Interpretando a capa #2 - Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Olá folks!

Aqui estou eu com mais um "Interpretando a capa". E a capa de hoje é do meu livro favorito de 2013, é isso aí. Ele conquistou meu coração com sua sensibilidade, o tema delicado e com os incríveis personagens presentes.

Apresento-lhes: Como eu era antes de você da autora Jojo Moyes. Você pode ler a resenha aqui.

Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.

Só de relembrar os acontecimentos do livro meus olhos se enchem de água.

A capa foi bastante difícil de interpretar, embora olhando de primeira pareça fácil. A sensibilidade não está apenas na narrativa de Moyes, mas também na arte gráfica e em cada pedacinho desse livro.

Podemos ver na capa uma moça libertando um passarinho, a minha dificuldade foi em saber enxergar, com cuidado, quem era libertado. De início logo me veio a mente a Lou libertando o Will e sim, essa é uma das minhas interpretações, mas prestando mais a atenção e tomando todo o cuidado, lendo cada desenho, cada detalhe eu consegui enxergar uma outra mensagem.

Para quem já leu o livro sabe o quanto a Lou fez pelo Will, o quanto ela se esforça para mostrar a ele um mundo lindo e com cores, mesmo para uma pessoa que só tenha o movimento da cabeça e - bem precário - dos dedos. Ela com toda sua energia, gentileza e inocência, sim inocência, é representada perfeitamente por essa moça com os braços estendidos para cima libertando o pássaro.

Entretanto o cenário e até mesmo a postura da Lou me fez perceber que ali não é apenas o Will - interpretado pelo pássaro, que me parece ser um pombo - se libertando, mas a própria Lou. Em um campo florido com o sol se pondo, ela estendendo os braços para cima não apenas encorajando Will a se ver livre daquele mundo amargurado e obscuro que ele vivia, mas libertando e encorajando a si mesma a se libertar da mediocridade que é a vida dela. E não é isso que o livro nos trás?

Como eu era antes de você não é um livro para qualquer um, para aqueles que não conseguem enxergar além da história encontrarão um livro, digamos, frustrante, mas para aqueles que sabem interpretar a mensagem por trás de tão bela escrita se apaixonarão e entenderão que a vida é muito mais que o para sempre. Às vezes um único momento vale mais do que anos e anos. E que amar é saber libertar, é saber doar.

Acho que não encontrarei um livro tão bom nem tão cedo.





24 comentários

  1. Aaaaaaah queria ter esta sensibilidade para ver tudo isso em uma capa... adorei toda a percepção da capa.
    Bjs do Mano Victor
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahn mano, brigada!!!
      Eu gosto bastante de parar e analisar as capas!!
      Beijos

      Excluir
  2. Beta, a Angélica, colunista do meu blog, também amou e me deixou super curiosa... Estou louca para ler e a cada resenha quero mais e mais!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Espero que goste do livro, na minha opinião ele tem uma sensibilidade incrível!
      Beijos!

      Excluir
  3. Já ouvi falarem muito bem dele, e alias, eu leria só por ver a capa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda né??
      Leia sim Camila, você não vai se arrepender!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Não tinha pensado por esse lado, na minha cabeça era ela libertando o Will mesmo, mas você tem razão! Nossa, o livro é tão lindo!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!!
      Lindo né?? Um dos melhores que li esse ano!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee =D
    Sim, essa capa é linda!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, nem o tenho /:
    Quero muito, tenho certeza que irei chorar e muito, sou manteiga derretida.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Xiiii se é manteiga derretida prepare um lenço hahaha
      Beijos

      Excluir
  6. Olha eu voltando devagarinho....
    Adoro quando você interpreta as capas dos livros, tá de parabéns amiga, sua capacidade para enxergar essas coisas é incrível! #Adoro

    Beijooosss
    Estava com saudades!
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!!
      Bem vinda de volta linda!!!
      Own!! Agora toda vez que penso em um livro pra interpretar a capa eu lembro de você!!!
      Beijoos!

      Excluir
  7. Nossa amiga, deve ser lindo o livro.
    Gostei da forma como você fala dele.
    beijos!!!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sefora!
      Nossa esse livro está no topo do meu coração, minha mãe acabou de pegar ele pra ler hahaha
      Beijos!

      Excluir
  8. OI Rô!

    Bom, eu não gostei nadinha do livro. Mas a capa é bem bonita e, realmente, tem tudo a ver com a história. Vejo a capa como a Lou libertando ela mesma. Querendo ou não, ela sempre foi muito presa. Presa aquela vida e sem pretensões de querer algo a mais. E aos poucos vemos uma grande transformação dela ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que você não tenha gostado D:
      Mas, essa arte foi muitíssimo bem feita! E tudo a ver com o livro =)
      Beijos Kel!

      Excluir
  9. Olá Roberta, achei muito interessante essa abordagem de um livro. É um diferencial de teu blog! Tem alguns livros que possuem capas fantásticas! Já estou acompanhando tua página.
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo!
      Eu sempre gostei muito de estudar as capas e nunca vi nenhum blog fazendo, então resolvi começar e assim poder discutir diferentes interpretações, afinal interpretar é uma coisa bem pessoal né?
      Fico muito feliz que tenha gostado =)
      Beijos!

      Excluir
  10. No momento que li a sinopse desse livro e outras resenhas, sabia que não seria fácil.E da mesma forma queria ler para entender o ponto de vista de duas pessoas, então fiquei curiosa.
    Estou pensando em comprar livros para "chorar" como Como eu era antes de você e A culpa é das estrelas (:

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Ahhh leia!!! Você com certeza vai chorar, é lindo o livro!
      Beijos!

      Excluir
  11. Cara, essa coluna é bem, muuito, legal. Achei interessante pelo fato de interpretar uma imagem, eu estudo isso. rsrs
    Acho legal você poder analisar a partir de imagens que podem interpretar uma história, e muitas vezes não condiz com o que tem de conteúdo ali dentro sendo protegido por essa imagem. Me entende? Eu li esse livro. Odiei o final, eu tenho uma perspectiva que tudo pode dar certo, basta você querer.


    Beijinhos.
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú!
      É muito divertido estudar uma imagem, não é?
      Também acredito que as coisas podem dar certo com nossa força de vontade, bom em teoria pelo menos, já na prática é outra história né? Como eu disse na resenha eu me coloquei no lugar do personagem e entendi o lado dele. Eu também queria um outro final, mas o entendi.
      Beijoos!

      Excluir
  12. Olá,
    Obrigada.
    Visitarei assim que puder.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Antônio!
    Obrigada, fico feliz por ter gostado do blog =)
    Assim que eu puder darei uma passadinha lá no seu
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!