Papo com Carlos #2 | Presente de Grego

E aí, turma? Como vocês estão?
Curtindo muito a Copa do Mundo ou, como eu, não aguentando mais ouvir falar de futebol?
Seja qual for a resposta, espero que estejam pelo menos curtindo os feriados fora de época propostos pelos jogos.

Hoje é quarta-feira e é meu dia de atualização no blog. E, conforme o prometido duas semanas atrás, vamos falar de Percy Jackson.

Embora não seja pelos motivos que vocês provavelmente estão pensando, eu estou empolgado para dividir meu ponto de vista com vocês e arrecadar uma série de críticas.
Tudo bem. (Respirando fundo.) Preparados? Aí vai:
Eu não gosto de Percy Jackson.

Sim, meus caros. E já que é pra revelar, vou aproveitar pra tirar o curativo de vez e assumir também que prefiro aos filmes que os livros.

Mas calma. Não fechem a página do blog e não me xinguem (pelo menos não até chegarem ao fim da postagem) antes de lerem meus argumentos.

Entendam: eu acho a ideia original excelente. Quero dizer, um herói grego moderno é de despertar um vívido e imediato interesse. Então, se eu sou de acordo com a proposta do autor de reviver a mitologia grega, por que diabos eu não gosto do Sr. Jackson e seu grupo de semideuses disléxicos?

Cá estão meus pontos:


Estória é demasiada infantil.
Sim, vocês podem alegar que o público alvo é exatamente esse, mas, turma, há de convir que o enredo tem que evoluir com o passar dos livros, a personalidade dos protagonistas se tornar mais forte de acordo com a idade que eles vão adquirindo e, após os cinco publicações de Percy Jackson e os Olimpianos e mais algumas de Os Heróis do Olimpo, não vi nenhuma mudança no comportamento de Percy, Annabeth e Grover que pudesse comparar com minhas próprias experiências ou talvez almejar viver.

Ausência de construção de personagens.
Não consegui me ligar a nenhum personagem em particular, nem sentir pena, ódio ou sequer amor. Não consegui encontrar em nenhum dos cinco primeiros livros a preocupação do autor em querer simpatizar o leitor com seus protagonistas. Raramente somos levados para as experiências passadas dos mesmos e, quando temos a oportunidade de vislumbre, ele é rápido, pouco informativo e, principalmente, carente de emoção.

Péssimas piadas.
Rick Riordan por algum motivo acreditou que era um bom piadista e simplesmente se permitiu (sem a interferência de um editor realista) explorar esse seu lado nada positivo em seus livros. Para não me estender, vou focar apenas no grupo de centauros doidos que ele criou (e suas camisetas temáticas que fico na dúvida se arrancou risada ou compaixão do próprio Percy) e das Górgonas (em particular Euríale, com colete do Bargain Mart, vestido florido, presas enfeitadas com adesivos de 50% de desconto, e um crachá escrito: Olá! Meu nome é MORRA, SEMIDEUS MALDITO!) .
 

Eu que vi primeiro o filme, acabei indo buscar o livro depois, acreditando que iria me deparar com aquelas informações que normalmente são omitidas para que o roteiro não se torne tão prolongado e cansativo. A minha surpresa, porém, foi que achei extremamente necessária as mudanças feitas na estória de O Ladrão de Raios para que ela se tornasse uma película.

Tenho que tirar o meu chapéu ao diretor do primeiro longa, Chris Columbus, que também foi o mesmo de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, para ter coragem de alterar os pontos que sem sombra de dúvida fariam a crítica cair em cima pela semelhança com seus dois filmes anteriores. Impedir que Annabeth tivesse o seu famoso chapéu de invisibilidade e excluir Cérbero, o cachorro de três cabeças que guarda a entrada do submundo, foram sem dúvida alguma pontos positivos para a trama. Além disso, colocar um mapa para que os três personagens principais tivessem de fato uma busca e não uma aventura a esmo como no original, deu sentido à fuga que Percy, Annabeth e Grover fizeram do Acampamento Meio-Sangue.

Devo admitir também que Os Heróis do Olimpo já melhorou em muito essas dificuldades que Rick Riordan demonstrava em suas publicações anteriores (eu, inclusive, jamais consegui terminar de ler As Crônicas de Kane de tão terrível que é – ele conseguiu estragar a fascinação que eu tinha pelo Egito), mas ainda falta muito para o autor fazer jus à mitologia a qual ele se comprometeu ao presentear o mundo com seu herói Percy Jackson.

E é isso, pípol. Por hoje é só.
Quero saber a opinião de vocês. Concordam? Discordam?
Nossos comentários estão a espera de vocês.
E eu os aguardo aqui na quarta que vem.
Até!

