Estilos Literários #3 Chick-Lit

E aí, pípol?! Tudo bem?
Hoje a nossa coluna está de volta para abordar um tema, digamos, cor de rosa. Sim, caros leitores, o gênero de hoje é o Chick-Lit.

Chick-Lit, também vulgarmente conhecido como “Literatura de Mulherzinha”, é um estilo literário que retrata de maneira leve e com bom humor o universo moderno, livre e ousado das mulheres, incluindo toda sua rotina de relacionamentos e problemas com a própria imagem.

É muito bem verdade, como o próprio nome já diz, que esse gênero tem o sexo feminino como público-alvo, mas isso não quer dizer que os homens não possam se envolver também com as narrativas. Afinal, rapazes, por mais que queiram negar para esse humilde colunista que vos escreve, tenho certeza de que muitos de vocês já leram ou assistiram O Diário de Bridget Jones, que foi, acreditem se quiser, a pioneira do gênero Chick-Lit.

Ficou impressionado com essa descoberta? Então espere até saber que as histórias de Sex and the City, O Diário da Princesa, O Diabo Veste Prada e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom também são classificados como parte dessa mesma literatura.

Sim, hombres, assim como eu, vocês já foram pegos pelo Chick-Lit sem saber e agora é tarde demais para voltar atrás. E, cá entre nós, isso realmente não importa. História boa é boa independente do gênero em que ela se enquadra ou para qual público ela foi voltada. Mas se por acaso você se sentir ligeiramente tímido em checar essa sessão da livraria sozinho, chame uma amiga sua para lhe acompanhar e finja que a interessada é ela. O importante é não deixar de conferir os livros abaixo.


No best-seller Melancia, de Marian Keyes, o leitor se vê fisgado pelas tentativas da protagonista Claire em manter o bom humor nos momentos mais adversos. De corpo redondo como uma melancia e uma filha recém-nascida, Claire tem seu coração partido no instante em que seu marido confessa um caso extraconjugal que vinha mantendo por mais de seis meses com uma vizinha também casada. Depois de se afundar aos poucos em uma depressão desmesurada, beber e chorar descontroladamente, Claire começa a pesar o casamento de três anos e recebe seu ex-marido para presenteá-lo com uma bela surpresa.


Gostou? Então que tal acompanhar a história das melhores amigas Jane e Scarlett que, após terminarem o ensino médio, são contratadas por um produtor de TV para estrelarem um reality show sobre quatro jovens tentando ganhar a vida em Los Angeles?
Em L. A. Candy, a escritora Lauren Conrad nos apresenta os dois lados de uma mesma moeda da vida de uma celebridade instantânea. A narrativa é fácil de acompanhar e o texto de desenvolve muito facilmente, fazendo o leitor se tornar um prisioneiro do que a estranheza de Scarlett quanto sua exposição na mídia e a fascinação de Jane com todos os benefícios fúteis trazidos pela fama podem trazer não somente para sua amizade quanto ao futuro do programa.


Então é isso, meus caros.
Espero vocês na próxima.
Não se esqueçam de deixar suas indicações também e, caso tenham lido algum dos livros citados no texto, o que acharam deles.
Até!


18 comentários

  1. Gosto médio desse estilo.
    Apesar de serem bem divertidos, são sempre muito detalhados e tal...
    Adorei o post!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Aqui no meu trabalho,tem na parte da biblioteca o livro Melancia,mas não consigo ter interesse algum em lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os chick lits, principalmente porque abordam tudo com um toque de humor.
    Os últimos que li e gostei muito foram Pobre não tem sorte 1 e 2.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto desse estilo,mais nunca me interessei em ler Melancia,não sei pq

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlos!!

    Eu amo chick-lits. Engraçado qeu eu não gostava, agora não vivo mais sem eles!! Quero muito ler melancia! Parece ser engraçado e a estória me atraiu bastante!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  6. Não é meu estilo favorito mas eu gosto de chick-lits, é sempre bom variar e esse estilo agrada muito, me interessei por Melancia, parece ser uma historia muito boa, daqueles livros que a gente quer logo saber o que acontece no final. haha vou ler!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo Chick-lits! Acho o tipo de livro perfeito para encaixar entre uma leitura séria ou entre uma fantasia e outra... amo sorrir com eles e pensar na vida com os dramas que abordam. Indico demais!!!!

    E não entendo porque tem tanta gente com preconceito em relação ao livro 'Melancia', só porque o título e a capa não ajudam? A história é super legalzinha!

    Muita gente já leu livros desse estilo sem nem saber o que é Chick-lit... eu era uma delas até alguns meses atrás! kkkkkkkkk

    Boa leitura!!!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia
    ou
    No Wordpress: Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu adorei o post, realmente existe esse certo preconceito com o gênero ainda, pois como você disse é considerado livro para mulherzinha, mas existem muitas historias boas que podem encantar os homens também e não há como negar que eles também curtem muito o gênero não é mesmo Carlos? Ainda não li nenhum dos livros citados, mas parecem ser bem legais.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oii Carlos,
    muito legal você ter falado sobre o gênero: Um homem falando sobre o que é considerado "de menina".
    Descreveu super bem e é um dos meus generos favoritos!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  10. Ei Carlos, que post maravilhoso esse! Adoro o gênero mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros citados.
    Adoro os filmes de Diário da Princesa, O Diabo Veste Prada e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

    Beijos, Glaucia.
    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de Chick lits mas confesso que quase não tenho livros desse gênero Ainda não li esses que foram citados, mas estou bastante curiosa para ler Melancia. Boa dica!! Vou adicionar mais desses gêneros na minha estante.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos, adoro um bom chick-lit para passar o tempo às vezes, dos citados no post eu só li O Diário da Princesa, li os três primeiros e adoro a série. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  13. AMO DEMAISSSSSSSSSSSSSS. Um dos meus favoritos <3
    Todos que eu leio são divertidos de alguma forma, sério. E não tem nada melhor do que ler um livro que faz você rir e se divertir com os personagens.

    ResponderExcluir
  14. Ola Carlos,
    Eu adoro esse tipo de leitura quando já estou farto dos outros livros com temáticas mais densas. É como uma válvula de escape.
    Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tipo. São sempre engraçados e divertidos, com ótimos personagens. Adoro a Becky haha Apesar de tudo, não li muitos do gênero :)

    henrique

    ResponderExcluir
  16. Realmente, já devo ter lido muitos livros sem saber que era Chick-lit, e concordo que isso não importa se a leitura sendo boa.
    Eu tenho Melancia, mas ainda não li.
    Adorei a postagem.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Carlos vi agora seus posts e gostei muito! :D
    Fiquei com vontade de ler L.A. Candy. Adoro a Lauren, acompanhei todos os reality que ela participou e simplesmente era viciada! Mas só consegui comprar a primeira temporada de Laguna Beach :/
    Creio que ela narra a própria história nesse livro, já que era a protagonista ao lado de mais três amigas em The Hills, que se passava em Los Angeles.
    Dá ainda mais vontade de ler, rs... Thanks ;) Bju!
    ps: Não entendi porque tá aparecendo Ana aí, sou eu Thaiana! :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!