Ação Literária: Um livro que você gostou, mas não é conhecido

Sabe aquele livro que você leu e amou, mas que ninguém leu ou quase ninguém conhece?
E que você quer desesperadamente que o mundo conheça a história porque ela merece.
Que quer que alguém compre os direitos para transformar aquela história em filme, mas ninguém compra, porque poucos conhecem a história.

Já leram um livro assim? Eu também.
Hoje, no Ação Literária o tema é esse!

Para quem não sabe, o Ação Literária é um projeto que alguns blogs literários fazem, no qual escolhemos um tema de leitura por mês e dentro daquele, citamos algum livro de nossa escolha que tenha a ver com o tema para indicar para vocês.

Esse projeto é sempre em vídeo, mas desta vez - e espero que somente desta vez - será feito por post, pois ainda tô sem programa para editar vídeos.

O livro escolhido por mim para este ação é o meu queridinho: Sr. Ardiloso Cortês por Derek Lady.



O livro conta a história de Stephanie, uma menina de 12 anos que tem uma vida normal, com pais normais. Nada de importante ou excitante acontece em sua vida. Mas ela sempre desejou algo mais.
Quando seu tio Gordon Edgley, um famoso escrito de histórias de terror morre inesperadamente, tudo muda na vida de Stephanie.

Todos sabiam que ela era a sobrinha favorita de Gordon, mas mesmo assim, todos ficam chocados quando, na leitura do testamento, descobrem que a principal herdeira de Gordon é ela. Stephanie herda o dinheiro do tio, os direitos autorais de seus livros e sua casa, uma mansão com mais mistérios do que se pode imaginar.

Em sua primeira noite na casa, Stephanie é atacada por pessoas perigosas que estão atrás de uma chave que a menina não faz ideia do que seja. Porém, antes que ela possa encontrar o mesmo destino que o tio, alguém a salva. Ele é Sr. Ardiloso Cortês, um detetive inteligente, sarcástico, irônico, bem-humorado e também um esqueleto vivo, que fala, anda, faz magia, lança bolas de fogo, o que faz Stephanie ficar encantada.

Juntos, eles tentarão resolver o mistério da tal chave e enfrentar um antigo mal que está prestes a destruir o mundo.

O livro é uma YA de fantasia. Muitíssimo inteligente, divertido e com muito suspense. Stephanie é uma personagem única. Embora ela tenha 12 anos, esse livro tá longe de ser considerado infantil. Com uma cabeça de garota mais velha, inteligente e com uma língua afiada feito navalha, ela é a parceira perfeita para alguém como Ardiloso. 

Eu conheci esse livro navegando pelo site da Galera Record, lembro que o que me chamou a atenção foi uma matéria dizendo que esse livro poderia vir a virar um filme e quem interpretaria Ardiloso seria Johnny Depp, então, na mesma hora corri atrás do livro, porque, né, é Johnny Depp.

E qual foi minha surpresa ao encontrar um livro maravilhoso! A história é muito bem escrita, a trama toda é muito bem desenvolvida, os diálogos são inteligentíssimos e a escrita maravilhosa de Derek Landy em terceira pessoa não nos deixa desgrudar desse livro!

E claro, Ardiloso faz toda a diferença. Afinal, como não se apaixonar por uma coisinha tão delicada e sentimental como ele?

    "Ardiloso a puxou gentilmente para um abraço, dando tapinhas nas costas dela.
   - Sua tapada sem cérebro. Sua cretina simplória. Aparvalhada. Apalermada. Uma imbecil. Inteligente como uma anta. Sagaz como uma tartaruga. Não é a mais esperta da sala. Se fosse uma faca, seria a menos afiada, se fosse uma lâmpada, seria a menos brilhante. Cérebro de nabo. Tem todos os órgãos e nenhum miolo.
   Ela riu contra o peito dele.
    - Por favor, pare de falar."

É uma pena que ele não tenha o reconhecimento que merece. 

Com 11 livros publicados nos Estados Unidos, sendo 3 contos, no Brasil, até o presente momento,


tem 5 livros lançados e eu não aguento mais esperar pelo sexto!


No brasil os títulos lançados foram:
1 - Sr. Ardiloso Cortês
2 -  Sr. Adriloso Cortês: Pegando Fogo
3 - Sr. Ardiloso Cortês: Os Sem-rosto
4 - Sr. Ardiloso Cortês: Dias Sombrios
5 - Sr. Ardiloso Cortês: Espiral da Morte

Nos Estados Unidos:
1 - Skulduggery Pleasant
2 - Skulduggery Pleasant: Playing with Fire
3 - Skulduggery Pleasant: The Faceless Ones
4 - Skulduggery Pleasant: Dark Days
5 - Skulduggery Pleasant: Mortal Coil
6 - Skulduggery Pleasant: Death Bringer
6.5 - Skulduggery Pleasant: The End of the World
7 - Skulduggery Pleasant: Kingdom of the Wicked
7.5 - Skulduggery Pleasant: Tanith Low in the Maleficent Seven
8 - Skulduggery Pleasant: Last Stand of Dead Men
8.5 - Skulduggery Pleasant: Armageddon Outta Here

A cada livro que você vai lendo, é super notável o crescimento e o amadurecimento de Stephanie, logo ela perde aquele quê de criança e se transforma em uma jovem que é treinada por Ardiloso e se mostra tão habilidosa quanto ele.

Ao longo da trama, também, podemos notar alguns traços de romance e temas mais sérios e até mesmo mais assustadores.

