Jogos Vorazes por Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
ISBN: 978-85-7980-024-5
Ano: 2008


Na abertura de Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss.
Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katnisss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



E eu achava que nenhuma distopia passaria A Seleção no meu conceito. Oh, como eu estava errada!

A América do Norte se foi e em seu lugar uma nova nação chamada Panem foi construída. Comandada pela Capital, Panem é uma nação que vive sobre um duro regime totalitário. Quando existiam 13 distritos, o décimo terceiro tentou se voltar contra o regime da Capital, sem dó, a Capital dizimou o distrito 13 e para lembrar a todos o que acontece quando seu poder é desafiado, criou o Jogos Vorazes, que consiste em uma competição transmitida ao vivo pela televisão, na qual um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar em uma arena até morrer. O último de pé é o campeão.

Katniss, é uma garota de dezesseis anos do Distrito 12, que luta para manter sua família alimentada. Quando a colheita vem e o nome de sua irmã é sorteado para o 74ª Jogos Vorazes, Katniss se voluntaria a ir no lugar da pequena Prim. Peeta, um rapaz calmo e gentil também é selecionado. Juntos eles embarcam no trem e são levados para a Capital afim de prepararem-se para os jogos.

Quando assisti ao filme (é eu vi o filme primeiro) achei todo o regime totalitário, toda a força e crueldade da Capital completamente doentio. Saí do cinema me sentindo mal e acabada. E então me fechei para a série, e não quis saber de ler o livro. Mas depois - de uma pessoinha chamada Valéria e outra chamada Victor me perturbarem para ler -  resolvi ler os livros para assim, aplacar minha curiosidade e então ter uma opinião mais ampla da história.

Eu só não esperava me apaixonar pelo livro. Que história!

O primeiro livro distópico que li foi A Seleção, e lá eu adorei a história de um novo governo, de um novo regime. E então caí de cabeça em Jogos Vorazes.

O que sempre acontece entre filmes e livros é que nos filmes eles - na maioria das vezes - escondem as explicações para pular diretamente na ação, e por conta disso eu não entendi muito bem a história do filme, mas fez todo o sentido no livro, assim como a posição de Katniss que é de longe a minha personagem favorita.

"(...) e por um curto espaço de tempo nós nos digladiamos pelo objeto até ele começar a tossir, respingando sangue em meu rosto. Dou um passo para trás, enjoada pelo jato quente e pegajoso. Então, o garoto desliza para o chão. Só então vejo a faca em suas costas."

Adeus personagens femininas indefesas e dependentes dos mocinhos. Katniss me deixou sem fôlego e de queixo caído com suas atitudes e seu raciocínio logico, porém frio. Uma personagem que não mede esforços para salvar sua irmã (que ela deixa bem claro ser a pessoa mais importante para ela) ou quem ela ama.

Hostil é pouco para o que Katniss é, nunca me surpreendi e adorei tanto uma personagem que adoro ela. Arrogante, prepotente e até mesmo cruel, ela consegue muito bem fugir da linha de menina indefesa e presa a dois amores.

Infelizmente para Peeta, eu não consigo tirar a imagem do ator que o interpretou da cabeça. Não temam, eu adoro o Josh, sempre o achei muito lindo e fofo, além de um ótimo ator, o problema é que ele tem muita cara de criança e não consegui levar o Peeta tão a sério como o personagem merecia. Para mim ele é um bebê no meio de uma "brincadeira de adultos", e antes que as Teams Peeta me matem, eu gosto dele! Achei apenas que a escolha de Josh para Peeta foi infeliz, até porque o pobre Josh é bem menor que a Jennifer Lawrence (Katniss). Nem preciso comentar a escolha do ator para o Gale né? Lindo é pouco para ele.

Matar ou morrer é uma questão viva nessa série, eu me peguei pensando ao longo da trama o que eu faria no lugar dos personagens, principalmente se eu fosse selecionada para a arena, e bem eu não sei o que faria. Fico com peso na consciência ao matar uma barata quem dirá uma pessoa.

