Papeando: Preparativos para à Bienal

Oi, pípol!

Essa semana, em São Paulo, começa a tão esperada Bienal do Livro. Todo leitor que se preze aguarda com a maior ansiedade por esse ano que intercala de ano em ano entre Rio de Janeiro e São Paulo.




É claro que a Garota Liber é presença confirmadíssima lá! Essa semana estou preparando tudo que levarei: livros para a troca, lembrancinhas (sim, levarei mimos!), livros que quero pegar autógrafo, roupa, mochila, tudo!

Mas e você? Sabe como se preparar para à Bienal? O que levar. O que não levar. Que roupa usar. Que calçado usar.

Resolvi preparar esse post para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência com esse evento.
Participo da Bienal desde 2005. Mas apenas em 2009 que comecei a pegar o jeito da coisa, isso porque me arrisquei pela primeira vez em tentar o autógrafo de um autor internacional. Nesse ano, consegui o sonho de pegar o autógrafo da diva Meg Cabot <3

Bom, eu sempre costumo, antes de qualquer coisa, comprar meu ingresso antecipadamente, assim evito fila no dia do evento e evito, também, perder a senha para pegar algum autógrafo.

Então meu conselho é: Vá até o site da Bienal e compre seu ingresso para os dias que pretende ir. Não deixe para a última hora!

Segundo passo, é decidir como você irá vestido e o que levar. O segredo é estar o mais confortável possível. Sempre opto por legging ou um jeans confortável (caso esteja frio) ou então um short (é o que costumo usar aqui no Rio, já que sempre está bem quente), uma blusa igualmente confortável - geralmente uso alguma com a estampa de livros hihi. E tênis. Faça deles o seu melhor amigo.

Meninas, esqueçam o salto alto ou aquela sapatilha que aperta seu pé. Você vai andar e andar e andar e andar, então use o calçado mais confortável que você tiver. Acredite, você não vai querer parar no meio do evento porque seus pés doem.

Comida é outro fato bem importante. Se você não trabalha e só em aquele dinheirinho que juntou com tanto suor para levar, meu conselho é que leve biscoitos e sanduíches e uma garrafa d'água de casa. Comida na Bienal nunca é barato e, pelo menos eu, prefiro gastar com livros ao invés de comida.
Então, tenho sempre algo dentro da bolsa.

Geralmente levo um pacote de biscoitos, um sanduíche leve e uma barrinha de cereal.
Mas se você é do tipo que não consegue ficar sem comer o bom e velho arroz com feijão, então sugiro para separar um dinheiro para o almoço e deixar o lanche para comer esses itens que citei.

Bolsa. Esse é outro fator que muitos ficam pensando. Levo bolsa grande ou pequena? Eu, particularmente, opto sempre pela mochila. Se você tiver aquelas mochilas que podem ser usadas tanto nas costas como no chão, como um carrinho, melhor ainda!

Detesto demais ficar andando com sacolas nas mãos, então, levo uma mochila vazia, só com minha carteira e as comidas (dentro de um saco plástico). Assim, todo livro que compro guardo na mochila. Não é o ideal, pois prejudica a coluna por conta do peso, mas eu prefiro do que ficar cheia de sacolas e correr o risco de perder alguma na hora de algum alvoroço.

Quanto ao dinheiro, você me pergunta. Quanto levo? Levo dinheiro vivo ou cartão?
Eu levo ambos. Levo uma certa quantia em dinheiro, me cartão de débito e um de crédito .
Mas cuidado! Não vá gastando tudo que nem doido. Faça as contas. Separe uma certa quantia para gastar na Bienal.

Por exemplo, como sou do Rio de Janeiro e vou viajar para São Paulo para o evento, separei uma quantia x para levar em dinheiro. Determinei que irei gastar Y no débito e Z no crédito, isso incluindo livros, comida e qualquer outra coisa.

Assim, você se diverte, compra suas coisas e não fica louco querendo arrancar os cabelos quando a fatura chegar ou quando você olhar sua conta no banco =)

Outra coisa bem importar é: eu sempre, SEMPRE, levo uma cópia do mapa da Bienal comigo e faço uma lista dos autógrafos que quero pegar, dos bate-papos que quero assisitir e quaisquer outras atrações informando o horário e em qual stand será. Assim, não perco as atrações e me organizo direitinho. Uma dica, é usar o aplicativo da Bienal. Ele tem tanto pra android como pra iPhone.

E é claro, faço uma lista dos livros que quero comprar. Separando eles por:

1. Continuação de alguma série.
2. Muito desejado.
3. Desejado.
4. Que quero conhecer.

Assim compro os que eu já estava de olho e não esqueço de nenhum.

Bom, e por último: Divirta-se! À Bienal é um evento único que mistura cultura, diversão e interatividade.
Leve seu filho, irmão, namorado(a), marido, esposa, amigo e vá se divertir.
Ler nunca é demais!

Bom, espero ter ajudado com essas dicas.
Qualquer dúvida só deixar nos comentários ;)


5 comentários

  1. Oi Beta, estou mega ansiosa com a bienal, um pouco triste por não ir no mesmo fim de semana que vocês, mas não vejo a hora de estar lá no meio de tantos livros. Também estou fazendo uma listinha de autores e eventos que quero ir e já pensando em o que levar pra comer. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas, pena que eu nao vouuu

    BUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Nem quero falar mais sobre isso!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Eu ia mas não vou mais! Estou muito triste, mas suas dicas doram ótimas!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mana,
    esse já é o terceiro post que vejo em blogs falando de como se preparar para bienal e lembro que nunca vou em nennhuma T.T
    Mas com fé em Deus proximo ano estarei no Rio e usarei tooooodas as suas dicas!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu não fui à Bienal :/
    Moro em Brasília e a Bienal daqui foi bem parada, muito vazia, nem se compara com a de SP :((
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!