Reenha: O Teste por Joelle Charbonneau

Título: O Teste
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
ISBN: 978-85-67028-23-1
Ano: 2013

Com apenas dezesseis anos, a jovem Cia Vale é escolhida para fazer parte de um programa chamado O Teste, que oferece uma única chance para que jovens selecionados possam se tornar a próxima geração de líderes. Cia passou anos se preparando para O Teste e essa é sua chance de ajudar a Comunidade das Nações Unificadas a se recuperar da devastação da guerra. Seu pai, que também fora selecionado para O Teste, diz que Cia não deve confiar em ninguém. E o que Cia está prestes a descobrir é que jovens estão à mercê de um programa que mais parece uma máquina trituradora de sonhos, inocência e futuro. De modo brutal, eles eliminam os fracos e escolhem os fortes. E cabe a Cia decidir tornar-se heroína a favor ou contra um governo opressor.



Li esse livro sem esperar grandes coisas ao fim da página, eu já estava histérica e quase morta de tanta emoção!

O Teste, primeiro volume de uma trilogia distópica, conta a história de Cia Vale. Uma jovem de 16 anos que fora criada na Colônia Cinco Lagos com seus pais e seus quatro irmãos mais velhos. Educada desde sempre para ser prestativa e uma boa pessoa, Cia também sempre se preparou para O Teste, um programa que decide quem entra e quem não entra na universidade.

Ansiosa por ajudar mais seu país que caiu depois dos Sete Estágios da Guerra, tudo o que Cia quer é ir para a universidade e ajudar no que puder, assim como seu pai.

Porém, nem tudo é o que parece. Quando Cia é convocada para O Teste, seu pai a alerta que ela não deve confiar em ninguém, que o programa seletivo criado pelo Governo não é tão simples quanto parece.

Junto com mais alguns colegas de Cinco Lagos, incluindo Tomas, um rapaz que ela conheceu a vida inteira e que agora, durante a seleção do Teste, mostra um interesse que Cia nunca imaginou que ele poderia ter por ela, Cia embarca em um flutuador para Tosu City para a iniciação do Teste.

Confesso que ao longo da leitura fui vendo muitas semelhanças com as séries distópicas: Divergente de Veronica Roth e Jogos Vorazes de Suzane Collins, mas como esse gênero sempre traz um governo falido após guerra ou apocalipse, acredito que seja comum ter essa impressão.

Mas isso não tira todo o mérito do livro. Ah, não mesmo. Cia é de longe uma das personagens mais corajosas e inteligentes que conheci ao longo das minhas leituras em distopia.

Ela tem um pouco de Katniss e Tris, mas tem algo apenas dela que as outras duas não têm, e isso a torna completamente fascinante e brilhante.

O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Cia e podemos, junto com ela, acompanhar a confusão por um programa que demonstra uma coisa e, na verdade, é outra completamente diferente e sua desconfiança com todos.

Eu confesso que desconfiei de todos durante a história, depois que conhecemos como realmente é O Teste, simplesmente fica difícil de confiar em alguém, mas por incrível que pareça, um personagem que nem ao menos apareceu muito na história me chamou atenção e eu gostei dele de cara.

Tomas foi uma incógnita pra mim ao longo da leitura, eu simplesmente não sabia qual era a dele. Lindo, charmoso, inteligente e romântico, ele é o amigo de infância mas próximo que Cia tem e logo podemos notar que ele não tem apenas uma amizade por ela, o que traz o romance para a história.

Mas provavelmente pelos terrores imposto, acredito que de propósito, no Teste me fizeram desconfiar até mesmo do suposto mocinho (Não, gente, isso não é um spoiler. É apenas a minha opinião sobre o personagem).

A narrativa de Joelle é impecável. Rápida, viciante e agoniante, ela descreve cenas macabras e claustrofóbicas que tira o fôlego do leitor e nos faz querer entrar no livro e ajudar Cia.

Mais um livro de distopia que entrou para o meu haul de favoritos. Super recomendo a leitura!
Se você achou que os Jogos de Panem foram terríveis, espere até conhecer O Teste!


9 comentários

  1. Ai genten!
    Preciso de mais horas no meu dia p conseguir ler todas essas séries!
    Essa é mais uma q entrou p minha interminável lista de desejos!
    A capa está linda!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que é difícil encontrar alguma distopia que não tenha nenhuma semelhança com Jogos Vorazes e Divergente, mas mesmo assim não significa que o livro seja ruim. Já ouvi tanta gente elogiar esse livro, que estou começando a ficar com bastante vontade de ler ele. Fiquei bem curiosa pra saber mais como é O Teste, e porque você desconfiou de todos. Já coloquei ele na minha listinha também =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Roberta
    Tudo bem?
    Fiquei bem ansiosa, adoro o tema, a capa é mesmo linda haha. Essas suas dicas estão me falindo, omg :x
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  4. Oie..
    Eu não gostei muito dessa serie, mas quem sabe algum dia eu não a leia.

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente tenho me viciado em distopias também xD
    Confesso que quando comecei a ler eu li o nome da personagem principal como Companhia ahsuashaus
    Essa série parece ótima, e pela resenha também senti semelhança com Divergente (principalmente no ponto que eles eliminam os fracos, me lembrei da Audácia heh), com Jogos Vorazes eu não tenho como opinar porque não li ainda (mas está na minha interminável lista).
    Esse livro já está na lista de desejados, e sua resenha só aumentou minha vontade de lê-lo! Preciso de mais horas no meu dia e.e
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Estou vendo bastante falar desse livro, eu achava que não era muito bom, mas pelo jeito estava enganada... Ele realmente parece ter algumas semelhanças com Jogos Vorazes e Divergente. Eu acho que se for ler eu provavelmente também vou ficar desconfiada de todo mundo, inclusive os protagonistas hahahhaha
    Fiquei bem curiosa pra conhecer a história, mas ainda não é uma prioridade :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Roberta!
    Outra Distopia que estou louca para ler, fiquei curiosa para saber como funciona esse Teste, também desconfio de tudo e de todos quando estou lendo esses livros. Fiquei suuper interessada no Tomas haha.. adoro esses meninos que são uma incógnita... me deixa ainda mais interessada pelo história! Espero ler em breve!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Beta, O Teste foi um livro pelo qual me apaixonei desde as primeiras páginas e não parei de ler até chegar ao fim. Eu também desconfiei de tudo e de todos, apesar de achar um pouco que não desconfiei tão bem assim por causa de alguns acontecimentos que me surpreenderam. Também desconfiei do Tomas, acho que em um livro em que você não pode confiar em ninguém você meio que fica com um pé atrás mesmo com os personagens que podem não merecer essa desconfiança. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ro,
    Quero muito ler esse livro, e por ser um trilogia ajuda. Estou meio cansada de coleções longas de mais.
    Mas fico meio ressabiada por uma distopia, porque digamos que não tenho um histórico muito bom para isso...

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!