Cidade de Vidro por Cassandra Clare


Título: Cidade de Vidro
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 474
ISBN: 978-85-01-08716-4


Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras - podemos pular a regra que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigoso? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto (o que não se se aplica a outras meninas...) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol.
Nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras (quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhee mas sobre seu passado - e consequentemente sobre o passado de seu irmão...
A Clave está reunida. Todos sabem que Valentim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguir os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro - custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela.
O amor é um pecado mortal e os segredos do passado serão decisivos para Clary e Jace.

Comecei a ler Cidade de Vidros sem nenhuma expectativa e sem nenhuma vontade. Surpreendi-me ao devorar o livro em apenas dois dias. 

Logo no início temos Clary animada e determinada a achar Ragner Fell, o bruxo que pode lhe ajudar a trazer a mãe de volta, ela está determinada a ir até a Cidade de Vidro, mesmo Jace tendo deixado bem claro que não quer que ela vá, mas isso não a impede.

Jace por outro lado, está determinado em não levar Clary para Cidade de Vidro e pede a ajuda de Simon para impedir a irmã de ir com ele. Seu plano é partir mais cedo do que havia combinado com Clary, entretanto, um ataque de demônios repentino, faz - não apenas Jace, mas Simon também - todos irem para Cidade de Vidro e quando Clary descobre que eles foram sem ela, decide ir do seu jeito: Ela cria um portal.

E assim, Clary e Luke vão para a Cidade de Vidro.

E então começa a reviravolta.

Devo dizer que algumas teorias que eu tinha  mostraram-se completamente imbecis comparadas a verdadeira. Continuo com a minha opinião de que Clary é a personagem mais chata do livro, infelizmente, neste terceiro livro ela não muda, não evolui e nem ao menos deixa de ser chata.

Jace, seguro de suas decisões mas, com os demônios de seu passado o atormentando, às vezes me fez querer dar um pescotapa nele, mas com seu sarcasmo habitual e sua arrogância ele continua sendo aquele tipo de personagem com uma resposta para tudo e para todos - sempre com um toque de sarcasmo no tom - e não se deixa intimidar por nada nem ninguém.

Agora, fiquei bastante decepcionada ao ver uma cena parecidíssima com uma que temos em Harry Potter e as Relíquias da Morte, simplesmente não consegui engolir aquela cena (não falarei qual é, senão será um baita de um spoiler). Não vi necessidade nenhuma dela ter prosseguido daquela forma, Cassandra Clare poderia ter bolado outra coisa.

A batalha final é surpreendente e pela primeira vez na série, Clary fez algo que preste (aleluia!) e se fez ser ouvida por todos. 

Para impedir Valentim de usar os Instrumentos Mortais em sua ambição, os Caçadores e os integrantes do Submundo se aliam e é aí que o livro realmente pega fogo!

Com cena incríveis de ação (o que parece ser o forte de Cassandra), com revelações surpreendentes Cidade de Vidro é o melhor livro desta série - que deveria acabar neste terceiro volume!

Um personagem que tenho uma queda desde o primeiro livro, mas que fiquei chateada por ele não ter sido muito bem explorado, neste terceiro volume teve um destaque merecido, ele é nada mais nada menos que Luke. Melhor amigo da mãe de Clary e a figura que a Clary tem de um pai.

Eu simplesmente me apaixonei completamente por ele, quem é Jace do lado dele? Ninguém!! 
Luke toma a liderança nessa muvuca toda e guia todos com excelentes estratégias de batalha e uma coragem incrível, não apenas para proteger aqueles que ele ama, mas toda a população de Caçadores e integrantes do Submundo. Luke, tiro meu chapéu para você.

Quando o livro chegou em suas últimas páginas, comecei a ficar preocupada por estar vendo o desfecho da série, pois na minha estante ainda tem o quarto volume (Cidade dos Anjos Caídos), e quando enfim terminei, comecei a me perguntar o porquê de um quarto livro.

