Papeando: Pausa de um capítulo.

Oi, gente, tudo bem?

Comigo não. Nos últimos meses eu venho notando que preciso da mesma coisa que Sky de Um caso perdido. Preciso da "pausa de um capítulo".

Venho arrastando os pés desses últimos meses com o blog e com meus estudos. O motivo? Pura desmotivação. E sempre quando eu parava pra pensar nessa minha falta de motivação eu me recriminava e me xingava. Dizia que eu não tinha o direito de sentir essas coisas, que deveria erguer a cabeça e seguir em frente, porque quem fica desmotivada é o mesmo que não ter força de vontade.

Acontece que não é bem assim. Aprendi isso e aceitei que ninguém é perfeito ou de ferro cem por cento do tempo. Então, aceitei essa minha "fraqueza" e me permiti a pausa de um capítulo.

Para aqueles que não sabem, desde que comecei no emprego que estou atualmente eu tive que trancar a faculdade por divergência de horário e por mais que tenha dito a mim mesma que tudo bem, não tem problema parar por um ano, isso me afetou mais do que eu gostaria.

Simplesmente não gostei da sensação de "desistência" que ficou em mim. Por mais que eu saiba que não vou desistir, eu vejo algumas pessoas a minha volta sussurrando e apontando ou até mesmo torcendo pela desistência, porque, afinal, ela é presente na minha vida.

Desisti do curso de Japonês, desisti de vários blogs, quase desisti desse várias vezes, desisti, desisti, desisti, desisti.

Quando me permiti pensar em tudo, eu vi que, na verdade, não desisti de absolutamente nada. Tudo que fui obrigada  a parar, foi porque minha situação real me obrigava. Cada um tem sua vida, suas preferências, suas prioridades. O que pode abrir mão e o que não pode de jeito nenhum. No meu caso, é o trabalho. Eu me sustento, sou dona do meu próprio nariz, embora ainda more com meu pai, é cada um por si. Ele tem as coisas dele e as despesas dele, eu tenho as minhas.

Confesso que um dos meus maiores aborrecimentos aqui o blog ultimamente tem sido o Top Comentarista.
Comecei o blog de forma a poder presentear pessoas que, iguais a mim, amam livros e amam ler. Eu sei que a realidade de alguns não permite que elas comprem a maioria dos livros que querem, minha intenção, sempre foi poder dar uma chance a essas pessoas.

O problema é que algumas pessoas (deixo claro que não estou me referindo a ninguém em específico), participam dessas promoções apenas para ter mais livros na estante e às vezes nem leem. O que magoa, é ver que alguns só olham o blog e comentam se tem Top Comentarista e se vale um livro, se não valer, não comenta e não lê o post.

É meio triste quando vemos esse tipo de coisa. Por que participar só quando vale algo? Eu leio inúmeros blogs, comento em outros tantos, acompanho mais outros. Não participo de tops por pura falta de tempo.

Dois tops do blog seguidos deram problemas. O de Maio foi por culpa minha e nunca neguei isso. Assumi o erro e duas pessoas foram vencedoras por conta desse meu erro, ao meu ver, ninguém foi prejudicado (exceto meu bolso) e pra mim, na minha consciência agi corretamente.

O segundo, de Junho, também deu problema, mas dessa vez não por culpa minha e sim pela falta de atenção dos concorrentes. Avisei que o Top iria até Julho, mais especificamente até 14 de Julho, postei no facebook e continuei fazendo os posts com o selo do Top Comentarista. Não anunciei nenhum Top novo, então por que continuava o selo? Aos meus olhos ficou bastante claro que ele ainda estava valendo, no entanto, que alguns participantes continuaram participando direitinho.

Agora, não era justo eu simplesmente cancelar o sorteio pela falta de atenção de outros, pra mim, isso sim seria injusto. Compreendo a frustração de quem estava participando direitinho e perdeu o aviso pelo FB (que foi mais de um) ou não prestou a atenção a esse pequeno detalhe do selo do top nos posts. Sinto muito, mas foi avisado. Não posso fazer outro sorteio. Não seria justo com quem fez tudo certinho.

Chegou ao cumulo de eu receber e-mails ofensivos com ofensas e acusações absurdas. Isso me chateou, enraiveceu e quase me fez desistir dos tops, quase. Não desisti, porque, graças a Deus, tenho amigos maravilhosos que não deixaram e me colocaram pra cima. Obrigado a todos vocês, sério mesmo. Não sei o que seria de mim sem vocês, seus lindos!

Bom, os tops continuarão sim. Não terá top de Julho, só de Agosto que será junto com o de Setembro, no qual o vencedor ganhará um livro e mais marcadores sortidos, já que o top se encerrará depois da Bienal (a qual tentarei conseguir o máximo possível de mimos :).

Eu espero de verdade que as pessoas que me mandaram e-mail ofensivos pensem bem antes de fazerem isso de novo. Nada que eu faço aqui no blog é uma obrigação, faço porque eu gosto, porque sinto prazer em fazer e principalmente, porque eu amo ser blogueira e amo os livros.

