Resenha: Incendeia-me por Tahereh Mafi

Título: Incendeia-me
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 383
ISBN: 978-85-8163-441-8

ATENÇÃO: Este é o último livro da série Estilhaça-me. Poderá conter spoilers dos dois primeiros volumes.

O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Juliette não sabe se as pessoas com quem se importa estão vivas ou mortas. A guerra nem começou e já acabou. E não acabou de um jeito bom.
A única que ainda pensa em enfrentar o Restabelecimento e que pode destruí-lo é Juliette.
Para isso, Juliette vai precisar da ajuda de quem ela achou que fosse a pessoa mais cruel e sem coração que já a conheceu, ao passo que quem ela achava amá-la incondicionalmente, não demonstra assim ter tanto amor.
Agora, ela tem que confiar em Warner e deixar sua vida e suas esperanças nas mãos dele. Juntos eles lutarão para combater seu inimigo em comum: O Restabelecimento e Anderson.
E nessa luta, Juliette descobrirá que tudo que ela pensava saber sobre Warner e Adam.... Estava completamente errado.




Ai, meu Deus!
Ai, meu Deus!!
Ai, meu Deus!!!

Enfim acabou acabou acabou acabou.

Eu sei que essa é a primeira resenha dessa série que eu escrevo e que esse é o último livro, mas foi simplesmente impossível segurar minha vontade de escrever esta resenha apenas depois dos seus antecessores. Simples não dá.

Depois de três distopias finalizadas e com finais que me decepcionara, enfim, leio uma que me deixou satisfeita. Ok, não completamente satisfeita, mas bem perto disso.

A escrita de Mafi é viciante, intensa e fácil. Seus personagens tiveram uma evolução fantástica desde o primeiro livro até o último, coisa que é difícil acontecer com a maioria dos personagens.

Juliette se despediu daquela garota assustada, sem opinião ou propósito e deu olá de braços abertos para uma mulher forte, determina e pronta para a luta.

Depois de ter uma experiência com a morte, ela acordou com um único objetivo em mente: lutar.
Mas não uma sangrenta e cruel e sim, uma luta pela liberdade e por um futuro melhor não apenas para si mesma, mas para todo o país.

Em meio a brigas, decepções e perdas, ela levanta a cabeça e lidera seu objetivo e sua crença para o caminho que ela acha certo. E não volta atrás. Uma vez decidida, ela segue em frente.

Uma personagem que sem dúvida me surpreendeu, e muito!

Adam me fez refletir sobre o quanto não conhecemos alguém que achamos que conhecemos. Tudo bem que desde o primeiro livro eu fui do contra e não gostei dele, mas eu achava que o conhecia e sabia como ele pensava e assim como a Juliette, me surpreendi ao conhecer um outro lado dele.

O que me leva a pensar que nem sempre as pessoas são tudo aquilo que nos mostram, que ninguém é 100% mau e nem 100% bom e nem todo mundo demonstra o que realmente é.

Warner, por outro lado, não me surpreendeu em nada. Eu já sentia desde o primeiro livro que ele era um personagem incrível. Louco, insano e imperfeito, mas completamente perfeito, gentil, carinhoso e amoroso.

Um garoto no corpo de um homem. Um homem numa mente de garoto. Centrado, sarcástico, determinado e verdadeiro, ele cresceu e lutou bravamente pelo que ele achava certo e pelo que ama.

As cenas fortes que tiveram no livro foram belas e naturais, em momento algum senti que a autora forçou a barra com os sentimentos e pensamentos dos personagens, até mesmo o Kenji, que neste terceiro livro, teve um papel importantíssimo e conquistou vários corações com suas piadas e sarcasmo.

Para mim, o que faltou no livro foi - o que na verdade, sinto em todas as distopias - um fim. O final ficou muito aberto, com perguntas demais no ar, mas gosto de pensar (ou de me iludir) que é porque a autora pretende, mais pra frente, escrever uma nova série retratando o pós-Estilhaça-me. Oras, posso sonhar, não?

Por conta desse "fim" eu tirei uma estrela. Também confesso que esperava mais da batalha final, esperava mais ação, mais suspense, mais adrenalina e, infelizmente, não senti ou tive isso.

Mas esses pontos que citei não tiram a grandiosidade do livro e muito menos seu valor.
Tahereh merece ser aplaudida de pé, pois ela conseguiu misturar distopia, sobrenatural e romance e fez um excelente trabalho sem se perder em momento algum.

Super recomendo a leitura para todos.
Warner, amor, estou com saudades.