Cidade de Vidro fechou com chave de ouro, a trama que - na minha opinião - começou como uma bela de uma novela mexicana e terminou - bem ainda tivemos umas cenas dignas de novelas mexicanas - de uma forma que eu não poderia imaginar, não tem necessidade nenhuma de um quarto volume e estou realmente com medo de ler Cidade dos Anjos Caídos e a boa impressão que Cidade de Vidro me deu, ir por ralo abaixo.

A Capa do livro foi muitíssimo bem trabalhada, quando a vi fiquei me perguntando quem diabos era aquele na capa, já que Jace é loiro, Alec não tem o cabelo tão comprido assim, então quem é ele? Fiquei me perguntando também, que personagem novo seria tão importante ao ponto de ir para a capa do livro, e devo dizer que me surpreendi e adorei a resposta!! Mas, é claro que não vou dizer quem é! Leia e descubra!

- Soquei uma janela - disse Jace -, e Alec fez com que me curasse como um mundano para me dar uma lição. Pronto, falei a verdade. Ficou Impressionado?

9 comentários

  1. Que vergonha eu ainda não ter lido, sinceramente. Hahaha
    Espero logo poder me deliciar com essa leitura, muitos falam bem e poucos não gostam, então deve ser legal. Sabe a única coisa que me desanima? É saber que há um triângulo amoroso, não curto. Mas...


    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  2. Beta, não vou ler a resenha, porque ainda não li o livro, e na realidade já sei sua opinião... kkkkk
    Mais estou por aqui parceira!!!
    Beijos
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie! Cidade de vidro é realmente o melhor da série por enquanto. O quarto é maravilhoso tambem, mas nao conseguiu superar! Eu sinceramente nao me lembro de cena alguma que me fez pensar em HP, mas a verdade é que tava tao envolvida com o livro que posso ter deixado passar! Tambem amo o Luke, um dos melhores personagens sem duvidas, mas nao acho a Clary chata. Claro que ela tem seus momentos de draminha desnecessario, ela é uma adolescente ne, mas no geral eu curto e acho uma otima protagonista. Já tava cansada das Belas da literatura! Aaaaaah esse novo personagem... Causa tanto problema!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Comprei os dois últimos livros e consegui de troca o primeiro.
    Dei uma lida "por cima" , pois não li nenhum ainda.
    Acho as capas dessa série super lindas, não vejo a hora de começar a ler.
    Desabafo #02 - Nós Temos o PODER!
    COnfere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa doida pra ler, mas é tanto livro, que minhas leituras estão todas atrasadas...
    Mas quero muito ler!!!
    Bjos e uma ótima semana!!

    http://arteasavessas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga, tudo bem ?
    Estou vindo aqui para dizer que eu nem conheço essa série de livros.
    Todos tem falado muito bem e eu tenho ficado interessada em ler Cidade dos Ossos, pois dizem que ele é ótimo e te prende do começo ao fim, mas você sabe me dizer que gênero são esses livros ?? Porque eu tenho lá minhas dúvidas viu !! hehehehe

    Eu não li sua resenha, sinceramente, porque eu tô querendo ler o livro e não quero
    ler o que eu ainda não sei, até porque eu não ia entender nada também =x
    Mas enfim...

    Se cuida Beta e me responde ai o que te perguntei
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não aguenta mais, geral fala dessa série. I need read. CAPAS PERFEITAS. :D

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu também acho que não teria necessidade de continuação! Por mim, se o livro terminasse em "Cidade de Vidro", terminaria muito bem! Também estou com medo de ler "Cidade dos Anjos Caídos", para não estragar a maravilha que foi esse último livro da série!
    Resolvi continuar a série como se fosse outra trilogia, para não estragar a primeira!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  9. Deixei de ler sua resenha, não por vontade própria, mas porque ainda não li os primeiros livros, e também não é por vontade própria... acredita que não encontro o primeiro livro para comprar em lugar nenhum, Beta? Já tenho o dois e o três... e queria tanto o primeiro. :/
    E as capas, hein... sem comentários, né?
    Beijos!

    Tem post novo no blog, passa lá! o/

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!