Interpretando a capa #1 - Belo Desastre - Jamie McGuire

Olá folks!

Inaugurando a nova coluna do blog, Interpretando a capa, trará minhas interpretações das capas dos livros que eu ler. Será semelhante ao que eu fazia no fim das resenhas, mas agora com um espaço só para as capas. Afinal muita gente é atraído pelo livro por sua capa não?

Começando hoje com Belo Desastre de Jamie McGuire. Se você quiser ler a resenha clique aqui.



Sinopse:

Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade.
Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa - e deseja - evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade.
Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.

Para ser bem honesta eu não entendi o porque dessa borboleta na capa quando comecei a ler o livro.
Logo no início do livro, quando eles se conhecem, Travis dá a Abby o apelido de Beija-Flor, o que conclui de início é que provavelmente traduziram o apelido dela errado... Dei uma pesquisada (depois que vi o comentário da Ane Caroline, obrigada!!) na internet e em alguns sites eu vi que o apelido da Abby é Butterfly (borboleta) em outros dizia que o apelido dela é Pigeon (pombo???), enfim. Já pedi meu exemplar em inglês, assim que ele chegar vou ler e aí conto para vocês esse mistério... em minha opinião acredito que Butterfly combine bem mais. Pois além de justificar a borboleta na capa, também pode ser pelo fato de às vezes o Travis a chamar de Flor (ou Fly)...


Mas eu interpretei aquela borboleta de outra maneira. Vamos esquecer agora o apelido de Abby. Quando paro pra pensar em uma borboleta a primeira coisa que me vem à cabeça é um animal preso e atrapalhado, pois antes de virar uma borboleta ela é uma lagarta pequena e indefesa que se rasteja pelo chão, cercada de predadores maiores e mais fortes que ela. Entretanto quando ela vira uma borboleta ela fica livre, e pode ir a todo lugar.

Onde quero chegar com isso?

Para mim, na minha interpretação da história, o Travis vê a Abby como a borboleta dele. Que libertou ele, que o fez enxergar um mundo de possibilidades que ele se recusava a mentir, e ironicamente a Abby antes era uma lagarta por viver presa ao seu passado, por não libertar sua verdadeira personalidade e seu jeito de ser e foi o Travis que a ajudou a encarar seus demônios do passado e a enfrentar tudo.

O interessante é que a capa traz ainda a borboleta dentro de um pote como se estivesse presa ou enjaulada, mas se notarmos o pote não tem uma tampa, o que combina perfeitamente com a história, mais uma vez vemos o desenho da capa representando um Travis e uma Abby presos por conta de seus demônios internos, mas que podem ser livres se derem uma oportunidade para a vida, o pote aberto - para mim - representa essa escolha.

Gostei demais do trabalho da capa desse livro, é sensível, é linda, é muitíssimo bem elaborada, não apenas por fazer uma ligação com o apelido de Abby, mas também por descrever perfeitamente bem a história do livro com uma simples imagem.

Eu não sei se mais alguém notou, mas a cor que escolheram para a capa também nos diz algo da história.

Reparem que a cor escurece de dentro para fora. Nas bordas da capa é um cinza, que para mim representa o período obscuro do livro e também a forma como Travis ganha seu dinheiro, pois em todas as cenas na qual ele luta eu tive a sensação de um local escuro, frio e úmido, daquele tipo que olhamos e só sentimos uma certa depressão. Porém conforme as cores da capa vão clareando sinto um toque de esperança e amor. E não é isso que o livro mostra para gente?

Que por mais que nossa vida esteja errada e sem sentido, o amor vence e sempre encontra uma forma de trazer luz para a nossa vida.

Para finalizar, a Editora Verus, acertou até mesmo nas fontes do título. Belo Desastre vem escrito com uma fonte na palavra Belo, mas trabalhada e em itálico na cor preta enquanto o Desastre vem em uma fonte normal e na cor vinho (aquilo é vinho não é? Olha a minha visão daltônica hahaha). Gosto de pensar que o Belo representa a Abby e o Desastre o Travis, lembrou-me A Bela e a Fera, alguns podem estar pensando:
"Ficou louca? A Abby não é nem de longe uma mocinha indefesa."
 Concordo, mas mesmo com as doideras dela, no fundo ela é uma garota inocente que não teve medo da Fera que todos temiam.