11 comentários

  1. Adorei a sua resenha. A cada resenha que leio, fico mais ansiosa pra ler a série (ainda não li nenhum dos livros). Acho que a nova onda agora é deixar os livros com um final que pode ser imaginado pelo leitor, não gosto disso, mas percebo que cada vez mais, tem aumentado os livros que são assim. Sua resenha só aumentou minha vontade de ler a série toda... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Huahsuahsuhaushuahsuahsuahsuha
    Tive que rir com a ultima linha... Que declaração heim amiga!!!
    É outra coleção que preciso ler!!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Distopias não é o meu forte, e esses livros dessa série desde que foram lançados não me interessaram, mesmo lendo resenhas e comentários favoráveis ainda assim não tenho vontade de ler.
    Mas gostei das capas novas, achei bem melhores que as antigas.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Olha, ja li resenhas positivas e resenhas negativas, confesso que até mais negativas do que positivas, rsss. Bom, primeiramente como é bom saber que o ultimo livro da série foi perfeito. Não conheço Juliette pois não li nenhum livro da Série, mas ja conheço bem Warner, de tanto que falam nele no twitter e outros blogs, rsss. Bom, ach oque ja estou me apaixonando tambem. Vou adquirir os livros em breve para poder trocar idéias melhores.

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso desse livro, mesmo sem ter lido Liberta-me. Já estou louca pra ler esse, só de ouvir tanta gente falar. Eu sou apaixonada pelo Warner *suspiros* desde Destrua-me, e acho que vou me apaixonar por ele ainda mais nos outros livros. O Kenji já me conquistou desde o começo *u*
    Que pena que o fim não foi tão bom assim, mas é bom saber que você gostou do livro mesmo assim =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca pra ler esse livro! Já fiquei louca pra ler ele depois de Liberta-me, mas agora com tanta resenha que eu estou vendo, já preciso do livro! Estou morrendo de curiosidade pra saber esse outro lado do Adam. Finalmente a Juliette mudou né?! Já estava na hora.
    Espero ler ele logo *u*
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Robertaaaaa, tive que me segurar muito para não ler sua resenha inteira. Motivo? Spoilers, pois eu só li Estilhaça-me e estou para ler Liberta-me essa semana. Tenho que dizer que estou louca por esse livro e achei a capa maravilhosa. Fico feliz em saber que mesmo com o final aberto que vc citou, o livro ainda é muito bom! Fiquei ainda mais ansiosa para ler, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. aaaai para!! toda resenha q leio desse desfecho da trilogia dizem q o final foi otimo!! eu ainda nao comecei a acompanhar a saga, mas acho q logo logo começo! sou viciada em distopias (atualmente estou lendo starters e amando) e nunca mais consegui acompanhar outros estilos literarios depois q comecei distopias :3 bom saber q o livro foi bom, ansiosa para conhecer logo tudo sobre eles!!! amo as capas, ficaram lindas!!

    ResponderExcluir
  9. Roberta, confesso não ter lido a resenha inteira porque você disse que tem spoilers, obrigada por avisar ;)
    Ganhei Estilhaça-me há anos no meu aniversário, comei a ler e parei por causa de provas e não voltei, preferi esperar sair toda a série e agora que já foi lançada vou voltar a ler
    Fiquei curiosa em saber quais foram os finais de distopias que te decepcionaram, uma eu até imagino. Mas que bom que essa não fez isso mesmo ficando com um final em aberto
    Também não gosto muito porque me enche de perguntas que talvez nunca serão respondidas, mas o bom é que nos faz imaginar o que poderá ter acontecido a mais
    NC de parabéns por enviar as jackets gratuitas depois de mudar a capa, estou na espera da minha e logo lerei a série toda, espero ter a mesma reação que você!

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Rô, tudo bom?
    Eu não conheço nenhum dos livros dessa série, nem os contos. Confesso que nunca me chamaram a atenção e não me emocionam do tipo querer sair correndo pra livraria e comprá-los, sabe? Tenho visto vários elogios e resenhas positivas para eles ultimamente e penso que é hora de dar pelo menos uma chance a história, tentar entrar de cabeça nesse mundo novo escrito pela Tahereh.
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  11. Oi Beta, dessa série só li Estilhaça-me e por isso não me arrisquei a ler sua resenha inteira e só li o fim para não pegar spoilers. Sou totalmente team Warner e pelo que todos andam falando já posso desconfiar que a Juliette vai ficar com ele. Adorei essa capa do terceiro livro e não vejo a hora de ler o restante da série. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!