Estilos Literários #6 Romance Policial

E aí, meus caros? Tudo bem?
Por essa vocês não esperavam: mesmo em mês de Copa, o Garota Liber não para de trazer novidades para vocês. Então, vamos de Estilos Literários hoje?
Nosso tema da vez é o Romance Policial.

Eu não sei quanto a vocês, mas, sempre que leio algo sobre o assunto, o primeiro nome em que penso é o de Sherlock Holmes, provavelmente porque ele é a figura que melhor representa o gênero, mesmo não tendo sido o precursor do mesmo.

Esse estilo acredita-se ter começado em 1841 com a publicação de Dois Crimes na Rua Morgue (The Murders in the Rue Morgue) nas colunas da Graham’s Magazine, trazendo pela primeira vez em uma estrutura literária assassinatos, investigações e criminosos, determinando assim as qualidades estéticas do Romance Policial.

O gênero pode ser dividido em cinco categorias: Whodunnit (abreviação de Who Done It?), quando há vários suspeitos para um crime; Noir (que significa preto em francês), onde os detetives possuem uma caracterização mais humana, se envolvendo em romances, brigas e sexo; Triller Jurídico, quando protagonizados por advogados ou policiais dedicados a provar a inocência ou culpa de alguém; Triller Médico, no qual médicos usam de todo o seu vasto conhecimento na área para determinarem a causa de uma morte em particular; e Espionagem, que envolvem máfia e investigações internacionais.

Possivelmente um dos autores mais famosos do romance policial é a escritora Agatha Christie, que já teve seus oitenta livros traduzidos para pelo menos 103 idiomas diferentes e vendidos 4 bilhões de cópias. Conhecida como a Rainha do Crime, ela é a responsável pela criação de Hercule Porot, o famoso detetive de apenas 1,60m que resolve seus casos usando as células cinzentas.

Eu gosto muito desse gênero porque sou daqueles que coloca a culpa em todos os possíveis suspeitos e ainda tem a cara de pau de, no final, quando o responsável pelo crime é finalmente revelado, de dizer que eu sempre soube que era o personagem em questão.

Por isso, hoje vou indicar dois dos meus preferidos.


O primeiro é de Jô Soares, o romance As Esganadas, que, ao contrário da maioria das obras desse gênero, o leitor já fica sabendo de cara quem é o assassino, o que, pode parecer espantoso para qualquer um que gosta de ter a ilusão de descobrir os segredos da estória antes da fatídica revelação, não estraga nem um pouco todo o suspense composto na narrativa. Tendo o Rio de Janeiro do Estado Novo como cenário, permitimos que Jô, com sua inabalável e surpreendente escrita, nos leve para a perseguição inexorável do responsável de uma série de assassinatos brutais que começa a abalar a sociedade carioca. O livro conta com um enredo descritivo demais, o que acaba provocando, para as mentes férteis como a minha, a visualização perfeita e sinistra das inúmeras mortes decorrentes ao longo das páginas. (O assassino é simplesmente assombroso!)

E como a minha segunda opção, que inclusive estou lendo pela segunda vez, o livro O Chamado do Cuco escrito pela renomada J. K. Rowling (Harry Potter e Morte Súbita) sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Posso ser suspeito a falar após a minha publicação feita neste blog na semana passada, mas a estória é divina. Passada na Londres dos dias atuais, o investigador particular e ex-veterano de guerra Cormoran Strike é convocado para desvendar o suposto suicídio da famosa modelo Lula Landry a pedido do próprio irmão da vítima que, após a superação de uma perda na infância, se recusa a acreditar que ela tenha se atirado da sacada de seu apartamento para o concreto da rua por livre e espontânea vontade. Cercado pelos prazeres do mundo das celebridades e todos os prós e contras que a fama pode trazer para a vida de uma pessoa, O Chamado do Cuco promete prender os leitores até as páginas finais. E o mais legal é que já há uma continuação a ser lançada, em inglês, no mês que vem, The Silkworm (O Bicho-de-Seda em tradução livre), mas ainda sem data de publicação pela editara Rocco no Brasil.