Collins conquista os leitores com toda a sua trama de suspense! Esse thriller muitíssimo bem escrito te deixa sem fôlego e sem sono!

Se entrou para a minha lista de favoritos? Com toda certeza!

Leia que você não se arrependerá!

Que comecem os jogos!









17 comentários

  1. Eu bem que avisei, mas no começo, lá no facebook:
    "Eu não gostei do filme de Jogos Vorazes
    por isso n to afim de ler o livro
    achei o filme doentio '-'"
    E agora? E agora? quem n está afim de ler o livro? RÁ EU AVISEI!! - adoro isso kkk
    Agora falando sério, adorei a resenha mana, adorei ser citado, e adorei influenciar a sua vida direta ou indiretamente.
    Um super pesco tapa de seu mano Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano querido!
      Eu nem sei quem foi que disse um absurdo desses!!!
      Eu com certeza não fui! *sorriso amarelo*
      Ah mano vc sempre está presente no meu s2 (que profundo!)
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, concordo muito com você: A Seleção é ótimo, mas em termos de distopia, Jogos Vorazes dá de mil! Você vai ver os outros livros da série, rs... São viciantes!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela
      Eu adoro A Seleção, mas se tratando de distopia JV é muito melhor '-'
      Me apaixonei!
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, já ouvi falar muito bem desse livro.
    O blog está divino, amei.
    beijos!!!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sefora!
      Obrigada flor =)
      Leia esse livro, super recomendo =)
      Beijoos

      Excluir
  4. Adorei a resenha!
    Também vi o filme primeiro, e apesar das más explicações, eu gostei bastante, até por causa da crítica que ele apresenta.
    Estou lendo agora o livro, em inglês e estou adorando também! o/

    tatimunhoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      É super bom né? *-*
      Eu ainda não vi o filme novamente depois que li o livro, pretendo assistir em breve. E a critica apresentada na história é realmente excelente!
      Beijo

      Excluir
  5. Não li o livro, só vi os filmes e confesso que não gostei espero que o livro seja melhor
    http://entreamorelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      Então, eu também não tinha gostado do filme, mas me surpreendi com os livros, vale a pena a leitura.
      Beijos

      Excluir
  6. Oie Roberta, tudo bem?
    Espero que sim, porque eu estou numa correria doida essa semana para ir viajar para os EUA, mas eu resolvi dar uma passadinha aqui para ver como as coisas estão indo e tudo está muito lindo. Já havia visto seu Layout e adorei. Tanto o seu como o da Paty...Ficou bem clean. Eu ano que vem vou trocar o meu novamente, porque já estou enjoando (risos)

    Outra coisa, eu li sua resenha sobre os Jogos Vorazes, mas ainda não tive a oportunidade de ler os meus livros como tantos outros que tenho na minha estante.
    Eu até gostaria de ser mais rápida na minha leitura, mas sinceramente eu não consigo, até porque eu acabo n prestando atenção na estória e nao aproveito quase nada. Mas enfim...espero ainda pegar o jeito do negócio, porque é a primeira vez que faço um blog assim de livros.

    Mas fiquei feliz de vê-la em meu blog. Senti saudades.
    Espero que me perdoe por tudo tá ?
    beijinhos linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana!
      Que delícia vai viajar! Adoro viajar, mesmo que depois me dê uma preguiça danada de desarrumar a mala!
      Que bom que gostou do lay.
      Eu sempre fui de devorar livros, tento não ser tão rápida, mas sabe aquela história da curiosidade matou o gato (rato, sei la), pois então sou curiosíssima!
      Beijos e Boa viagem!

      Excluir
  7. Normalmente quando assisto a um filme antes de ler um livro perco a vontade de lê-lo. Jogos Vorazes está fazendo eu mudar esta opinião porque estou louco para lê-lo mesmo tendo visto o filme e assim poder acompanhar o restante da série.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!
      Quando vi o filme não tive vontade de imediato para ler! Mas depois que comecei não consegui mais parar!!
      Leia, você não vai se arrepender!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá Suellen.
    Não posso participar de BookTour por conta da minha enorme lista de livros hahaha mas obrigada viu? =)
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!