O autor soube construir perfeitamente bem cada livro, cada história, cada mistério e cada personagem. Um diferencial absurdo nesse livro são os nomes dos personagens.

No mundo da magia de Derek Landy, o mais importante é o nome da pessoa. Todos têm 3 nomes no mundo de Derek. O nome com o qual a pessoa nasce e esse nunca sabemos qual é, o nome que nos é dado e o nome que escolhemos.

Se um mago sabe seu nome, aquele que você recebe quando nasce, ele pode te controlar pelo resto da vida, por isso quem é mago, escolhe um nome e por isso, o nome de Ardiloso é Ardiloso Cortês.

Então vocês já podem imaginar os nomes que encontramos por aí, né? Dou alguns exemplos pra vocês: Ardiloso Cortês, Medonho, Valquíria Caos, Serpenteio, Sr. Êxtase, Tanith Low, Porcelana Tristeza e por aí vai.

Super recomendo esse livro, galera! É bom demais!! Ele é o tipo de livro que tem o pacote completo: ação, aventura, mistério, suspense, romance, comédia! Sério, confiem em mim e leiam, vocês não vão se arrepender. Entrem no mundo do meu caveirão lindo!

Antes de fechar o post, preciso falar um pouco sobre o autor, ou melhor, vou deixar ele falar:

Derek Landy já escreveu vários roteiros para filmes de zumbis e assassinos em série, mas ele fez questão de tornar seu herói, Sr. Ardiloso Cortês, mais bem vestido, mesmo estando morto. Landy vive em uma cidadezinha perto de Dublin, Irlanda, e a razão pela qual ele escreve sua própria biografia é que assim ele finalmente pode falar de si mesmo na terceira pessoa sem parecer metido ou maluco.

Dá pra ter uma ideia do senso de humor do autor, não dá?

Para saber mais sobre o Ação Literária, visite a nossa página no Facebook!
Confiram os posts das outras blogueiras do Ação Literária:

Patty Santos - Coração de Tinta
Andressa Barbosa - Livros e Chocolate Quente
Raquel Araújo - Por uma boa leitura
Gabriela  - Reino da Loucura






10 comentários

  1. Robertaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, me arrependendo de ter vindo ler esse post! Não acredito que a lista de desejados vai aumentar consideravelmente? Ahhhhhhhh tô caidinha pelo Sr. Ardiloso Cortês!
    E, você está certa, eu não conhecia a série. Nunca tinha ouvido falar! Que vergonha....

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai gente eu quero! Haha
    Amo YA e fantasia (e detetives!), ô Johnny Depp facilita aí a vida pois eu quero, já joguei o livro no skoob e tô vendo os preços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da série, e tem razão nunca ouvi falar dela, mas me pareceu muito legal, cheia de mistérios e sem aquelas coisas chatas de depressão, garota problemática que sempre acompanha esses tipos de livros!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, nunca tinha ouvido falar dessa série, e nem lido os livros. Parece ser interessante, gostei. Também sou fã de uma que é pouco conhecida, tanto que acho que a editora nem vai mais publicar os outros livros aqui, o que é uma pena. Vou pesquisar mais sobre esses que você recomendou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Se eu te falar que comprei alguns livros dessa série apenas porque estavam na promoção na leitura você acredita? No entanto, apesar de ter comprado nunca li e NUNCA tinha visto ninguém falando sobre o que se tratava e agora que vi estou louca para ler porque parece ser muito boa. Não gosto de livros em 3 pessoa, mas abro exceções quando a história vale a pena, o que parece ser o caso. Então irei pegar e dar uma chance e espero gostar ao mesmo tempo que sei que se eu amar a série irei ficar louca pelo próximos que não foram lançados ): E o Ardiloso é sempre carinhoso assim? Ele é o amor em pessoa hein kk Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Você conhece a série!!! ME ABRAÇA!!!! SOCORR, AMO!

    ResponderExcluir
  7. Oii Roberta, tudo bem? Gosto muito dos posts da "Ação Literária" sempre recebo ótimas dicas. Nossa, adorei saber dessa série, parece ser bem divertida e inteligente, e pena que não é tão conhecida mesmo, mas que bom que mesmo não vendendo muito, estão sendo traduzido os outros volumes... porque é horrível quando para no primeiro porque não está fazendo sucesso.

    Adoro essas séries de investigação, mas que são diferentes. O Ardiloso Sr. Cortês parece ser ótimo, e nossa, quando você disse que o Jhonny Deep foi cogitado para interpretar ele em uma possível adaptação, com certeza vi ele no personagem... acho que daria super certo. Gostei de saber também que a Stephanie, mesmo com 12 anos é uma menina madura e inteligente e gostei de saber que ela vai amadurecendo ainda mais ao longo da trama.

    Adorei as capas!!! Ótima dica, vou procurar o livro para poder comprar em algum momento.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu confesso que não conhecia essa série, nunca nem ouvi falar dos livros. E mesmo não fazendo meu estilo de leitura, fiquei bem interessada na série. Ela parece ser realmente muito boa, a única coisa ruim é que é giganteee :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Adorei o projeto tem muitos livros que são meus favoritos e muitas pessoas não conhecem,Já vi muitas vezes "Sr. Ardiloso Cortês" mas ainda não tinha parado pra ler a resenha e gostei bastante da historia me pareceu bem envolvente do tipo que ficamos curiosas pra saber o vem a seguir !!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!