Resenha: Maze Runner: Correr ou Morrer por James Dashner



Título: Maze Runner: Correr ou Morrer
Autor(a): James Dashner
Editora: V & R Editora
Páginas: 426
ISBN: 978-85-7683-247-8
Ano: 2010

Ao acordar em um elevador que só sobe, Thomas não lembra de nada a não ser seu nome.
Agoniado e angustiado por não ter memórias sobre absolutamente nada, ele se vê cercado de garotos que variam entre 12 para 18 anos em um local que eles autodenominam como Clareira.
Após o choque inicial, Thomas tem a sensação de já ter estado na Clareira antes, mas como todas as suas lembranças, não se lembra o por quê ou como isso seria possível.
Aos poucos, ele descobre que a Clareira é um local que abriga apenas garotos e que todos os dias, os Corredores se emaranham no Labirinto a fim de procurar uma saída daquele inferno.
De mês em mês, como em um padrão, um novo garoto é mandado à Clareira. Isto é, até agora.
Após a chegada de Thomas,  em menos de um mês um novo membro é mandado. Desnorteados pela quebra da rotina, os Clareanos correm para o elevador para ver quem é o novo companheiro.
É quando eles se deparam com algo que nunca aconteceu antes: uma garota. E com ela a mensagem de que tudo estará prestes a mudar, tudo o que ela diz é um nome: Thomas.



Correr ou Morrer é o primeiro volume da série Maze Runner. Uma distopia (sim, considero uma distopia) de tirar o fôlego e no deixar angustiados e indignados.

Thomas ao chegar na Clareira e sentir a estranha sensação de já ter estado aquele lugar antes, tem o estranho pressentimento de que ele deveria ser um Corredor, de que deveria explorar o Labirinto.
Cercados pelo terror que espreita o Labirinto eles têm uma regra crucial. Não ficar no Labirinto depois que as estranhas portas se fecham. Quem fica do lado de fora da Clareira após as portas e fecharem, não volta com vida.

Dizer que perdi o fôlego com esse livro é um eufemismo. Morri mil mortes até, enfim, fechar o livro e gritar pelo segundo volume – o qual, infelizmente, ainda não tenho!

Toda a dinâmica dos clareanos, sua organização e a rotina de uma vida sem certezas ou do que esperar até o dia seguinte nos comove de tal forma a nos fazer odiar os Criadores. As pessoas que os colocaram naquele inferno.

"Você é tão esperto quanto parece, Tommy. Esse é um dos motivos pelos quais cuidamos deste lugar com tanto cuidado e muito trabalho. Se ficar preguiçoso, você fica triste. Começa a entregar os pontos. Simples assim."

Sem memórias, sem respostas, eles se esforçam para sobreviver um dia de cada vez, sempre buscando nos Corredores, a esperança de encontrar uma saída.

Quando Thomas chega à Clareira tudo começa a mudar, o que faz alguns clareanos duvidarem do menino.
Intrigas, brigas, traições, segredos e mistério cercam essas 428 páginas e você não consegue largar o livro até ler a última frase.

James Dashner nos apresenta um mundo angustiante e letal. Super hiper mega recomendo a leitura e não estou me aguentando de curiosidade para ler o próximo livro!



10 comentários

  1. Estou lendo esse livro, realmente é INCRÍVEL! Estou apaixonada por alguns personagens já. Adorei tua resenha.

    Beijos,
    Amanda.
    http://aos-dezesseteanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Beta, aahhhh falei que você ia adorar, esse livro me conquistou desde a primeira página e não sosseguei até chegar ao final. Estou mega curiosa para ler o segundo livro e só não comprei ainda porque estou economizando para a bienal. Não vejo a hora de ver o filme também, os trailers estão me deixando mega curiosa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh dona Roberta assim não vale, agora preciso ler urgente esse livro, eu amo distopias e aventuras de tirar o folego! Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro, tudo bem?

    To doooooida pra ler esse livrooooo. Quero comprar na Bienal! Já vi que vai ser uma das minhas séries preferidas. Amei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu pretendo ler esse livro antes do filme, mas acho que eu não vou conseguir! Enfim, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oie mana,
    cara, to muito louco para ler este livro, principalmente pq já vai virar filme e não quero assistir antes.
    Adorei sua resenha e ela só fez aumentar mais ainda minha vontade (muito top)
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiiiiiiiiii
    achei bem interessante e meu Deus, vou morrer de curiosidade né!
    Parece que é daqueles que você devora de uma vez só!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  8. Olá Mana,
    já queria ler esse bendito livro antes e agora quero mais ainda T.T
    Sua resenha está ótima, como sempre, e aguardo as resenhas das continuações o/
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh é maravilhoso não é?
    Hahaha mulher o segundo é mais interessante ainda porque a gente ainda não descobre quase nada haha, não estou dando spoiler pelo amor de Deus não me mate :)))
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  10. Me esganem,mas eu não conhecia essa série!! kk Só com o lançamento do filme vim descobri-la e gostei muito e queria demais ler os livros,apesar de que vi algumas pessoas falando que depois do livro dois meio que cai a história.. Mas eu super desejo conhecer Maze Runner!!!!!
    Bjos*-*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!