Resenha: Divergente por Veronica Roth

Título: Divergente
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502
ISBN: 978-85-7980-131-0
Ano: 2011

Em uma Chicago futurista, 5 facções foram criadas após a guerra: Amizade, Erudição, Franqueza, Abnegação e Audácia.
"Os que culpavam a agressividade formaram a  Amizade.
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.
Os que culpavam a duplicidade formaram a Franqueza.
Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.
E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia."
Aos 16 anos, os jovens são submetidos ao Teste de Aptidão, onde saberão a qual Facção pertencerão pelo resto de suas vidas.
Beatrice Prior, não consegue decidir. Por um lado, ela não quer abandonar os pais e sair de sua Facção de origem, a Abnegação, por outro, ela quer ser ela mesma. Durante o Teste de Aptidão, ela descobre que é diferente e que essa diferença poderá matá-la. A escolher sua facção, ela surpreende aos pais e a ela mesma.
Durante a iniciação, Beatrice deixa seu nome para trás e vira Tris. Ao competir com outros iniciandos por um lugar na sua nova facção, ela começa a perceber que seu lugar talvez, realmente, seja ali.
Agora, ela tem que vencer seus competidores para não virar uma sem-facção,  saber quem são seus verdadeiros amigos e ainda encaixar um relacionamento com um rapaz que mexe com ela de formas que ela não poderia imaginar.



Confesso que quando li a sinopse de Divergente fiquei intrigada, mas depois outros livros vieram e eu acabei esquecendo. Quando, enfim, peguei este livro para ler, não consegui desgrudar dele até terminar.

O único contato que eu havia tido com distopias havia sido com A Seleção da autora Kiera Cass e Jogos Vorazes da Suzanne Collins, mas nenhuma das duas me deixou tão fissurada quanto Divergente.

Tris, é a primeira protagonista feminina que me conquistou. Longe de ser uma menina assustada que se esconde atrás de outros personagens, ela é forte, altruísta, corajosa e totalmente independente.
Confusa com os fatos que vai descobrindo sobre si mesma e sobre a sociedade na qual vive, ela luta para conseguir superar seus medos e aqueles que já nasceram na facção que ela escolheu.

Eu estou me segurando para não sair falando de todos os detalhes que gostei e dar spoilers, juro que estou.

Quatro, é o tipo de personagem que encanta e assusta ao mesmo tempo. Instrutor dos iniciandos transferidos, ele é duro, frio, calculista e totalmente apaixonante. Com um apelido curioso, mas com uma justificativa totalmente plausível, ele nos encanta com sua força e sua quase gentileza.

Não são muitos livros que ao terminar, eu releio imediatamente, mas fiquei feliz em ver que Divergente foi um deles.

A narrativa de Veronica Roth é leve e fácil. Narrado em primeira pessoa pela Tris, o livro conta com detalhes importantes sem serem massantes ou chatos, outro ponto positivo do livro, foi a falta de "mimiseira" como uma amiga minha diz. Tris não é do tipo de personagem que fica debatendo consigo mesma se ela é bonita ou não, se ele gosta dela ou não, ou se faz isso ou não.

Ela é direta e certeira. Eu diria que Tris é um gigante no corpo de uma garota baixinha de 16 anos. Ela é a prova literária de que não precisa ser alto, forte e belo para chamar atenção e fazer a diferença.

Indico para todos que gostam de uma boa distopia.
Para aqueles que não sabem, Divergente foi adaptado para as telonas de cinema e se encontra em cartaz com Shailene Woodley como Tris, Theo James (lindão) como Four e Kate Winslet como Jeanine Mathews.


15 comentários

  1. Oi Roberta,
    gosto muito de Divergente.
    Achei a narrativa da autora impecável e logo me vi envolvida na história.
    Achei a Tris uma boa personagem, e o Tobias... Ah Tobias <3
    As cenas de ação foram bem desenvolvidas e descritas, os personagens foram muito bem desenvolvidos e o cenário ficou perfeito.
    Só falta eu assistir o filme.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A narrativa da Roth é viciante! Tanto que eu li esse livro em apenas 3 dias. Ou seja, devorei o livro, haha.
    Adoro distopias, principalmente quando se remetem a guerras e conflitos pós apocalípticos, então essa série de livro tinha tudo para me conquistar.
    Eu adorei os personagens e a escrita da autora. O Quatro me encantou e adorei a Tris também. Ela é forte e determinada, sabe o que quer e não se deixa abalar. Eu adorei isso.
    E o filme? Está simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,
    ainda não li o livro mas já tenho meu exemplar!
    Estou louca pra ver o filme que ainda nao consegui ver!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Toca aqui flor, super concordo com você em vários pontos!

    A Tris mostrou a que veio e não me decepcionou, também fiquei com vontade de reler o livro logo que terminei, inclusive li pelo celular e meu Deus, super rápido, de tão boa que achei essa história!
    Também amei a adaptação!

    Parabéns pela resenha, beijos e boas leituras!!

    http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta!!
    Nossa que super resenha...Sou uma pessoa mega apaixonada por distopias e esta é um dos livros mais desejados que tenho na minha estante! Acho sua historia super diferente e nova, e me deixa super curiosa!! É uma das minhas metas para 2014.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Não lembro nada desse livro! Li ele há um ano mais ou menos, mas já esqueci! Nunca esqueci algo tão rápido! #tenhoquereler Adorei sua resenha, esposa ::D

    Henrique

    ResponderExcluir
  7. Oi Ro, tudo bem?

    E adorei Divergente e Insurgente. Pena que a série tem AQUELE último livro que, a meu ver, estragou tudo =( Mas ainda assim é uma série interessante e que merece ser conhecida

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii Mana,
    Estou APAIXONADOOOO por Divergente.
    Achei q o primeiro livro ia ser mais parado, mas na página 400 do nada o bicho pega e simplesmente gamei *-* Não vejo a hora de assistir ao filme *-*
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo distopias, mas ainda nao consegui ler o livro. Faltaram oportunidade$...

    Mas mesmo assim eu fiz a burrada de assistir o filme! Adorei! Mas tenho certeza que o livro vai ser muito muito muito melhor:D

    ResponderExcluir
  10. Ahhh eu quero muito ler esse livro, ainda não li nada do gênero, mas todo mundo fala tão bem que eu não vejo a hora de poder ler o livro, e tem o filme que já estreou e eu quero muito ver.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem, eu comecei a ler o livro e adorei apenas não levei adiante pois encuquei que precisava ter os dois para não causar ansiedade. Nesse mês de maio vou ler com certeza!
    Fui ver o filme com a Patty em sampa e adorei veria mais de uma vez!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Mds ganhei 4 ingressos de Garota Liber #muitofeliz

    ResponderExcluir
  13. Mds ganhei 4 ingressos de Garota Liber #muitofeliz

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler esse livro antes de ir ao cinema
    Só não comecei pq só gosto de ler com a série completa e com eles em mãos
    Mias dizem que é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei Divergente, mas o final do último livro, Convergente, foi bem decepcionante.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!