Resenha: Eva por Anna Carey

Título: Eva
Série: Eva #1
Autor(a): Anna Carey
Editora: Galera Record
Páginas: 281
Ano: 2013

         Eva é o primeiro livro de sua trilogia, uma distopia que se passa no futuro após uma praga aquilar a raça humana. Os sobreviventes são separados: os meninos são mandados para campos de trabalho forçado, as meninas são enviadas para Escolas, na qual aprendem uma profissão para atuar na  reconstrução do mundo.
   Porém, nem tudo são flores. No dia anterior a sua formatura, Eva, a aluna mais aplicada de sua escola e oradora da turma, descobre que nem tudo é o que parece ser.

   Dentro dos muros bem guardados da Escola, Eva sempre acreditou estar protegida das maldades do mundo e dos homens, mas quando ela descobre que seu futuro e de todas as meninas se formam é abominável, Eva decide deixar pra trás o único lugar no qual pôde chamar de lar.





   Agora sozinha nas florestas onde todos os perigos vivem, ela parte em busca da cidade mítica Califia. No meio de sua jornada, ela se depara com outra estudante que fugiu e com o maior perigo de todos: um homem. Um rapaz. Caleb.

   Logo, Eva percebe que nem tudo que aprendeu sobre os homens ou sobre o mundo era certo e passa a questionar tudo que ela achou conhecer. Logo, ela se vê apaixonada por Caleb, mas ela terá que tomar decisões importantes que a fará escolher entre a própria vida e o amor de Caleb.

   Mais uma distopia lida! Pra quem disse que daria um tempo nesse gênero eu me mostrei uma grande mentirosa. O fato é que eu não consigo deixar esse gênero um pouco de lado, é simplesmente viciante e a criatividade dos autores em criar mundos pós-guerra e pós-apocalíptico é simplesmente fascinante!

   Eva me surpreendeu muito positivamente. Eu esperava um livro mais voltado pro romance que distopia em si e me enganei.

   Com todo um governo tirano, no qual o Rei exige que as meninas sejam educadas em Escolas e usadas para seus próprios interesses na reconstrução da Nova América, enquanto os meninos são usados como escravos, a premissa do livro é muito boa e seu enredo também.

   Mas nem tudo são flores. Eva se mostrou uma protagonista bastante chata e egoísta no meu ver. Ela simplesmente não pensa antes de tomar nenhuma atitude, o que acaba colocando não apenas a vida dela em risco, mas a de outras pessoas também.

   Muitas perguntas ficaram na minha cabeça, mas acredito que por ser o primeiro livro, a autora não quis entrar muito afundo em várias questões e em vários personagens, só posso esperar que os próximos dois livros respondam a todas as minhas perguntas.

   Com uma diagramação impecável, fontes em tamanho bom e páginas amareladas, Eva é um livro que você lê em um dia ou dois no máximo.

   O assunto abordado no livro, a guerra dos sexos e do poder, é algo totalmente novo pra mim nesse gênero, sempre vejo distopias voltadas para o governo totalitário por conta de guerras, doenças, experimentos científicos, mas ver um que trata de um assunto como a disputa entre homem e mulher pelo poder é algo totalmente novo, fascinante e interessante ao extremo.

   Recomendo o livro para todos!




7 comentários

  1. Distopias me fascinam e este livro é de 2013, já tem continuação no Brasil? Pois nunca tinha ouvido falar nesse aí.
    Geralmente não gosto de livros com protagonista chata, pois isso me faz enrolar na leitura. O universo criado pela autora me pareceu bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta, tudo bem? Adoro distopias e tenho visto algumas excelentes desse livro e fiquei com muita vontade de ler, pois essa guerra dos sexos é algo bem diferente no tema, e eu também sempre me surpreendo com a criatividade desses autores. A forma como as pessoas são tratadas deve ser bem cruel, os meninos por serem forçados a trabalhar como escravos, e as meninas por serem manipuladas a acreditarem em coisas terríveis sobre o garoto e a escola que é usava para o próprio benefício do governo.

    Mesmo com a protagonista chatinha e egoísta em alguns momentos ainda quero conhecer a história do livro e o Caleb parece ser um personagem bem interessante. Espero que ao longo dos outros livros as suas dúvidas sejam sanadas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Oi, o que me desanima a querer ler sobre essa distopia é o fato de a protagonista ser egoísta e até chata, não gosto quando é assim porque me irrito com extrema facilidade com esse tipo de personagem. Outra coisa que me desanimou é que esse livro já foi lançado a algum tempo e eu não lembro de já ter visto a continuação, então desanima pegar para ler sem saber se teremos acesso aos outros também. Gostei bastante da resenha e da temática extremamente diferenciada que é uma das coisas que podem me levar a ler. Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não consegui me animar para ler essa distopia. Além de não ser o meu tipo literário favorito, não senti uma grande empatia pela protagonista. As capas são lindas, pode ser que depois eu mude de ideia e resolva me arriscar. Nunca será tarde, né? Mas valeu pela dica!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho bastante vontade de ler esse livro desde que vi a capa dele (que eu acho linda). Eu gosto bastante de distopias, gosto de ver esses mundos diferentes criados pelo autores, e já fiquei super curiosa pra conhecer mais desse livro. O assunto abordado no livro também é bem novo pra mim e eu espero ler ele logo. Só é uma pena que a protagonista seja chata :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já não fui mto com a cara do livro não gostei mto da protagonista, pelo jeito vou me irritar com ela. A capa é linda, pode ser que depois eu mude de ideia e resolva ler, não sei, mas a primeira vista eu não leria!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Amo distopias, já tinha lido alguns resenhas de "Eva" mas ainda não tive oportunidade de iniciar a leitura gostei muito do enrendo e adoro os conflitos que as distopias trazem e o contexto de mundos totalmente diferentes e gostei de saber que essa serie e voltado para os conflitos e as historias !!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!