Conhecendo o Autor #1 - Maickson Alves

Olá!

Aqui é a Gabi, e estou de volta para inaugurar (pela última vez xD) mais uma coluna para vocês: Conhecendo o Autor. Trarei para vocês informações sobre autores diversos, bem como sua lista de livros já publicados e, quando possível, entrevistas com os mesmos.

Para inauguração da coluna, hoje teremos Maickson Alves, autor de As Esferas de Medeia. Para começar, gostaria de agradecer imensamente a colaboração, atenção e, principalmente, simpatia do mesmo. Muito obrigada pela entrevista, Maickson =)

Então, vamos começar o/

Biografia:


Desde cedo praticava a leitura, não de uma forma voraz e singela de consumir a história, mas de uma forma analítica e consultiva de como escrever bem, tendo como maior objetivo, escrever a história com a qual sempre sonhou em ler.
Mesmo sendo de família não muito abastada, ainda assim sempre tentou fugir aos estereótipos e marcar seu nome por onde passava. Recebeu um prêmio de âmbito nacional, no ano de 2005, por ter participado e ganho o 1° lugar no concurso de redações da Marinha do Brasil.
Já foi até um Poeta Inconsciente _ pseudônimo utilizado quando enviava poemas a uma professora de literatura, as escondidas, e que ampliou a escala de seus escritos por variadas escolas. Além disso, sem menor importância, inscreveu-se, fora selecionado, treinou e ganhou um prêmio em um programa de TV, o que tornou possível a publicação de seu primeiro livro: sua grande meta.



Entrevista:

Pergunta 1: Como, quando e porque você começou a escrever?

Resposta: É uma historinha longa, mas tentarei resumir. Nunca fui filho de uma casa cheia de livros, portanto a maioria deles que li, vinham da escola ou de empréstimos de bibliotecas. Contudo, sabe aquela vizinha que vai se mudar e tenta sempre se livrar de peso das bagagens, deixando presentinhos aos amigos? Então, uma dessas amigas da minha mãe, ao se mudar, deixou-nos com um exemplar de Dom Casmurro, grande clássico do Machado de Assis. Eu já havia lido todos os poucos livros de casa e como não possuía mais opções resolvi dar uma chance ao clássico. Em poucos dias li o livro todo (uma façanha para uma criança de 11, 12 anos de idade), ladeado por um dicionário que me fazia entender todas aquelas palavras rebuscadas e difíceis. Fiquei fascinado pela história, pelo mistério e pelo mito de toda a história. Fiquei tão empolgado com o desfecho do livro, que malucamente decidi que as demais pessoas da minha idade, ou que não fossem muito habituadas com aquele tipo de escrita, teriam o direito de curtir aquele clássico. Resolvi então escrever uma versão 2.0 de Dom Casmurro. Sim! Longe de pretensão, era só um desejo maluco de uma criança maravilhada por uma história. Escrevi algumas páginas, meio que transcrevendo tudo de uma forma mais contemporânea... Foi quando pensei "Porque não a minha história?"; " Porque acabar com um clássico, se posso inventar o meu mundo?"... E foi assim que surgiu a labareda da literatura na minha vida.

Pergunta 2: De onde veio a inspiração para escrever "As Esferas de Medeia"?

Resposta: Veio de uma aula não assistida, onde estávamos eu e mais alguns amigos jogando baralho no gramado da escola. A palavra "poceiro" brotou na minha cabeça e então tive a ideia: poceiro = seres que tiram sua subsistência da fabricação e comercialização de poções. Show, imaginei. Vou escrever um conto ou ao menos rabiscar um rascunho até a próxima aula. No final das contas o conto já não cabia em poucas páginas e hoje tenho um livro com quase 500 páginas de loucura ^^

Pergunta 3: Você diria que algum personagem possui a sua personalidade? Se sim, qual?

