depois que cheguei lá pra centésima página do livro, a história começou a me prender mais.

Podemos sentir toda a confusão, frustração e os medos de Kyla, não apenas pelo livro ser narrado em primeira pessoa, pela própria Kyla, mas por todos os tremores e as incertezas da jovem.

A escrita de Teri Terry é viciante e nos prende, ela tem aquele tipo de narrativa rápida que quando você dá por si, já está no final do capítulo.

Outro ponto positivo no livro pra mim foi esse. Capítulos curtos e narrativa objetiva. Sem rodeios, sem descrições desnecessárias. A autora descreve o local com o necessário de informações e deixa o resto a cargo da nossa imaginação. Adoro esse tipo de narrativa!

Recomendo o livro para quem, como eu, curte uma boa distopia.


10 comentários

  1. Fiquei encantada com o que li na resenha. Já sabia que a história era boa por ter lido outras resenhas sobre a mesma, mas não estava tão convencida assim. agora não. Já sei o que esperar e sei que não irei me decepcionar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Embora eu não seja lá muito fã de distopias, essa série está me cativando a cada resenha que vejo sobre ela. Acho que vou gostar, já que é diferente das outras que já li e os comentários são sempre positivos. Pretendo dar uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de distopias, e a capa não me chamou muito atenção, mas pelo que li na resenha me parece uma história muito interessante, pois foi muito positiva, acho que se ler não irei me decepcionar, acho que vai pra lista de desejados :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Narrativa objetiva e capítulos curtos são tudo de bom u.u
    Acho essa capa linda e adoro dispotias o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Reiniciados foi uma grata surpresa pra mim que ama romances de época e afins. Quando li o mesmo acho que foi depois de A seleção da Kiera e apesar de não ter aquele romance, eu super indico pra quem quer variar um pouco.
    Sobre o segundo, Fragmentada, eu já nem falo tanto, não que seja ruim, entretanto senti a falta daquele algo mais como foi justamente com Reiniciados.

    Por isso e outras coisas também indico a leitura desse livro da Teri.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro as capas dessa série, sempre quis lê-la, mas nunca aparece uma oportunidade kkkkk.
    O tema abordado é muito interessante, a autora teve uma grande criatividade, isso é o que destaca e faz as distopias terem sucesso hoje em dia.
    Ansiosa para ler <3

    ResponderExcluir
  7. Booom, já tinha visto esse livro várias vezes e nunca me interessou, mais sou tão curiosa, como Kyla kkkk
    Acho que a curiosidade é o que me faz querer tantos livros e foi isso, fiquei curiosa pra saber um pouco sobre como é ser reiniciado.

    Bjus ^^

    ResponderExcluir
  8. Adoro distopias, mas sempre compro e nunca leio, não sei porque. Comprei esse mas até hoje não li. Quando comprei foi por impulso pois achei a capa interessante. Mas depois da resenha me deu mais vontade de ler, mas não tenho as continuações, então acho que ou esperar e ler tudo de uma vez!

    ResponderExcluir
  9. oi Ro, eu acho super interessante histórias sobre distopias e ate achei que depois dessa resenha ia ter que adicionar esse livro nas minhas prioridades, mas infelizmente não me animei, o fato da historia demorar a engrenar e prender a atenção me deixou desmotivado, mas como você disse depois ele foi bem legal e a narrativa é objetiva e incentiva a imaginação. Talvez os outros livros da série sejam melhores pois não vão precisar conta inicio e podem ter um ritmo melhor desde o primeiro capítulo né.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, antes da resenha pensava que o livro se tratava sobre zumbi, acho que por causa da capa um pouco sombria, kkkkk...Interessante essa proposta do livro de reiniciados, ainda não li sobre isso. A resenha me despertou a vontade de ler!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!