Não tratem as pessoas de uma forma que você não gostaria de ser tratado. Minha mãe me ensinou isso, senão ensinaram pra vocês, eu ensino: Não trate ou faça aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

Pra finalizar, deixo uma novidade bem legal: primeira parte da Book Shel Tour está pronta =)
Até o fim da semana que vem, eu posto pra vocês.

Beijos, galera! E desculpem esse post enorme, mas sabem como é, chega uma hora que a gente precisa vomitar os sapos, caso contrário, nos afogaríamos.

8 comentários

  1. Beta,

    Só te falo uma coisa, nunca desista! É praticamente impossível agradar a todos. Algumas pessoas não sabem o sacrifício que é para mantermos um blog. Tenho uma vida muito estressante e meu blog é para mim como uma válvula de escape. Uma forma de eu poder conversar e conhecer pessoas que são apaixonadas pelo universo literário assim como eu. Foi assim que te conheci amiga, sei da sua índole e sei que você é muito mais que tudo isso.
    Então, não ligue para os que os outros falam, é mais fácil apontar erros nos outros do que assumir nossos próprios erros.
    Adoro seu cantinho e achei justo seu desabafo.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Amora!
    Adoro seu blog, confesso não comento muito por falta de tempo mas sempre leio e te sigo a algum tempo.
    Eu concordo com você em cada palavra que disse, sei como é ficar desmotivada, no meu blog eu não faço sorteios ainda não quis fazer exatamente pelas pessoas só olharem o que interessa para ganhar algo, as vezes tem até uns comentários que não tem nada a ver com o post, pq a pessoa não se deu o trabalho de ler inteiro, eu já ganhei um sorteio de uma caneca com o tema de um livro uso diariamente, toda vez que olho pra ela me da forças para não desistir do meu blog, ele já teve varias mudanças mas agora cheguei no meu foco.
    E torço para você não desistir do blog pois com certeza é algo que te faz bem e precisamos de algo assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Beta,
    Sim, infelizmente muitas pessoas só visitam os blogs por causa de promoções e muitas só comentam por causa de tops e ainda reclamam. Elas não tem noção de como é difícil manter um blog por mais que gostemos dele e ainda lançar várias promoções.
    Acho justo você não desistir mesmo, não deixe que algumas pedras no caminho te façam tropeçar e cair. Adoro seu blog apesar da minha total falta de tempo de sempre ir em blogs comentar. Ah e quero ver primeira parte da Book Shel Tour. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Você disse muito bem. Às vezes o atraso para liberar um top comentarista, por exemplo, é simplesmente porque temos diversas tarefas para fazer e as pessoas não compreendem isso. Não deixe isso te abalar, pois criticar todos criticam, mas as verdadeiras pessoas conhecem seu trabalho.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ro,
    Você sabe que nós te adoramos né...
    Não desista do blog, pq se fizer isso eu vou até o Rio e puxo a sua orelha kkkkk
    Adoro o seu blog, e sempre que dá passo para deixar comentários ^^
    O seu desabafo foi justo, mas não deixe que pessoas de desmotivem, continue sim com os TOP, sem se preocupar, pois que curte o blog volta mesmo sem promoções.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta!
    Sempre passo aqui no seu blog e você sempre retribui a visita!
    O blog é prazer, eu fico louca pra terminar as minhas coisas pra poder sentar e visitar os outros e publicar no meu.
    Infelizmente há muita gente interesseira, duvido que METADE tenha lido qualquer um dos posts que vc colocou o selo....
    Sabe como eu pego? Coloca um post com selo de top e o seguinte faz um sem... O resultado será mais de mil no primeiro e 1 ou 2 no segundo!

    A vida é assim. Gente que não sabe perder, se "estrepa" no final... - Meu tio que falava isso.

    Beijinhos
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoinha... ^^

    Acho que muitos blogueiros sabem dessa sensação difícil quando precisamos priorizar outras coisas, pausei meu blog em maio/junho e resolvi 'relaxar o bigode' (como diria minha irmã), a gente não morre nem o mundo se acaba se fizermos isso. Somos pessoas responsáveis, com obrigações e prioridades, então vejo o blog como um cantinho meu para apresentar livros legais e desabafar, para compartilhar momentos, não é mais um trabalho, não ganho dinheiro com ele, não quero que seja uma obrigação onde tenho que 'bater o ponto' todo dia/semana/mês. Respeite seu tempo, seu ritmo... se precisar diminuir a frequência, faça isso, se sentir vontade de postar ou compartilhar algo legal, venha e divirta-se... sempre teremos pessoas legais que virão visitar nosso espaço, e isso basta né?

    Quem sabe depois que passar o turbilhão de atividades vc não volta em um ritmo mais acelerado? Quem sabe seu cantinho também não terá anos e anos de duração? Mas nesse período, haverão momentos como esse, em que vc precisará priorizar outras coisas, não se culpe nem se magoe com isso... relaxa o bigode também tá? =D

    Abraços!!!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
  8. Olá Beta...Imagino como deve ser complicado,sigo vários blogs e sou bastante fieis a eles,alguns possuem o Top outros não, mas se for comentar é por que realmente li,pois imagino o carinho e a dedicação que você tem pra postar cada dia...E peço que não desanime pois você possui muitos seguidores que acima de tudo gostam de você!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!