Resposta: Não diria precisamente igual a mim, mas o personagem Zog Mi Fá tem diversas características minhas e a identidade que tenho com ele veio antes mesmo do personagem se solidificar na minha cabeça, como que criado por uma necessidade minha de expor um pouco de mim naquela fantasia toda, naquele mundo onde eu sempre quis viver.

Pergunta 4: Qual foi a maior obstáculo que você enfrentou na publicação do livro?

Resposta: Foram e são diversos, isso é uma lição que deixo para todo autor iniciante. Mas talvez o que me machucou mais do que a maioria deles, tenha sido fazer com que acreditassem na minha história assim como eu acreditava. O autor precisa vender sua história como se fosse obra prima esculpida em ouro por Michelangelo.

Pergunta 5: Quais são os seus tipos de livros favoritos? Você tem um gênero preferido ou lê de tudo um pouco?

Resposta: É difícil porque cada estilo possui a sua sensibilidade e qualidade, já passei pela poesia, terror, crônicas cotidianas, mas talvez o que mais me fascine na literatura são as histórias impalpáveis, aquelas que nos remetem a algo inatingível pela realidade, que nos obriga a viajar dentro delas e respire sua divina essência. A literatura de fantasia é a minha paixão, Douglas Adams me é um grande amante literário.

Pergunta 6: Você tem algum autor predileto? Quem?

Resposta: Alguns: Mário de Andrade, autor do, considerado por muitos, o primeiro livro de literatura fantástica brasileiro: Macunaíma. Um grande gênio em carcaça tupiniquim e paletó de inglês; Douglas Adams, autor dos melhores livros de ficção/fantasia que já li: O Guia do Mochileiro das Galáxias; Machado de Assis, mestre da mentira bem contada; Eduardo Spohr, para citar a nova geração. Um ótimo autor e fascinante intelectual.

Pergunta 7: Tem alguma previsão para o lançamento da continuação de "As Esferas de Medeia"?

Resposta: Infelizmente ainda não, pois preciso acertar diversas coisas (inclusive coisas burocráticas e chatas, porém necessárias), mas saibam que todos os livros fervem dentro da minha cabeça deste o início do primeiro deles e que estão em fase de criação.

Obras:

Maickson Alves é autor do livro As Esferas de Medeia, da série Freico Nordon, lançado em março de 2013. Segue a sinopse:


Em meio a um distrito desconhecido, onde pessoas vivem dentro de árvores e a noite nunca é igual com suas duas Luas, o pesar se cai: as Esferas sagradas foram violadas e todos os 13 distritos estão desprotegidos, frágeis contra qualquer mal que queira se aproveitar. A ligação entre feiticeiros e poceiros se faz necessária, para reagir a um mal que, surpreendentemente, ainda não os atacou. Desmemoriado, ímã de problemas, e descrente de que possa ser algo maior e mais poderoso que pareça, Freico Nordon traz consigo a dor de não ter lembranças. Além disso, todos passam a acreditar ser ele, o culpado pelas Esferas e por tudo de ruim que acontece nos distritos. É então, ao lado de Zog, seu único amigo aparente, que descobre ser o responsável e detentor do futuro de todas as pessoas, tornando sua reputação ainda mais discutível. Ao procurar por respostas, ele tem de enfrentar sua primeira Sina, missão que todos podem enfrentar, mas que poucos se arriscam, por ser de sorte incerta e resultados nem sempre desejados.. Enfrentando sempre algum desconhecido lugar, pessoas desconhecidas, sentimentos desconhecidos, dores além… alegrias além… sem saber em quem ou no que acreditar, Nordon viaja dentro de si, tentando enxergar o que alguns dizem ser a lenda, o Prodígio; adaptando-se com essas constantes descobertas. Então, vestir sua Giro Fluxo e voar para o desconhecido, passa a fasciná-lo, seduzi-lo, fazendo-o crer que Quando a consciência perde a razão, as lembranças esquecidas tornam-se ações e motivos de se encontrar…

Links para contato:

Página do livro (Facebook): https://www.facebook.com/maicksonet1
Twitter: https://twitter.com/freiconordon
Página do livro (Skoob): http://www.skoob.com.br/livro/191754-as-esferas-de-medeia
Perfil Pessoal (Skoob): http://www.skoob.com.br/usuario/37921-freico-nordon
Cia dos Livros: http://www.ciadoslivros.com.br/esferas-de-medeia-as-p545568/ (livraria mais barata)
E-mail: freicostore@gmail.com (para perguntas, informações, compra de livros diretamente com o autor etc.)