E é isso, pípol. Ficamos por aqui.
Não se esqueçam de, como sempre, deixarem seus comentários e indicações abaixo e também, aproveitem enquanto não tem jogo do Brasil nos próximos dias, para lerem as outras publicações que foram colocadas no blog essa semana!

Pra quem perdeu a estreia da minha coluna semana passada (Papeando com Carlos) falando sobre Harry Potter, você pode conferir clicando aqui.
Espero vocês na quarta que vem para falarmos sobre Percy Jackson. Nosso encontro tá marcado, hein.
Até!


11 comentários

  1. Oi Carlos!
    Tudo bem?!
    Então, gosto desse estilo, não é um dos meus favoritos, mas é bom ler de vez em quando.
    Li 72 horas para morrer! Bem frenético!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  2. Livro policial não é meu gênero favorita, mas de vez em quando eu gosto de ler algum livro assim. Sherlock Holmes também é o primeiro nome que me vem a cabeça quando penso no assunto <3
    Desses dois livros, eu estou louca pra ler O Chamado de Cuco, e pra você estar relendo o livro, deve ser bom mesmo né :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, acho que romance policial é meu estilo literário preferido, eu adoro os livros da Agatha Christie e outro autor que adoro é o Harlan Coben, eu me envolvo tanto com leituras assim que chego a perder a noção do tempo. Eu li As esganadas e não gostei muito.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonaaaada pelo Sidney Sheldon!! acho que o mundo inteiro deveria ler Se houver amanha... pq eu mando todo mundo ler e agradou todas as diferentes pessoas que recomendei! melhor livro policial que ja li!! é impossivel voce nao virar fa da Tracy e do meu autor incrivel Sheldon! voce tem que ler *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por policiais, é um dos meus gêneros favoritos! E eu também sou dessas que no final do livro diz que sempre soube que ele era meio suspeito e deveria ser o culpado hahaha
    Adoro os livros da Agatha Christie, por mim eu lia todos dela =)
    Desses dois eu só li O Chamado do Cuco, e eu amei esse livro, agora estou esperando o segundo ser lançado <3
    As Enganadas eu ainda não conhecia, mas vou procurar mais dele =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos, não curto muito o gênero e ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos indicados. Mas já que você diz que esses são seus favoritos, vou anota-los aqui para ler depois.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros policiais, apesar de ler poucos.
    Ainda não li O Chamado do Cuco, mas quero muito, não só porque nunca li nada da autora (sim, eu não li Harry Potter), mas também porque a sinopse me atraiu bastante.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos, tudo bom?
    Eu curto mais terror do que romances policiais. E destes, prefiro os livros da Agatha Christie, que são maravilhosos. Já leu algum dela? Comprei O Chamado do Cuco tem pouco tempo e só estou esperando terminar meus atrasados para lê-lo!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  9. Também lembro de Sherlock Holmes e Agatha Christie!
    Tantos subgêneros no gênero que fico até perdida, mas depois faz muito sentido quando paro para pensar nos lidos e em quais se encaixam.
    Sempre acho que todos tem a culpa até que se prove o contrário rs Apesar de já ter visto muito esse livro do Jô Soares, nunca havia parado para ler a sinopse nem nada e vou te contar que não era isso que eu imaginava!
    Já tinha interesse pelo O Chamado do Cuco, ainda mais quando achei um em hard cover (adoro)
    Quero só ver o post de PJO, as polêmicas do livro vs filmes rs

    ;)

    ResponderExcluir
  10. OI Carlos, Realmente não tem como gostar de Romance policial e nao conhecer Sherlock Holmes, mas, antes dele, eu sou fã mega blaster de Hércule Poroit, o detetive bigodudo de Agatha Christie. Gwntw, o Chamado do Cuco nunca me agradou.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos, só de pensar nesse estilo já me vem a Agatha Christie na cabeça, nunca li nada do estilo porque não curto muito, já tentei ler livros da Agatha mas não sai da primeira página. Já me falaram que esse livro do Jô é muito bom. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!