11 comentários

  1. Você não está sozinho Carlos, porque eu também não curto Percy Jackson. Nem do único filme que assisti eu gostei, sinceramente nada me agradou. Enfim... não gosto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu também já estou cansada de ouvir falar de futebol. E eu não aproveitei nenhum feriado, estou em semana de provas na faculdade, tive já tive prova no dia do jogo. Então pra mim não muda nada hahaha
    Eu não sou a maior fã de Percy Jackson. Nunca tive interesse em ler os livros. Só assisti os filme, e eu também gostei dos filmes, então não vi necessidade de ler os livros :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sério que você não gostou de Percy Jackson? =O
    Eu gostei bastante da série, já os filmes eu odiei. Tanto que nem assisti o segundo porque o primeiro já me deixou com raiva.
    A história é meio infantil mesmo, mas eu gostei bastante *-*
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Huahsuhaushauhsuahsuahsuh
    tive que rir!
    Normal não gostar de uma série específica.
    Eu vi o primeiro filme mas não me despertou o interesse em ler os livros, e nem me empolguei pra ver o segundo.
    Em relação ao crescimento dos personagens, concordo quando diz que é natural que vão se aprimorando e estou decepcionada por isso nao acontecer..
    É o que? Vão para o acampamento para fazer rave?! Vamos estudar e treinar minha gente! hahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci primeiro o filme de PJO e me prendeu completamente, ai eu descobri que tinha o livro e fui logo atras de ler, e amei mais ainda kkkkkkkk entao eu discordo com voce, mas tudo bem...nem todo mundo gosta de tudo! eu, por exemplo, ja tentei ler Narnia duas vezes e nao acontece!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante de copa e não é nem por feriado, porque cadê? Ontem em pleno jogo do Brasil eu tive aula, então não muda muito para mim.
    Minha primeira reação :O
    Eu nunca li os livros, não surgiu interesse pela estória apesar de ter amigas que amam PJO a ponto de terem camisetas e tudo mais, então pensa no tanto que já insistiram huahuahua
    Mas fiquei impressionada por você preferir o filme, o filme é muito fraco, e segundo as viciadas nesse universo, o livro é milhões de vezes melhor.
    Mesmo sem ler, o que não me despertou interesse foi por ter as mesmas impressões que você, claro que não posso falar claramente já que não li, mas sei por alto e não me agradou.
    Você só afirmou essa minha opinião.
    A série deve ser muito boa, senão não teria milhões de fanáticos por ela, só não faz nosso tipo...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos,
    Confesso que já vi os filmes do Percy e adorei e tenho a coleção de livros da série aqui, mas nunca me animei a ler. Acho que as vezes acontece isso mesmo. De gostarmos mais do filme que do livro. Com certeza, você não está sozinho nessa... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. OI Carlos,

    Olha, eu nem tenho idade de falar de Percy Jackson com vc, porque acabei de completar quarenta anos, rssss, mas sei, todo mundo fala que parece ter bem menos e eu (cóf cóf) acredito.
    Entao, primeiro assisti Percy J. e o Mar de Monstros e fiquei fascinada por ele, depois disso fui atras dos livros para tentar influenciar meu filho de dez anos a ler, mas foi em vão. Ja que tinhas os livros, decidi ler e fiquei encantada, mais ainda. A Batalha do Labirinto foi o meu predileto. As vezes, achei que R. Riordan poderia ter encurtado certas situações desnecessárias, mas essa forma infantil apresentada por ele, dos personagens que deixou a leitura facil. Existem outros livros com a tematica, mas alguns, com leitura pesada demais ,que exige demais. Bom ,sou suspeita, adorei PErcy e sou apaixonada por ele :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos, tudo bom?
    Ai, também não aguento mais ouvir falar de futebol, mas é por um bom motivo né?
    Eu só li o primeiro livro de Percy Jackson, mas gosto bastante. É normal não se adaptar a alguma série, mesmo que ela seja modinha. Eu não gosto nada dos filmes adaptados, acho que foram muito porcamente trabalhados. E não acho a história infantil, acho até que trata de alguns assuntos importantes e ainda ensina um pouco de mitologia para os leitores. Mas realmente tem muitas semelhanças com HP e eu não curto muito esse lado. Enfim, é ótimo ver que as pessoas possam admitir sem medos seus gostos!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlos, entendi muito bem seu ponto de vista pois eu também não curto Percy Jackson e realmente acho a história bem infantil. Muito legal ver como você mostra os pontos que não curte e os motivos por pensar daquela maneira. Adoro suas colunas e seria um prazer tê-lo visitando meu blog.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos, posso dizer que sou totalmente fã da série escrita pelo tio Rick, e que O Ladrão de Raios que me fez voltar ao mundo dos livros depois de muito tempo sem ler nada e considerando como todo mundo que ler um livro era chato. Posso dizer também que essa é minha série favorita e que odeio os filmes. Pra mim não exite adaptação literária pior do que dos dois primeiros livros de Percy Jackson e os Olimpianos. Mas entendo seu lado, todos temos livros não que não curtimos, o gosto vai da pessoa e não sacrifico ninguém por não gostar da minha série favorita. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!