Resenha: A Casa de Hades por Rick Riordan

Título: A Casa de Hades
Série: Os Heróis do Olimpo #4
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 478
ISBN: 978-85-8057-421-0
Ano: 2013
Classificação:  Estrelas


Hazel, Frank, Piper, Jason, Leo, Nico e o Treinador Hedge precisam chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar as Portas da Morte para que os monstros parem de voltar ao mundo mortal.
No caminho, uma legião de monstros sob o comando da deusa da Terra, Gaia, tentam impedi-los a qualquer custo. Gaia decidiu o dia que despertará e agora é só uma questão de tempo até que a Mãe Terra desperte e destrua o mundo.
Percy e Annabeth, presos no Tártaro, tentam sobreviver em meio às dificuldades,  sem comida, água ou lugar seguro para descansar, eles avançam nas terras árduas e perigosas do Tártaro para encontrar as Portas da Morte, mesmo que não façam a mínima ideia de como chegar lá e mesmo assim, as Portas estão sendo vigiadas por uma legião de monstros a mando de Gaia, sem contar em todos os inimigos que ambos derrotaram ao longo dos anos.



Enfim, eu li A Casa de Hades, um dos livros que mais esperei esse ano! Embora eu tenha me decepcionado um cadinho com o livro, ainda assim tio Rick fez um excelente trabalho! Mas espere! Não posso começar essa resenha sem mencionar aqui a dedicatória de Rick Riordan para nós, fãs.

Para meus leitores:
Lamento pelo último suspense.
Quer dizer, não, não de verdade. HAHAHAHAHAHA.
Mas, falando sério, adoro vocês, pessoal.
Rick Riordan
O cara de pau ainda teve coragem de dizer que não se arrepende! E notem a risada alá Tártaro dele ali...

Uma das curiosidades que eu era louca para matar, era a situação de Percy e Annabeth no Tártaro. Eu simplesmente não conseguia entender como eles iriam se virar lá! Digo, não é o Mundo Inferior, é o Tártaro!
E nossa, me surpreendi demais com a passagem deles naquele mundo terrível, mas é claro que nem o Tártaro foi capaz de conter o sarcasmo do Percy.

A voz soltou uma gargalhada maligna. Amaldiçoá-los, é claro! Destruí-los mil vezes em nome da Mãe Noite!
"Só mil vezes?" - murmurou Percy - "Ah , ainda bem... achei que estávamos com problemas."
Annabeth. pág. 154

Ele imaginou as Parcas no Olimpo rindo de sua ingenuidade: LOL, seu noob!
Percy. pág. 294


Fiquei arrepiada com várias cenas e várias lutas, sim lutas! Porque é claro que temos ela lá!

Enquanto Percy e Annabeth tentam avançar naquelas terras terrives, os outros semideuses avançam para as terras antigas, rumo à Casa de Hades.

Como eu já imaginava, Leo deu um show como sempre!
Penso no Leo como aquele tipo de personagem que está lá para ser a base do grupo. Ele é corajoso, habilidoso, consegue construir qualquer coisa com sucatas e é super de bem com a vida, mesmo estando quase à beira da morte, ele sempre encontra uma piada para combinar com o momento, por isso ele é um dos meus personagens favoritos!

"Ah... "- Leo deu um sorriso ainda maior. - "Sabe, gosto muito mais da sua versão. Porque se Gaia não resistir a mim, o sr. Fogo, vai ser muito maneiro."
Piper. pág. 264
Outros personagens que antes não conseguiram me conquistar, dessa vez me conquistaram.
Frank, Hazel e Piper arrasaram nesse livro, principalmente o Frank!

Sempre me irritei com o jeito menininho da mamãe de Frank, para um filho de Ares, eu sempre o achei muito molenga e nada prestativo ele, porém, calou a minha boca nesse quarto volume. Finalmente, hein, Frank?

Hazel e Piper também desempenharam um papel muitíssimo importante para a história assim como o Nico, o que me fez refletir que Rick Riordan não é do tipo que cria personagens só parar encher páginas.

Quando conheci o Nico em A Maldição do Titã, terceiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, eu não levava fé no menino, mas ele nos surpreende a cada livro e em A Casa de Hades não é diferente, o baixinho é cool!

Agora, vocês devem estar se peguntando: "Se essa louca gostou tanto do livro, o que a decepcionou e por que ela tirou uma estrela?"

