Resenha: Em Chamas por Suzanne Collins

Título: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes #2
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413
ISBN: 978-85-7980-064-1
Ano: 2009
Classificação: 5 Estrelas | Queridinho da mamãe

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jove caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Ok... Que livro foi esse?

Se em que Jogos Vorazes meus nervos ficaram a flor da pele, Em Chamas me deixou em frangalhos!
Como eu disse na resenha anterior, eu já havia assistido ao filme e depois que procurei o livro para ler, então nada foi surpresa. Porém o sentimento com esse segundo livro foi outro.
Eu não sabia o que aconteceria na página seguinte e, provavelmente, por isso eu ficava apreensiva e angustiada a cada página.

Acho que nunca odiei tanto um personagem como odiei  o presidente Snow, já não ia muito com os córneos dele no primeiro livro, nesse eu quis matá-lo de várias formas diferentes, todas bem dolorosas. Me joguem na arena que tacarei o terror lá!

Depois que Peeta e Katniss vencem os Jogos Vorazes, murmúrios começam aqui e ali e agora uma possível revolta ameaça Panem. Essa foi a parte que mais me chamou a atenção nesse livro. Sentir que o povo começa a acordar e o governo começa a sentir a ameaça de uma possível revolta.
Gosto de temas que envolvem governo, conspiração, política, gosto de pensar ao ler um livro, gosto, principalmente, quando  o livro me faz criar planos, expectativas e estratégias e com Em Chamas eu fiz tudo isso e até mesmo bolei algumas mortes e torturas, confesso.

Suzanne Collins continua com uma narrativa excelente, rica em detalhes,  e com um terror psicológico que ás vezes você jura que está lá no meio do conflito, do desfile ou da arena.  Chega um certo momento que você necessita largar o livro e olhar para traz para ver se não tem ninguém espreitando para tentar lhe enfiar uma faca.

Se recomendo? Mas é claro!

5 comentários

  1. Hey,
    Olha quero muito ler a serie Jogos Vorazes, todo mundo que leu fala super bem! Não li sua resenha toda por medo de spoiler, sabe como é, né?! Mas todo mundo diz que Em Chamas é o melhor da série, é verdade?
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog tem sorteio por lá! c:

    ResponderExcluir
  2. Só conheço até agora o primeiro livro da série e posso dizer que estou ansioso para conhecer os próximos.
    Fico feliz de saber que os livros continuam mantendo a qualidade do primeiro.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sabe, flor, eu amo Jogos Vorazes, espero mesmo que a adaptação de Em Chamas seja tão boa quanto a primeira. Infelizmente, esse não é meu volume favorito, gosto mais do primeiro e do último.

    Beijos
    @clicandolivros
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai esse é o melhor da trilogia não é? INCRÍVEL *o* fiquei angustiada, em frangalhos, como você mesma falou. Leitura imperdível!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Beta,

    Preciso ler a trilogia antes de novembro, que é quando será lançado o novo filme, ainda bem que esses eu já tenho na minha estante, porque você acaba me deixando doida pra ler determinados livros... com meu tempo tão limitado, as vezes preciso fazer escolhas tão difíceis!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!