E vocês? O que acham da capa? Concordam com a minha interpretação? Tem algo à acrescentar?

Espero que tenham gostado :)
Beijos, e até a próxima!






13 comentários

  1. Super concordo com o seu ponto de vista, eu estava vendo o livro em inglês e não lembro de ter lido Butterfly, e sim uma palavra (que eu esqueci, rs) que na tradução era beija-flor, mas super concordo com o que você falou sobre a Abby no começo ser uma largatixa e tals!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Então eu pesquisei sobre o apelido dela e encontrei dois diferentes! Por fim concluí que o original deveria ser Butterfly... Mas eu comprei o livro em inglês, estou esperando chegar para tirar a dúvida, daí te falo =3
      EM um dos lugares era Pigeon e o outro Butterfly... vai entender o mercado tradutor daqui do Brasil hahaha
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi linda..
    Bom não posso dizer muito , pois não li o livro.
    Por vezes não entendemos mesmo o significado da capa, a maioria das vezes sim na verdade né, mas tem algumas que mesmo de ler a história achamos que não combinou muito.
    Legal você falar disso.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!
      Exatamente, algumas capas precisam de interpretação!!
      Outras combinam perfeitamente com o livro, mas não notamos.
      Adoro fazer essas leituras, fico feliz que tenha gostado =)
      Beijoos

      Excluir
  3. Ahhh
    Ainda não o li o livro, quero muito ler.
    Mas adorei essa coluna nova de falar sobre a interpretação da capa em sua visão. Eu compro vários livros pela capa... nossa... rsrsrs e gostei muito dessa ideia parabéns...

    Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!
      Poxa que bom que gostou =)
      Também compro livros pela capa hahahaha
      Adoro ver as artes gráficas nas capas, quanto mais bem trabalhada mais chama a minha atenção *-*
      Espero que curta os próximos posts =)
      Beijos
      Garota Liber
      http://garotaliber.blogspot.com

      Excluir
  4. Eu também tive essa dúvida e fui pesquisar sobre o livro em inglês para saber como era o apelido e também achei o pessoal dizendo que era "Pigeon", dai eu fiquei pensando que ele chamava ela de Pig quando em português é Flor. Mas se for mesmo Butterfly e ele chamar ela de Fly fica mais engraçadinho quando o Parker chama ela Abs e o Trav de Fly (abdômen e mosca hahaha). Enfim, achei interessante sua interpretação, mas eu vejo a borboleta como Travis e não a Abby.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!
      Pois é, só saberei o verdadeiro apelido dela quando meu exemplar em inglês chegar!! Mas acho que é Pigeon mesmo (o legal é que isso me lembrou Pokémon...).
      Quanto a interpretação da borboleta, eu me referi aos dois como ela... Sendo que cada um é a borboleta do outro, não sei se deu pra entender hahaha
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu vejo que esse livro causa uma certa polêmica porque muitas pessoas não gostaram do Travis...mas quero ler em breve.
    Eu gosto bastante dessa capa...muito bonita.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A autora disse sobre a capa:
    "Alguns têm perguntado sobre o significado da borboleta, já que também é destaque na capa Beautiful Disaster. Equipe de Justin McClure, que desenhou a capa Beautiful Disaster, surgiu com o conceito. Borboleta em um frasco = Beautiful Disaster. A borboleta é simplesmente algo bonito em uma situação desastrosa... "

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu vi isso em um site e achei interessante: A autora já explicou a escolha da imagem. Uma borboleta dentro de um frasco aprisionado. É um desastre. É essa a ideia. Ainda que Belo é um desastre que não se pode reverter. Tem haver com fatalidade, destino.

    ResponderExcluir
  8. Amei... Também tive a mesma interpretação que a sua... O livro é ótimo um dos melhores que já li a capa combinada muito bem com o livro além de ser linda e detalhada nas cores ( principalmente),neste momento estou lendo o segundo livro chamado desastre ambulante onde é apresentado a mesma história narrada por Travis vale a pena dar uma conferida pois mostra o ponto de vista dele em relação a história ( vale lembrar que o primeiro livro é narrado por Abby). Adotei seu blog! Continue com a sua iniciativa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!