Embora alguns personagens tenham me surpreendido, outro continuou o mesmo bocó: Jason. Esse cara não faz absolutamente nada! Só joga o charme dele de "mamãe sou lindo, beijos" e não dá um gás para a história, estou perdendo a paciência sério com ele. Jason, amigo, está na hora de acordar e ser útil, rapaz!

Outra coisa que também me levou a tirar uma estrela do livro foi o fato de ao longo dessa história eu ter me lembrado bastante de A Batalha do Labirinto, quarto volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, e eu não gostei disso.

Desde o primeiro livro da série de Percy Jackson, venho notando que as séries tem um padrão.
Eles têm uma missão, um prazo para cumpri-la e caso não cumpram o resultado sempre é o fim do mundo. Sou um pouco chata, não gosto de mesmices e os livros do Riordan, dessa série do Percy Jackson e os Olimpianos, infelizmente, seguem esse padrão. Mas, isso não tira o mérito do livro.

A narrativa é maravilhosa, fácil e gostosa de ler em pouco tempo você devora fácil, cem, duzentas páginas.
A mistura de ação, aventura, comédia, drama, romance e suspense é maravilhosa. Tudo muitíssimo bem misturado, sem exageros.

Finalizando, eu não poderia deixar de comentar algo que me emocionou no livro.
O relacionamento de Percy e Annabeth. Para quem os conhece desde os doze anos, vê-los agora crescidos e namorando já é algo a nos emocionar, afinal quem diria que a sabichona iria namorar com o Cabeça de Alga?

Em A Casa de Hades, o relacionamento deles torna-se mais sólido, mais forte e mais maduro para adolescentes de dezessete anos.  As batalhas ao longo da vida deles e todas as provas pelas quais eles passaram tornaram os dois mais adultos, mais seguros de seus sentimentos e mais seguros do relacionamento deles, sem ter aquelas velhas inseguranças e situações de indecisão que encontramos em romances juvenis e isso me deixou muitíssimo satisfeita!

Rick Riordan não disponibiliza de cenas melosas e palavras açucaradas, uma simples frase já diz tudo o que os personagens sentem e é o suficiente para você ver como um é importante para o outro.

A voz dela vacilou na palavra amigo. Percy era muito mais que isso. Nem namorado era o suficiente para descrever a relação deles. Os dois tinham passado por muita coisa juntos. Àquela altura, Percy fazia parte dela, às vezes uma parte irritante, é claro, mas sem dúvida uma parte sem a qual não podia viver.
Annabeth. pág. 249

Estão vendo como o amor é lindo?

Estou bastante ansiosa para o último livro da série Os Heróis do Olimpo que ainda não tem data nem título. Se você ainda não conhece Percy Jackson, não perca tempo e vá conhecer agora!

5 comentários

  1. Hey flor!

    Pelo visto voce ama o Leo tanto quanto eu <3 realmente ele é a base do grupo! Frank já tinha me conquistado, pelo visto me apaixonarei mais ainda por ele nesse livro. Otima resenha, estou louca pra ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Beta!

    Bom você sabe que os livros do tio Rick estão na minha estante, e preciso ler todos pra poder debater contigo, você vive me cobrando isso, e eu vivo postergando a leitura, mas prometo, vou ler os livros! hahaha
    Como sempre sua resenha mostrou bastante do que você sentiu ao ler o livro, acho isso perfeito!


    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li a Casa de Hades (depois de esperar por 2 semanas) kkk e olha, na minha opinião é o livro melhor do tio Rick até agora, ele tem muitas cenas de lutas e emoção, mas também muito humor, apesar do momento difícil que estão passando (Leo e suas piadas <3) kkk.
    Gostei muito da sua resenha sobre o livro *-*.

    Beijos & Queijos

    http://reading-all-the-time.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos livros e fico meio com o pé atrás quando se trata de leitura com deuses mitológicos e não sei dizer o porque. Talvez é porque eu tenha um estilo mais virado para romances. O importante é que sempre é bom dar chance a novos títulos e é isto que eu preciso fazer!

    Beijos,

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Beta,
    Não pude ler a resenha porque quero ler essa série e não posso pegar spoilers. Só li O Ladrão de Raios do tio Rick e foi o suficiente para eu me apaixonar pela escrita maravilhosa dele. Pretendo comprar todos os livros dele, mas antes tenho que terminar de ler PJO. asuhasuuashas
    Beijinhos!

    http://www.livrinhoseeu.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!