Resenha: A Mais Pura Verdade por Dan Gemeinhart

Título: A Mais Pura Verdade
Autor(a): Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 218
ISBN: 978-85-8163-633-7
Ano: 2015
Classificação: 4 Estrelas

*Livro cedido em parceria com a editora.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido - um sentido muito importante -, Mark não tem nada a ver com as outas crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital.Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.



Uma história sobre coragem, amor, amizade  e verdade. É assim que vejo "A Mais Pura Verdade".
Mark é um personagem encantador. É simplesmente impossível você não se apaixonar por ele. Pela forma como ele enxerga a vida. Pela amizade que ele tem com Beau, seu fiel cãozinho e por sua amiga Jessie.

Esse é um daqueles livros que você lê e depois para pra pensar na vida. Você pensa em todas as coisas que você reclama, em todos os maus momentos pelo que você passa e, às vezes, na amargura e no rancor que você guarda por questões pequenas. Pra mim, não tem essa que a dor de um é maior que a de outro, todas as dores são iguais.

Com Mark, porém, você aprende a lidar com a sua própria dor, seja ela qual for. O que eu mais aprendi com esse livro foi isso. Olhar pra aquilo que me machuca, que me faz triste e tentar dar uma outra perspectiva pra ela.

A história segue no ritmo de Mark tentando alcançar seu objetivo: O Monte Rainier. Intercalado entre uma capítulo em primeira pessoa, narrado pelo Mark e outro em terceira pessoa sob a perspectiva de Jessie, o livro te leva numa jornada na qual, Mark, pela primeira vez em sua vida escolheu. Em uma jornada que ele está ditando as regras.

A única coisa que me chateou no livro, foi o seu final tão abrupto. Senti falta de um epílogo, mas isso não tira a beleza e o charme do livro.

Em alguns momentos eu quase matei o autor devido ao suspense que ele gosta de jogar a cada fim de capítulo, mas depois eu perdoei.

Não preciso nem citar que a diagramação do livro está ótima. A Novo Conceito sempre capricha bastante nessa parte. As fontes são de um excelente tamanho, nem muito grande ou muito pequena, as folhas são levemente amareladas e a capa é divina. Simples, mas relata uma parte muitíssimo importante  e tensa do livro.

Assim que finalizei a procura fui olhar pra capa, a fim de entender o desenho e quando percebi a qual cena ele se referia, quase chorei. Adorei!

Super recomendação pra vocês.




9 comentários

  1. Estou curiosa para ler esse livro, acho que é daqueles que nos faz chorar, ainda mais quando é com criança! Torcendo por Mark!

    ResponderExcluir
  2. A história parece ser emocionante. Fiquei encantada em conhecer um pouco da história de Mark. Estou comovida com o que li na resenha sobre ele. Com certeza vou ler. Pois quero saber como vai terminar essa aventura de Mark.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Agora eu também quero saber ao quê a capa se refere. Curiosidade bateu aqui bem forte.
    Parece uma história encantadora. Gosto de livros que me fazem olhar a vida (minha vida) de outra forma.
    Não tem nada haver uma história com a outra, mas quando li o Extraordinário eu me vi olhando o mundo de outra maneira, acho que pela autenticidade que o autor descreveu em cada capitulo, acho que todo livro devia ter um pouco disso.
    Quero muito A mais pura verdade ^^


    Bjuz

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Parece ser mesmo uma boa leitura mas eu acho que não ia curtir muito... vi muitas fotos do livro e está muito bonito mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro bem interessante, gostei muito, nos leva a refletir e ter uma visão diferente do mundo, aparentemente o Mark tem tudo jogando contra ele, uma vida cheia d dificuldades mas nem por isso ele desiste, e poxa q legal mostrar amizades tao fortes e verdadeiras, seu parceiro fiel Beau e sua grande amiga Jessie, e seu comentario da capa foi incrível, fiquei tentando imaginar como é a cena e tbm como vai ser a reação quando ler o livro e descobri :)

    ResponderExcluir
  6. Ai, esse livro parece ser lindo demais. Antes fiquei com receio de ler achando que não fosse isso tudo, mas agora não tenho mais dúvidas. Aliás, tenho uma certeza: preciso ler com uma caixinha de lenço do lado, porque já vi que é pesado. Só espero que não aconteça nada sério com o cachorro, porque essas coisas acabam comigo. Na boa. Pretendo ler o quanto antes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa! parece msm ser mto fofo, embora eu não goste de livros que me faça chorar, fiquei interessada nesse! Estou louca para ler ainda mais pelo que vc falou que tem aquele suspense que nos faz pensar no que vai acontecer e ficar horas e horas lendo sem nem notar!

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de livro costuma mexer mto com o emocional, por se tratar de uma criança com doença terminal me deixa muito emocionada e pensativa, pois imaginar uma criança assim é mto triste! Mark parece ser um menino muito decidido e forte. Espero que o final mesmo sendo como vc disse obtuso não seja chato, pois odeio quando o livro nos emociona, nos passa uma lição e no final é meio "que? O que aconteceu?"

    ResponderExcluir
  9. Deduso que a capa se refere a separação do menino com o seu animal de estimação. Por acaso seria a morte do personagem???? Pelo menos foi isso o que pensei. Que bom que deu pra você aproveitar a leitura.

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!