Coluna: Falando na lata #1

Oi pessoal!
Ahh, agora sim posso respirar um pouco, minhas provas acabaram!! Quero dizer... Quase todas, ainda falta uma, mas agora estou mais tranquila!

Bom, resolvi dar um pause nas inúmeras resenhas que venho trazendo, uma seguida da outra e irei inaugurar a minha primeira coluna fixa!

O Falando na Lata, será uma coluna que eu trarei mensalmente, falando sobre, bom, livros é claro.
Tema de hoje: Ponta pé inicial na leitura, afinal existem aqueles que não gostam de ler?



Lembro-me bem do primeiro livro que li por conta própria. Eu estava na sexta série (ou seria sétima?), e uma colega estava comentando sobre um livro que ela havia lido e era bastante interessante, ela dizia que era muitíssimo bem escrito e que era uma maravilha, então pensei com meus botões.

Poxa deve realmente ser bom.

E aí ela se virou para mim e me perguntou se eu já havia lido Onze Minutos do Paulo Coelho e eu disse que não. Inesperadamente ela me estendeu o livro e disse para eu ler... E eu li.

Agora devo dizer que, na época eu fiquei chocada, pois era um livro, digamos, adulto que contava a história de uma prostituta chamada Maria, e na minha época de sexta série, pessoas como eu eram consideradas crianças e não era que nem hoje em dia que toda a sexta série está com a cabeça enfiada em um 50 Tons de Cinza da vida ou em um Toda Sua, nada disso senhor, naquela época liamos Pedro Bandeira, A Droga da Obediência era um fenômeno, ou então nós víamos as crianças lendo Harry Potter.

De qualquer forma, eu li o livro. Fiquei abismada com as cenas adultas no livro e depois me perguntei como alguém lia aquilo por vontade própria. Dei de ombros e não peguei mais em um livro por um bom tempo.

O bom tempo durou apenas até meus quinze anos, quando em um passeio pelo Centro da Cidade no Rio de Janeiro, minha tia me levou até a Biblioteca Pública e lá eu peguei Romeu e Julieta de Shakespeare e minha prima O Diário da Princesa de Meg Cabot.

Bom, foi uma surpresa para mim, quando dentro do ônibus saquei O Diário da Princesa e comecei a devorar, não preciso dizer que no final eu fiz minha prima trocar de livro comigo não é? É, eu fiz.

Mais tarde, no segundo ano do Ensino Médio, conheci uma menina - que é minha amiga até hoje - e ela me emprestou Eragon de Christopher Paolini e foi aí que eu soube o que era sofrer por esperar tanto, mais tanto um livro ser lançado.

Depois de devorar Eragon, contei os dias (literalmente) para o lançamento de Eldest. Eragon me levou até A Mediadora de Meg Cabot, A Mediadora me levou até a série Garotos, também da Meg Cabot, A série Garotos me levou até Vampiratas de Justin Somper, que me levou até Sr. Ardiloso Cortês de Derek Landy e a partir daí não parei mais...

Li de tudo um pouco: De José de Alencar até Stephenie Meyer, de Tolkien até J.K Rowling, de Nora Roberts até Derek Landy, de Justin Somper até Keila Gon, de Sophie Kinsela até Lauren Kate, de Oscar Wild até Jane Austen, e a lista vai seguindo.

Hoje tenho o orgulho de dizer que possuo cento e vinte e nove livros e desses, apenas vinte eu ainda não li.

Agora me vem a cabeça, na época em que comecei a ler, a literatura juvenil ainda não era tão explanada quanto hoje. Era difícil ver alguém na rua lendo, às vezes eu via algum fã de Harry Potter ou algum fã de O Senhor dos Anéis, mas não como hoje.

Isso me deixa feliz, ver o quanto o mercado literário cresceu, mesmo que às vezes não tenhamos produtos tão bons assim nas prateleiras, mas; na minha opinião, o que realmente importa é ver as pessoas dando o ponta pé inicial. O meu foi aquela minha colega de classe que me emprestou um livro do Paulo Coelho, eu posso não ter gostado do livro, mas depois parti para outro e mais outro e mais outro, até enfim descobrir meu gênero.

Cada um tem seu gosto, cada um tem seu gênero, não existe aquele que não gosta de ler existe aquele que ainda não encontrou seu gênero preferido. Procure, não tenha preguiça, um dia você acha e quando você achar, ah meu amigo(a), largar, você nunca mais vai.

"O livro tem a vantagem de estarmos só, mas ao mesmo tempo acompanhado." Já dizia nosso querido Mário Quintana, e não consigo encontrar palavras mais perfeitas que essa pra descrever exatamente nossos queridos amigos, os livros.



18 comentários

  1. Concordo plenamente, não existe pessoas que ão gostam de ler existe apenas aqueles que não acharam seu gênero! Adorei a nova coluna e espero pelas próximas!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostei da sua postagem... eu nem lembro qual foi o 1º... eu já lia muito no meu ensino fundamental e lembro que a professora me emprestou um livro de contos de fadas... até hoje eu lembro dele, como também na 3ª série quando eu li as reinações de narizinho... =)
    gostava muito... e um projeto também na 2ª série quando eu apresentei o livro "a gata borralheira"...
    pena que hoje em dia as escolas perderam muito esse contato com biblioteca e quem perde são as crianças.
    Beeijos.
    www.minhasegundaface.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. e esqueci de falar... adorei a coluna!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho dois livros que marcaram muito a minha infância: O Diário de Lúcia Helena (Álvares Cardoso, se não me falha memória) e A Ilha Perdida (Maria José Dupré). Acho que esses foram os primeiros livros que eu li por vontade própria :)
    Adorei a postagem :)
    Beeijo

