Resenha: Veneno por Sarah Pinborough



Título: Veneno
Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 223
ISBN: 978-85-67028-00-2

    E se a Rainha Má não fosse tão má assim? E se Branca de Neve fosse uma princesa mimada e rebelde?
    Em Veneno, conhecemos um outro lado desse conto de fadas.
Após ir para a batalha, o rei deixa sua querida filha, Branca de Neve, aos cuidados de sua sexy e linda esposa.
     A rainha aproveitando a ausência do rei, decide ensinar sua enteada - uma jovem rebelde e selvagem, que monta cavalos como homens, que reusa-se a usar espartilhos ou a escolher um marido – a comportar-se como uma dama da corte.
    Entretanto, Branca de Neve, que não leva desaforos para casa e não faz aquilo que não quer, desafiará a rainha e todos a sua volta sofrerão as consequências dessa guerra de poder.
    Confesso que criei toda uma expectativa para este livro. Encantei-me em saber que estava prestes a ler mais uma história que reconta de forma mais moderna o conto de A Branca de Neve e de outros contos de fadas.



    Minhas expectativas para com esse livro foram atendidas em parte.
A narrativa de Sarah Pinborough é fácil e rápida, entretanto, notei que ao decorrer da história a autora de perdeu.
    O livro narrado em terceira pessoa, começa mostrando a história pelo lado da Rainha, e então, de repente, ele muda para a da Branca de Neve. Ok, até aí eu estava conseguindo acompanhar, embora tenha achado a mudança brusca demais.
Na minha opinião, ficaria melhor se a cada capítulo a narrativa intercalasse com a visão de uma das duas (mesmo a história sendo narrada em terceira pessoa, você consegue notar aos olhos de quem ela está sendo contada).

Essa troca brusca de visão me incomodou e por esse motivo retirei uma estrela do livro.
Embora o livros seja claramente uma releitura do conto A Branca de Neve, notamos outros personagens de contos de fada nele como a bruxa da história de João e Maria e o Aladdin.
Surpreendi-me muito com o  Aladdin. Eu amo a versão Disney desse personagem e fiquei chocada ao ver o personagem frio e cruel que ele é neste livro.

   A princípio tive medo que a autora mudasse totalmente o rumo da história, mas fiquei feliz ao ver que todos os personagens continuam lá: os sete anões, o caçador (que me saiu muito safadinho, diga-se de passagem) e o príncipe.

    Ah, esse sim me surpreendeu e MUITO! Não posso falar muito dele, porque senão seria spoiler, mas deixo um aviso: Repense seus vilões e mocinhos!
    O que me leva a falar sobre uma última coisa. Posso dizer com toda certeza que o que eu mais gostei nesse livro, foi o fato de que a autora nos mostra que nem todo mundo é cem por cento bom ou ruim.
    E que nem sempre príncipes, princesas, rainhas más e reis são sempre honestos ou cruéis.
    Embora Veneno seja uma releitura de um conto de fada, não  o recomendo para menores de 18 anos devido a cenas eróticas, insinuações e linguajar pesado.
    Definitivamente, esse é um conto bem moderno.

   Para fechar esta resenha, não posso deixar e falar e parabenizar a editora Única pelo trabalho incrível com esse livro. Que diagramação perfeita! A cada capítulo somos presenteados com desenhos de arranjos de flores e folhas. A Capa é belíssima e na orelha traseira somos surpreendidos com um marcador lindíssimo com a capa do segundo livro, Feitiços, preso por um picote. É claro que não pude deixar de retirar e usá-lo durante minha leitura. Aplaudo de pé o trabalho excelente da editora com este livro. Bravo!

    Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas. O segundo livro chama-se Feitiço.



11 comentários

  1. Acho linda demais a capa desse livro e fui le-lo por conta desta e por conta de ser uma releitura de conto de fadas. Eu li semana passada e confesso que nao gostei muito nao, é um livro bom, mas achei que se perdeu na loucura em varios momentos, e o final mais surpreendente impossivel kkkkkkkk acabei rindo muito lendo tudo, devido o numero de situaçoes inusitadas!!

    ResponderExcluir
  2. Oiee.
    Estou louca para ler esse livro.
    Quando eu soube que era um livro baseado nos contos de fadas já fiquei interessada. Agora vendo pela resenha que a autora reconta a história da Branca de Neve e de uma maneira bem diferente da que conhecemos, me animou mais ainda.
    Sem falar que a capa é linda né.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os vilões, e acho que o livro estava indo super bem com a construção de Lilith, mas acho que a autora se perdeu um pouco. Eu gostei do livro, mas esperava bem mais dele.
    Vou arriscar ainda no segundo livro, já que gosto da Cinderela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Só digo uma coisa: LEIA OS PRÓXIMOS!
    Só li Veneno e Feitiço e gostei muito da forma como a autora embaralha tudo pra depois ir explicando seus nós, sabe? Muito legal e muito inesperado!
    Estou louca para ler Poder!

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha bastante vontade de ler essa série, mas estava com muita expectativa para os livros, e vi muita gente falando que não era tudo isso. Então vou ler ainda, mas mais provavelmente nas férias no final do ano =P
    Mas já é bom saber que você gostou e que é um bom conto moderno =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho receio de algumas releituras, acho que as do estilo que a Paula Pimenta está fazendo são mais minha cara, então acho que vou passar esse, ainda mais por essas três estrelas
    Achei confusa essa narrativa dela..
    Então é característica da editora esse marcador na orelha traseira? Tenho o livro O Teste dela e também tem, o que é ótimo, adoro marcadores e nada melhor do que ler o livro com o marcador do mesmo, já que em livrarias, muito menos pela internet quando compramos vem com um :/
    Essa trilogia tem os livros independentes?

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Beta!
    Eu li o livro e amei, serio!
    Adoro contos de fadas e curto esses finais exóticos e diferentes!!
    Beijos e leia logo o segundo!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, estou louca pra ler essa série, eu simplesmente adoro essas releituras dos contos de fadas. Pena que ao que parece, a autora se perdeu um pouquinho durante a narrativa do livro né? Mas mesmo assim, ainda morro de curiosidade pra ler essa série.

    Bjok

    ResponderExcluir
  9. Tenho um pouco de receio em recontos, medo de me decepcionar sabe ? Aladin nesse conto? Sério? rss. Branca de neve mimada e Caçador safadinho. Realmente é um conto bem moderninho, rss

    ResponderExcluir
  10. Eu acho as capas dessa série incrível, mas minha amiga leu e não curtiu nem um pouco, daí fiquei com receio de ler.. Bom saber que você gostou.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Amo todo o trabalho da Única, todos os livros deles possuem uma diagramação perfeita, sempre nos surpreendendo. Quando ao livro eu gostei bastante, adoro quando todas essas história de nossa infância são recontadas totalmente diferentes sem mudar drasticamente. O final do livro super me surpreendeu e acho que foi um ponto positivo do livro. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!