E é isso pessoal =)
O post ficou muito grande, mas foi muitíssimo interessante e divertido montá-lo para vocês.
Agradeço novamente ao Maickson Alves por me conceder a entrevista!

Beijos!



18 comentários

  1. Que educado e querido ele,gostei de conhecer ele através do seu blog. Você é parceira dele? ^^

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dieny!
      Ele é um amor de pessoa mesmo!
      Sou amiga dele, daí estou ajudando a divulgar o livro dele =)
      Assim que eu ler colocarei resenha aqui!!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a entrevista! Como ele, adoro Mário de Andrade. Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre ele e o seu trabalho.

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem, Gabi *-*

    Ficou bacanets!!!

    Foi um prazer ser o primeiro de muitos entrevistados :P

    Bjokss a você, a Roberta e a todos que leiam esta postagem :P


    E não se esqueçam: Sigam Sua Sina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maickson!!!
      Ahh muitíssimo obrigada pela entrevista viu?? Fiquei muito feliz por você conceder um pouco do seu tempo pro Garota Liber =)
      E em breve terá resenha do seu filhote aqui!
      Beijos!

      Excluir
  4. Gostei muito da Entrevista com o autor, até porque eu não o conhecia. Nem sua obra, mas sinceramente não faz muito meu gênero não, mas eu gostei bastante da capa do livro. Ficou lindo =]
    Espero que o livro seja interessante.
    Não sei se vc leu, mas espero que tenha resenha dele aqui.
    Se cuida linda e parabens pelo seu blog, porque gostei bastante do seu layout.
    Já estou até enjoada do meu -.-
    Enfim


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana!!
      Eu ainda não li o livro dele, mas parece ser muito bom. Adoro fantasia!
      Que bom que gostou do autor. Assim que eu ler o livro coloco a resenha aqui!
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei a entrevista, Ele é uma pessoa super determinada e merece todo o sucesso que tenho certeza que vai conseguir!! Tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente no lançamento do livro Feérica(de Carolina Munhoz), e ele é extremamente simpático e inteligente.

    O livro "As Esferas de Medeia" está na minha lista de leitura!!!

    Parabéns pela matéria!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lari!
      Concordo plenamento, Maickson merece todo sucesso do mundo =)
      Quando ler o livro me fala!
      Beijos!

      Excluir
    2. Meu Deus *-* Vocês são lindas *-* Muito obrigado pelo carinho... Espero merecer umas estrelinhas após sua leitura, meninas :P

      Bjokss no coração.

      Excluir
  6. Respostas
    1. estou procurando afiliados, caso queira se afiliar com meu blog deixe seu comentário lá!

      Excluir
    2. Olá Debora!
      Ele é muito simpático né? Leia o livro dele, você vai gostar =)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi meninas, tudo bom?
    Amei a entrevista e ainda não conhecia o autor, e o livro dele parece ser muito bom, adoro livros de fantasia!
    Gostei de ele gostar de Mário de Andrade e Machado, acho esse tipo de literatura primordial para a construção do leitor brasileiro!
    Essa coluna tem tudo para arrasar, parabéns!
    Tem promoções novas!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarinha!
      Que bom que gostou da entrevista! Poxa o Maickson é um amor de pessoa!! Leia o livro dele! Eu ainda não li, mas li um conto que ele escreveu e é ótimo =)
      Beijos!

      Excluir
    2. *-* Fofuras que tornam o meu coração feliz.

      Obrigado pelo carinho, meninas...


      Ótima noite.

      Bitocas no coração!

      Excluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!