Estilos Literários #5 Terror

E aí, pípol? Como vão vocês? 
Hoje nossa coluna Estilos Literários está de volta para falarmos de Terror!

Esse gênero surgiu da literatura gótica iniciada no século XVIII, na Inglaterra. Tendo suas origens fundadas no folclore e também em tradições religiosas, focando principalmente na parte espiritual, o terror acabou se manifestando em estórias de bruxas, fantasmas, lobisomens e vampiros (o que não inclui Edward Cullen nem todo seu clã brilhante, é claro).

Em 1764, o livro O Castelo de Otranto de Horace Walpole marcou a primeira vez em que um romance moderno incorporou elementos sobrenaturais no enredo. A obra acabou servindo como inspiração para outras diversas como O Italiano de Ann Radcliffe e também O Monge de Matthew Lewis. Curiosamente, a maioria dos livros de terror da época foi escrito por mulheres, alavancando uma grande quantidade de protagonistas femininas sofrendo em castelos obscuros.

O escritor Lovecraft filosofou certa vez em seu ensaio seminal que a principal característica do terror é a resposta emocional imediata que provoca no leitor. Segundo ele “a emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido”.
Eu gosto particularmente dessa ansiedade que o terror provoca quando lido, da aflição impressa em cada linha e das reações psicológicas que a leitura proporciona – muito embora deva admitir que eu seja um daqueles que mantém um olho nas palavras e o outro esquadrinhando o ambiente ao redor, pra ter certeza absoluta de que não tem nenhum ser misterioso e fantasmagórico à espreita.

Hoje eu tenho uma cartela de livros para sugerir. Então se você é um leitor compulsivo do terror ou se acabou de se interessar pelo tema, anote aí. 

Pra ser um fã do gênero que se preze, você deve ter os dois seguintes livros no seu currículo:



O primeiro é o Frankenstein, que conta a fantástica estória de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que cria um monstro em seu próprio laboratório. Mas se você acha que o romance narrado através de cartas escritas pelo capitão Robert Walton não é o suficiente para lhe chamar a atenção para a obra, imagino que o fato de no primeiro aniversário de morte da escritora Mary Shelley terem encontrado mexas de cabelos de seus filhos mortos em uma das gavetas de sua escrivaninha o faça.

O segundo é o clássico Drácula de Bram Stoker. O romance abre com a chegada de Jonathan Harker a um castelo na Transilvânia pertencente ao famoso conde Drácula. Passada a inicial hospitalidade, o jovem Harker, já desconfiado da figura excêntrica e tenebrosa que é o anfitrião, percebe que, mais do que um mero hóspede, ele tornou-se também um prisioneiro do conde. O livro conta com muitas mortes e um rastro de sangue por toda Inglaterra para nenhum fã do gênero botar defeito. O escritor, Bram Stoker, morreu em 1912, em Londres, após uma série de derrames cerebrais.



É possível afirmar que o principal nome no gênero ainda vivo é Stephen King. O escritor, reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes do terror fantástico, é conhecido por sua imensa capacidade de tocar o cérebro do leitor com descrições muito vívidas e fazer as páginas de seus livros sangrarem. Com mais de 350 milhões de exemplares vendidos, suas obras mais famosas (que você com toda certeza vai querer na sua coleção) são “A Coisa”, “Carrie, A Estranha” e “Sombras da Noite”. Por curiosidade (a nível do tema da coluna de hoje), King sofreu um trágico acidente em 1999, quando foi atropelado durante uma caminhada, mas acabou se recuperando. (Ele também se tornou muito conhecido em 2009 após uma crítica a saga Crepúsculo, tornando-se popular e odiado entre os fãs de Stephenie Meyer.)

E é isso, pessoal.
E aí? Gostaram? Curtiram?
Aguardo vocês na semana que vem, com uma coluna nova e cheio de opiniões pra dar sobre diversos assuntos do mundo literário.
(Não se esqueçam de fazer suas próprias indicações nos comentários abaixo.)
Até!



13 comentários

  1. Oi carlos!
    Terror não é muito meu genero favorito, mas foi legal saber um pouco mais sobre ele!
    Já li alguns e depois fico sem dormir! hahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros de terror e já li alguns do King. Não sabia que o gênero era tão antigo assim. Essa coluna de estilos literários sempre é muito informativa mesmo. O pior quando se está lendo livros de terror, é quando acontece algum barulho enquanto você está concentrado no livro. Isso é quase receita para infarto... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Terror é o único gênero que eu não leio mesmo, não gosto nem de filme de terror, imagina de livro. Eu já não leio Stephen King justamente pelo gênero. Como não leio nada do gênero, não tenho nenhum pra te indicar :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu a-mo terror, de paixão, gostei das suas dicas. Ja li Frankestein, mas milhoes de anos luz atras e de outro autor. Preciso ler Dracula, se tiver masi indicações, me envia please. Eu gosto de livros que dão medo, como vc disse, um olho no livro e um ao redor pra ver se nã otem nenhum ser horrivel a nossa espera. Gosto muito tambem de livros de zumbis, amo na verdade.

    ResponderExcluir
  5. Carlos,

    Esse sinceramente não é meu estilo de leitura. Morro de medo de livros, filmes e de qualquer coisa ligada ao terror. Mas adorei o post, bem inteligente.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  6. Eu amo terror, pode ser livro ou filme, eu amo de qualquer jeito!
    Frankenstein eu acho que não vou gostar tanto porque não vejo muita graça nele, mas Drácula eu tenho certeza que vou gostar muito *u*
    Eu amo todos os livros do Stephen King, só não compro todos dele porque acho eles caros =x
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Acredita que nunca li nenhum livro de terror?
    Apesar de amar terror nos filmes, em livros eu não sei se gostaria, porém ainda vou ler algum pra ver no que dá.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos!
    Um estilo tão antigo, não sabia que vinha do folclore e tudo mais. Crepúsculo está longeeeeeee de ter algo a ver com terror mesmo, não é atoa que eu amo!
    Pense em uma pessoa medrosa... eu sou mais! Eu não leio, digo, nunca li nada desse gênero porque sei que não conseguirei por ficar com medo, nem filmes eu consigo assistir sem ficar impressionada e paranoica sobre tudo em minha volta. Além de medrosa, sou pouco doida também kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre gostei do gênero de terror, mas nunca li esses que você falou. Admiro Stephen King, conheço todas as obras deles mas nunca li nenhum, e agora você me fez querer ler mesmo esses livros. Já anotei os nomes para comprar kk

    ResponderExcluir
  10. Ei Carlos, eu até curto o gênero mas confesso que não é o meu favorito. Ainda não li nada do King, mas acredito que quando eu iniciar, será por Carrie. Adorei a coluna e o tema, e a história de quando surgiu o gênero.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkk esse estilo nao é pra mim!! sou do tipo que ama um bom romance mamao com açucar, que me empolgo loucamente com uma distopia e aventuras e que fica admirada com livros policiais!! amo de tudo um pouco, mas terror nao rola!! uma suspense pequena ja me deixa assustada, imagina um livro totalmente de terror kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos, tudo bom?
    Ah, eu adoro ler livros de terror, suspense, mistério! Adoro mesmo.
    Amei essa coluna contando um pouco da história dos estilos literários, pensei até em reproduzir algo parecido lá no blog também! Tenho super vontade de ler Lovecraft, todo mundo que lê venera o cara!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos, acho que nunca cheguei a ler nada de terror, talvez até tenha lido se contar Coraline que não é tão de terror assim. Acho que o único livro do Stephen King que eu leria é Sob a Redoma. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!