    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi poia!!
    Muito legal sua coluna =)
    Meu primeiro livro (tirando os didáticos né xD) foi Harry Potter. Uma amiga de escola me emprestou até o quarto, eu devorei e fiquei morta de curiosidade pro quinto sair (lembro até que ganhei de natal hehe)
    O segundo eu não lembro, mas tenho quase certeza que me viciei em livros por sua causa ahsuahsuahsu
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sabe de uma coisa? As vezes me pergunto se foi o mercado literário cresceu ou a gente que se envolveu com pessoas que gostam desse tema. Inclusive blogs literários são ma maneira de expandir esse mundo e eu acho muito legal essa iniciativa.
    E uma pergunta, eu li 1 diário da princesa e não gostei porque não é muito meu tipo de livro haha, mas não tem nada a ver com o filme, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. adorei a coluna! acho que o mercado realmente cresceu nos últimos tempos, mas eu também passei a conviver muito mais com pessoas tão apaixonadas pela leitura como eu, então não tenho ideia do quanto desse crescimento foi com pessoas que não tinham o habito de ler, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. E um livro leva a outro, essa realmente é uma grande maravilha!
    Gostei da coluna.
    abraços!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amei a frase que termina a postagem de Mário Quintana e amooooooooo ler RSRS
    bJS
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. O primeiro livro que eu li foi Harry Potter e desde então eu também não parei mais. Foi o meu pai que me incentivou a ler, num daqueles verões em que eu estava em casa sem nada para fazer mesmo.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beta!
    Caprichou na primeira coluna e no primeiro post dessa coluna, hein? Adorei! :)
    Eu li muito na minha época de escola e depois dei uma parada, voltei e continuei montando minha pequena estante que um dia se tornará minha grande biblioteca e agora, depois do blog, estou lendo muuuuito mais. Não lembro bem qual foi o primeiro livro que li, mas ainda tenho alguns da minha infância. :)
    Eu também fico feliz em ver que o mercado cresceu e que mais pessoas se tornam leitores e se apaixonam por leituras. :D
    Beijos!

    Tem post novo no blog, passa lá! o/

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie amiga, tudo bem ?
    Passando aqui para te fazer uma visitinha e dizer que gostei muito da sua postagem, até porque eu me identifiquei com uma coisa.
    Quando vc falou do livro Harry Potter, até porque foi isso que deu o ponta pé inicial para que eu pudesse gostar de leitura. E sinceramente tenho orgulho disso viu ?!
    Pode ter certeza que se um dia eu tiver meus filhos, eu acho que vou apresenta-los ao mundo de Harry Potter para que eles possam gostar também, embora eles possam n gostar de ler ahhaahaha...tem esse problema ainda, mas enfim...

    E olha amiga, passando para me desculpar, sei que andei sumidinha, mas andei um pouco pra baixo. =/
    Hoje mesmo fui tomar vacina da minha rinite alergica e estou um pouco com o braço dolorido e estou passando só em alguns blogs para fazer minhas visitinhas.
    Espero que esteja bem com vc agora que está de férias e vamos colocar mais postagem ai agora =P hahahahahaah

    Se cuida minha querida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não tenho uma história completa pq eu não me lembro exatamente de tudo, ma lembro que comecei cedo, comprava livros de 1,00 na feira do livro (1 vez por ano, hahaha), mas comprava vários e lia quase todos, mas aí comecei a conhecer os blogs e não parei mais.


    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Bom final de semana
    :)

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?
    Poxa bem legal sua primeira coluna fixa.
    Sempre tem alguém que nos dá um empurrãozinho certo? no meu caso foi meu professor.
    Poxa este tanto de livro lido é muita coisa rsrs,fiquei feliz pelas citações vejo que a grande parte não são só de fora do Brasil mas daqui também ^^.
    Amei seu cantinho e espero passar aqui mais vezes.

    Seguindo com toda certeza e curtindo a página =D
    Da uma passada lá em meu blog? tem um BT ocorrendo por lá se gostar participe,vai ser o maior prazer ter você participando!

    bjus
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu não lembro bem como foi minha história com os livros, mas com certeza minha paixão pela leitura começou
    com gibis, quando eu estava na 5ª série li Os Pequenos Jangadeiros da série vaga-lume ( tenho ele até hoje por sinal rsrsrs, até meu filho já leu ele), depois passei a frequentar a biblioteca da minha cidade e ficava perdida nos livros, viajava lá dentro.
    Confesso que houve o período de abstinência, fiquei muito tempo sem pegar num livro, depois de casar,e ter filho, uma nova rotina, muito trabalho, a única coisa que eu queria era descansar nos momentos de folga......graças a Deus isso passou.
    Hoje tenho muitos livros na estante, não sei ao certo quantos, mas infelizmente, ao contrário de você, tenho muitos que ainda não foram lidos, diria que metade do que está na minha estante.
    Excelente post.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Adorei a postagem... Também amooo a Meg... Ela é muito diva, tenho uns vinte livros dela, e TODOS maravilhosos sem exceção...
    E concordo, espero que o mercado literário continue crescendo sempre mais :D só acho que os livros deveriam ser mais baratos... Mas é só esperar uma ótima promoção...
    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post, quando eu era criança quase ninguém lia então eu era um pouco esquisita pois estava sempre na biblioteca hehe, ler é muito bom né

    bjos

    ResponderExcluir
  18. OMG nao acredito que voce leu Vampiratas! Eu sou mega apaixonada, mas é dificil encontrar outra pessoa que tenha lido! Tambem amo Eragon. Meus primeiros livros foram infantis mesmo; depois Pequeno principe e Fernao Capelo, depois Tres Mosqueteiros, depois Diario da princesa, depois Harry Potter, depois Rangers... Ai nao sei mais a ordem , a partir dai ja era um atras do outro!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!